12 de out. de 2012

Eletrobras avalia vender distribuidoras federalizadas do Piauí e mais cinco estados


A Eletrobras passou a estudar a possibilidade de vender as seis distribuidoras de energia federalizadas que hoje fazem parte da holding estatal, diante do novo cenário para o setor elétrico criado pela renovação das concessões, disseram à Reuters duas fontes que acompanham o tema, uma do governo e outra próxima da empresa.
Imagem: Denílson Freitas/Blog do Pessoa
As distribuidoras --que atuam no Piauí, Rondônia, Acre, Amazonas, Alagoas e Roraima-- acumulam prejuízos seguidamente e, de acordo com a própria Eletrobras, só devem ser rentáveis a partir de 2014.

A fonte do governo, que falou sob condição de anonimato, disse que a presidente Dilma Rousseff deu, há tempos, aval para que a Eletrobras se desfaça de sua participação nessas empresas.

A questão, disse essa fonte, é que a Eletrobras vinha relutando em se desfazer das distribuidoras. "Mas agora, com as dificuldades no caixa por causa das concessões, vai faltar dinheiro para colocar nessas empresas."

A Eletrobras terá receita e geração de caixa menores com geração e transmissão de energia, que são os motores do grupo e os segmentos mais afetados pela renovação das concessões, o que aumentará o peso dos fracos resultados das distribuidoras no balanço da holding.

O grande problema das empresas federalizadas, segundo essa mesma fonte, é a gestão. Além de serem muito vulneráveis a influências políticas --inclusive estaduais--, elas teriam problemas na operação técnica.

Uma possibilidade que já foi discutida dentro do governo e com a estatal seria a de a Eletrobras vender apenas parte das distribuidoras, tornando-se sócia minoritária e tentando atrair, por exemplo, fundos de pensão para injetar capital e um operador privado do setor elétrico para cuidar da operação.

Procurada, a assessoria de imprensa da Eletrobras negou que exista orientação do governo no sentido de vender as distribuidoras, mas disse que a empresa está avaliando todos os seus negócios, de acordo com o novo cenário, buscando redução de custos e aumento de receita.
Fonte: Reuters

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