18 de dez. de 2012

O BEMBÉM NAS RUAS DA PHB‏


 
O filósofo Carlos Pontes com um exemplar de O Bembém na Praça da Graça da Parnaíba
Numa manhã radiante de 15 de dezembro de 2012, o jornal O Bembém  foi atração principal nas ruas da Parnaíba. Mais de 10 mil exemplares, entre 59 edições, foram distribuídos na cidade, por ocasião de seus 5 anos de existência.

A parada O Bembém, em prol da cultura, foi de estrondoso sucesso. As pessoas paravam as Bembenzetes e os Bembenzitos  (gente decente responsável pela distribuição) para obterem os jornais, queriam exemplares de todas as edições até então publicadas, e elogiavam (e como elogiavam!). A verdade é que O Bembém deixou de pertencer somente à elite cultural e passou a ser de todos.

O slogan da campanha foi criativo e sonoro: Tome O Bembém, é seu!

A programação teve início no balão do Mirante, seguindo pela avenida São Sebastião, pelo centro, na Praça da Graça, na Praça da Mulher do Pote, na região do Café no Ponto, saltando para a rua Caramuru e findando na avenida Pinheiro Machado, onde ocorreu uma grande mobilização no sinal que vai ao encontro do imenso bairro Piauí, já pela uma hora da tarde, com o sol a pino.

Durante o caminho, personalidades ligadas à cultura vieram abraçar os idealizadores do evento literário, que foram Diego Mendes Sousa e a sua esposaAltair Marinho.
Carlos Pontes, editor da Revista Mambembe, acompanhou animado o percurso de popularização de O Bembém, pelo coração da PHB e ressaltou o brilhantismo de Benjamim Santos, editor chefe do gabaritado jornal.

Jovita Machado, esposa do político e empresário Ary Magalhães (homem de alta cultura e de muitas letras), com um exemplar do jornal em mãos, fez questão de posar com O Bembém para a posteridade.

Sujeitos comuns gritavam pedindo exemplares de O Bembém, numa comoção geral. Foi um momento de consagração de um jornal que cumpre uma história importante na Parnaíba e assina uma das mais belas páginas de nosso jornalismo cultural brasileiro contemporâneo.

O Bembém segue para mais 5, mais 15, mais 25, mais 50 anos… trajetória que se quer longa… longuíssima... atravessando o portal das manhãs sonhadoras.
 
Minuta de Diego Mendes Sousa, texto original de O Bembém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...