Blog do Pessoa: Coincidência: Um dia depois da matéria sobre a saúde em Parnaíba, secretária proíbe entrevistas com funcionários


31 de jan. de 2013

Coincidência: Um dia depois da matéria sobre a saúde em Parnaíba, secretária proíbe entrevistas com funcionários

Não queremos acreditar que o Senhor Prefeito de Parnaíba Florentino Veras Neto permitiu uma medida tão absurda e de caráter ditador, podemos imaginar que essa nota circular proibindo funcionários da secretaria de saúde de darem informações prévias a população, não seja nem mesmo do conhecimento do atual prefeito que se demonstrou até então aberto a opiniões adversas que de fato são construtivas e sobre tudo objetivam o crescimento da cidade.

No dia 24 de Janeiro do corrente ano o Blog do Pessoa apresentou uma matéria mostrando a insatisfação da população do Bairro Piauí e outros conjuntos que necessitam do atendimento médico no posto de saúde localizado em anexo ao colégio CAIC. No dia seguinte (25/01) a secretaria emitiu nota solicitando que todos os integrantes a serviço da pasta não concedam qualquer entrevista ou informação sem autorização. 

Na ocasião foram entrevistados como em qualquer outro lugar do Brasil, os funcionários da secretaria de saúde e populares, a enfermeira chefe daquele modulo e na Prefeitura Municipal de Parnaíba entrevistamos o coordenador de saúde que prontamente esclareceu os fatos. Até o momento não encontramos a Secretária de Saúde Maria do Amparo para sabermos qual o objetivo da medida.

Reveja a matéria:
Imagem: Denílson Freitas/Blog do Pessoa 
Moradores do Bairro Piauí e demais bairros próximos do posto de saúde instalado na Escola Municipal CAIC denunciaram para nossa reportagem o sofrimento que os mesmo passam para conseguirem um simples atendimento médico. Muitos chegam ao posto de saúde do município de madrugada e ficam até três da tarde para receberem uma senha de atendimento. Até ai o sofrimento seria suportável, o que não da para suportar é o fato de passar por tudo isso e na hora de ser atendido saber que o médico não vem.

A enfermeira chefe do posto de saúde identificada por Maria, disse que o médico só faltou na sexta feira (11/01), mas não soube explicar o motivo da falta. “Hoje eu estava ligando para ele e a ligação cortou, mas ele só disse ter um problema e quando eu liguei de novo o celular dele estava fora de área.” Afirmou a enfermeira. Ela se referia ao médio Djalma que atende na rede municipal de saúde.

Na Prefeitura de Parnaíba falamos com o coordenador de saúde Michel Carvalho do Nascimento, segundo Michel, existe uma gerência para fiscalizar os postos e diariamente recolhem estas faltas e informam aos recursos humanos para que seja feito um decréscimo no salário do funcionário faltoso. Quando estas faltas são recorrentes e não tem um aviso prévio informando o motivo, o profissional é chamado para que seja investigado mais a fundo o que esta acontecendo naquela unidade. Explica Michel.

O município informa que dispõe de 37 profissionais médicos sendo que em média a metade é contratada e quando não seguem as normas não são recontratados, os médicos efetivos nestes casos sofrem processos administrativos e podem até perder o emprego caso seja comprovado o abandono. Em casos de urgência de atendimento os pacientes podem procurar a Secretaria de saúde da Prefeitura de Parnaíba para obterem um atendimento preferencial específico. Parnaíba tem por volta de 70% de cobertura na área da saúde os 30% restantes ficam espessos.

Por: Denílson Freitas/Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...