Com apoio cultural das Faculdades INTA(Sobral-Ce), FID (Parnaíba-Pi) e FAEPI(Teresina-Pi) e com edição e publicação da Editora Gráfica e Universitária Sobralense-EGUS, o professor Dr. Iweltman Mendes, da UFPI, fará uma série de palestras nos dias 13, na abertura do II Encontro de História da Faculdade Internacional do Delta (INTA-Parnaíba), e 14 de novembro próximo, nos auditórios da Universidade Federal do Piauí (UFPI-Parnaíba) e no Encontro de Produção Científica da Faculdade Piauiense (FAP-Parnaíba), e lançará seu mais novo trabalho “História da Educação Piauiense”.
O livro é um estudo sobre a manutenção e o
financiamento da educação piauiense nos períodos históricos: Colônia
(1711–1822), Império (1822–1889) e República, tendo como espaço de análise a
Capitania/Província/Estado do Piauí, em um corte cronológico que se estende de
1711(chegada dos jesuítas à Capitania) aos dias atuais.
A investigação de como se deu o processo de manutenção e financiamento da
educação colonial, imperial e na República no Piauí, numa região, que por
séculos constituiu-se na capitania, província e posteriormente em um dos
estados mais pobres da Federação Brasileira.
Pesquisa de relevância significativa,
visto que, as abordagens feitas em obras sobre a história da educação no
Brasil, assumem contornos nacionais, onde contribuições para a reconstrução
dessa história, oriundas de regiões periféricas dos grandes centros de
decisões, como o Piauí, não figuram nesses trabalhos. Neste livro o Prof.
Iweltman realizou uma pesquisa histórica, tendo como referências e recursos
primordiais às fontes primárias, especificamente, Atos e Provisões Régias, Leis
Provinciais, Decretos Imperiais, Leis e Regulamentos do primeiro período
republicano e Anais das constituintes
de 1823, 1891, 1934, 1946, 1967 e 1988. Outras fontes levantadas e
interpretadas foram fonteshemerográficas, literárias e fotográficas, num
esforço da melhor caracterização da realidade de cada período histórico
pesquisado, para compreensão de todo o processo educacional desenvolvido no
Piauí. Uma obra de fôlego que com certeza se tornará uma referência na
historiografia da educação piauiense.
Edição Blog do Pessoa
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