Pecuária: pequenos criadores terão mais assistência (Foto:Paulo Barros) |
Cursos e unidades demonstrativas vão beneficiar 23 municípios dentre eles Parnaíba, Cocal e Luis Correia na região norte do litoral piauiense.
O projeto de transferência de tecnologia para produção pecuária intensiva, desenvolvido pela Embrapa Meio-Norte, vai atender 23 municípios do Piauí, com o treinamento de pequenos produtores e técnicos extensionistas. Eles receberão orientações sobre bovinocultura leiteira intensiva e ovinocultura de corte.
Com orçamento no valor de R$ 7,9 mil, o projeto pretende consolidar sistemas de produções sustentáveis, mantendo o equilíbrio sobre o desempenho econômico, social e ambiental. De início, serão capacitados 30 técnicos em manejo de rebanho, sanidade e irrigação e manejo intensivo de pastagens.
Técnicos e produtores participarão também de cursos sobre manejo de rebanho leiteiro, manejo intensivo de pastagens, sanidade de rebanho leiteiro e elaboração de projetos e irrigação de pastagens. O projeto prevê ainda um encontro nordestino de produção intensiva de leite, a ser realizado em Teresina, em fevereiro de 2013.
Inicialmente serão beneficiados com essas ações produtores e técnicos dos municípios de São João do Piauí, Teresina, Parnaíba, São Pedro, São Miguel do Tapuio, Luís Correia, São José do Divino, Miguel Alves, José de Freitas, Itainópolis, Cocal, João Costa, Aroazes, Inhuma e Pedro II.
A Embrapa Meio-Norte vai instalar ainda dez unidades demonstrativas de produção intensiva de ovinos de corte e promover treinamentos nos municípios de São João do Piauí, João Costa, Lagoa do Barro, Coronel José Dias, Capitão Gervásio Oliveira, São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio, São Francisco de Assis, Nova Santa Rita e Campo Alegre do Fidalgo.
Francisco Leal para o Jornal da Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.