Promotor de Justiça - Dr. Fernando Soares |
Sobre o assunto a Câmara já se manifestou e devolveu para o Juiz Carlos Eugênio que por sua vez encaminhou para que, o Ministério Publico através de seu representante Dr. Fernando Soares se manifeste.
Resta aguardar o parecer do Promotor e seu encaminhamento de volta para o magistrado, que em seguida dará seu veredito à respeito.
Como se vê, ninguém é tão poderoso ou poderosa, que esteja acima da Lei, e é bom atentar, nos últimos meses a população está cada vez ciente de que ainda existe JUÍZES neste país. Independente do resultado, valeu a pena a ação.
Entenda o Caso:
Impetrado Mandado de Segurança contra a Câmara Municipal
Na manhã desta Sexta Feira 23/11 os vereadores eleitos Carlson Pessoa (PSB), Bernardo Rocha (PSC) e Fernando Gomes (PCdoB) da atual legislatura, em companhia do Advogado Daniel Nogueira deram entrada na ação de Mandado de Segurança que serve para resguardar direito líquido e certo.
O pedido de liminar impetrado pelo Vereador eleito Carlson Pessoa e Fernando Gomes, solicita o veto da Lei Orgânica do Município aprovada no ultimo dia 20/11. Esta lei altera artigos da composição das comissões permanentes e da mesa diretora da Câmara Municipal “Estamos entrando com uma ação contra o ato da Vereadora Francisca das Chagas Castelo Branco Neta, Presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, no intuito de reverter à decisão tomada por alguns vereadores que votaram a favor da nova lei orgânica da casa, já que nosso entendimento essa lei fere a moralidade pública por que inclusive cria o cargo de segundo e terceiro tesoureiro". Afirma entre outras o Advogado Daniel Nogueira.
Para muitos a mudança na lei, altera o mandato dos vereadores que ainda irão assumir em 2013. Sendo também taxada como um "golpe", a lei privilegia os vereadores da bancada do governo municipal que foram reeleitos para mandato de mais quatro anos, pois com a atual composição fica inviável a criação de uma segunda chapa de oposição. Para os vereadores eleitos Carlson Pessoa (PSB) e Bernardo Rocha (PSC), além dos demais prejudicados, esta lei deveria ter sido votada democraticamente a partir de janeiro de 2013 com os novos vereadores em atividade.
“A Vereadora Neta Presidente da Câmara, disse na sessão que homologou a proposta de emenda que todos terão direto de participar, ninguém é menino para entender dessa forma, se todos tem o direito de participar por que não deixaram para votar essa lei com a participação de todos 17 vereadores em 2013”. Questionou Carlson Pessoa.
Veja vídeo com entrevista a TV Delta de Parnaíba:
Veja também copia de parte do mandado de segurança:
Edição Blog do Pessoa
Me parece que na atual gestão da CMP não foi possível a criação de duas chapas. 11 vereadores (com uma mesa diretora composta por 06 vereadores) não foi suficiente para duas chapas, correto?
ResponderExcluirMe parece que na atual gestão da CMP não foi possível a criação de duas chapas. 11 vereadores (com uma mesa diretora composta por 06 vereadores) não foi suficiente para duas chapas, correto?
ResponderExcluir