11 de dez. de 2012

Ministra quer saber por que obra do Porto saiu de R$ 40 para R$ 400 milhões


A ministra do Planejamento Miriam Belchior informou à bancada federal do Piauí e ao governador Wilson Martins (PSB), durante reunião realizada no início deste mês no próprio ministério, que a liberação de recursos para o Porto de Luís Correia estava condicionada, entre outras coisas, ao entendimento de como uma obra que só precisava de mais R$ 40 milhões para ser concluída agora estava necessitando de R$ 400 milhões. 

Supresa, Miriam Belchior procurou palavras para explicar o que achava um tanto inusitado. “Eu preciso dizer que uma obra sair de R$ 40 milhões para quase R$ 400 milhões é ... entendeu?”, disse em tom de questionamento, deixando para os ouvintes a busca pelos adjetivos convenientes a cada um. “Temos que ver também qual é a lógica que nós temos para este porto”, acrescentou. Dos muitos presentes, com ausência notada do ex-governador e atual senador Wellintgon Dias (PT), ninguém explicou o aumento do valor da obra. 
- Miriam Belchior sobre o pedido do governador para continuar as obras do Porto de Luís Correia: "Temos que ver também qual é a lógica que nós temos para este Porto”.
“A presidenta vai lançar a proposta de portos e nós queremos fazer investimentos, como também investimentos privados. Mas também nós temos que fazer uma hierarquia entre os portos. Por que é evidente que todos os portos precisam melhorar, mas tem uns que precisam melhorar mais do que outros, pelo que eles já têm de cargas no país. Então, além de analisar a proposta em si, nós vamos precisar fazer essa análise na lógica geral que estamos discutindo em relação aos investimentos de portos que a presidenta lançará em um novo modelo”, continuou a ministra. 

Belchior referia-se ao Programa de Investimento em Portos lançado última semana no Palácio do Planalto. O Piauí não foi contemplado com nenhum centavo. A ministra finalizou o assunto sobre o Porto de Luís Correia dizendo que o ministério iria “analisar primeiro se a proposta [valor] é essa mesma, segundo se não é possível estabelecer etapas para a realização desta obra. Enfim, vamos analisar, porque de fato é 1/3 de bilhão de real que vocês estão propondo aqui, um pouco mais, inclusive”.

4 comentários:

  1. E claro ministra. O disparate e grande. A Paraiba que construir um porto de 2 bilhoes de reais para transportar o que e produzido no PIaui. Enquanto isso aqui no Piaui nos nao temos empregos. Ja nao e o suficiente o Pecem e Suape transportarem o que e produzido aqui???

    O Ceara sempre perguntou pra que o Piaui quer porto se nao tem nada o que exportar? NOs temos muito o que exporta e nao e justo beneficiar o nordeste todo com nossa producao e nao sermos beneficiados.

    O porto pode ficar em luis correia, mas o porto e de todo o piaui.

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  2. Brazil's Northeast Emerging as Economic Powerhouse - CBN.com


    The world's money problems are putting some speed bumps in Brazil's growth. But South America's emerging economic superpower's long-term outlook is promising... The Christian Broadcasting Network CBN http://www.cbn.com

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  3. O piaui tambem e parte do Brasil . O PIaui tem mar ministra. O piuai e o unico estado litoraneo sem porto e nao faz sentido ter o projeto de um porto totalmente fora da realidade e das necessidades do piaui de hoje.


    NOssa producao cresceu e vai crescer mais e mais. Podemos atrair mais migrante e temos bastante espaco aqui.

    WELCOME TO PIAUI, BRAZIL!

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  4. Alias, esse porto senhora ministra e do baixo Parnaiba . Se a senhora nao sabe o baixo parnaiba produz frutas, arroz, soja e pode produzir mais. Alem disso senhora ministra a ZPE de parnaiba esta apenas 150 km das fazenda de soja. Poderiamos beneficiar essa soja aqui mesmo ao inves de so mandar ela in natura para o exterior. A senhora ministra a senhora precisa conhecer o baixo parnaiba que e constituido de municipios piauienses e maranhenses.

    Precisamos do porto aqui ministra pq nao e justo Brasil fazer novos porto em estados que ja tem portos enquanto o nosso nunco foi concluido. O projeto de porto do piaui e ultrapassado e foi reprovado e por isso que teve que ser refeito .

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