Blog do Pessoa: Imprensa da capital repercute denuncia feita no Blog do Pessoa


31 de dez. de 2012

Imprensa da capital repercute denuncia feita no Blog do Pessoa


DENÚNCIA: SAMU fica sem combustível em cidade do Piauí

POPULAÇÃO RECLAMA QUE FOI ABANDONADA PELA PREFEITURA; Saúde do povo está em jogo

Durante o projeto "Redação na expansão", realizando entre os meses de julho e setembro, o 180grausvisitou os municípios piauienses, dentre eles um, onde pelo visto, a situação não mudo de lá pra cá...
Trata-se da cidade de Cocal da Estação (268 Km ao Norte de Teresina), onde o prefeito Fernando Sales (PSB) é denunciado por moradores do município por estar com os serviços essenciais da prefeitura parados.
A prova desse abandono aconteceu na manhã da sexta feira (28/12) na porta do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba, onde a única viatura do SAMU em funcionamento precário entre as três que o município possui, ficou sem funcionar por falta de combustível. “Como ainda tinha um pouco de diesel e a família da vitima insistiu muito, nós ariscamos viajar e ficamos no prego logo que chagamos aqui no hospital, algumas pessoas ajudaram a empurrar a ambulância para a rampa de acesso, isso é uma vergonha, iremos registrar um boletim de ocorrência para não sermos responsabilizados pelo abandono da prefeitura que ainda por cima esta com nossos salários atrasados, para se ter uma ideia, não temos lençol no hospital, faltam médicos há muito tempo e também faltam medicamentos”. Revelou em anonimato.
CAOS NA SAÚDE DO MUNICÍPIO
A ambulância do Governo Federal que servi ao município de Cocal da Estação veio a Parnaíba trazendo um paciente vitima de acidente de moto, segundo os funcionários do SAMU de Cocal, a ordem é para que todo paciente abasteça a viatura se quiser ser socorrido.
A Secretaria de Saúde de Parnaíba doou 35 litros de diesel a ambulância da cidade vizinha que estar sem placa enquanto as outras duas viaturas estão paradas em uma oficina mecânica.

Combustível doado sendo colocado na ambulância parada no hospital de Cocal (Foto: blog do Pessoa)
A Secretária de Saúde Maria do Socorro Viera não se pronunciou sobre a questão, nem sobre as indagações feitas pelo prefeito eleito Rubens Vieira.
O atual prefeito de Cocal da Estação, Fernado Sales, perdeu o ultimo pleito eleitoral no município que sofre com o abandono, o prefeito eleito, Rubens de Sousa Vieira terá que se esforçar para normalizar a situação caótica da cidade.

Ambulância do SAMU parada em Cocal, à espera de combustível (Foto: blog do Pessoa)
NOVO PREFEITO TERÁ TRABALHO
Ainda candidato, o prefeito Rubens Vieira (PSDB) já havia comentado como 180graus, que a cidade de Cocal passa por um momento difícil em termos administrativos, uma vez que, tanto financeiramente, quanto em outras áreas, "a situação é calamitosa", com ele afirmou em agosto deste ano de 2012.
Agora eleito, ele denunciou, neste mês de dezembro, um rombo de R$ 22 milhões nas contas do município, reclamando que a cidade continua parada, como na época da visita feita pelo 180graus, quando ele já alertava sobre os problemas, especialmente na área da Saúde, como por exemplo atraso de salários dos médicos, problema esse que ficou crônico, culminando em falta de gasolina para as ambulâncias do SAMU, além do hospital ser apelidado de rodoviária, como ele mesmo ironizou, na entrevista de agosto, uma vez que a população chega e é orientada a ir para outro local.
Em novembro, Rubens também chegou a comentar na TV sobre a dificuldade com a transição no município, chegando a revelar irregularidades na área da Educação, uma vez que dos 200 dias letivos exigidos por lei, apenas 60 dias haviam acontecido até novembro, colocando em risco o ano letivo dos seis mil e duzentos alunos.
Foi por esses motivos que  o prefeito eleito acionou o TCE (Tribunal de Contas do Estado) a fim de realizar uma auditoria na prefeitura.

Prefeito eleito de Cocal, Rubens Vieira, durante o projeto "Redação na expansão" do 180graus

Vista aérea da cidade de Cocal (Foto: google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...