11 de ago. de 2012

Vítimas de Algodões I tentam embargar construção de barragem

As vítimas do acidente na Barragem de Algodões I, ocorrido em 2009, irão tentar embargar judicialmente a construção da Barragem Nova Algodões até que as indenizações sejam efetivamente pagas. A informação é da AVABA (Associação das Vítimas da Barragem de Algodões).



O presidente da AVABA, Corsino Medeiros, nesta sexta-feira (10) foi aberta licitação pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI) no valor de R$ 105 milhões para a construção da nova barragem. A obra teria sido autorizada pelo coordenador de Departamento de Obras Contra a Seca (DNOCS), José Carvalho.
O argumento da associação, é o de que as vítimas deverão ser indenizadas e os donos das terras que serão utilizadas para a construção, também deverão ter seu pagamento ressarcido.

A obra foi autorizada no dia 10 de julho deste ano e de acordo com Corsino Medeiros, não houve qualquer comunicação com os atingidos que ainda moram no local da nova obra. Para isso, ele exige que haja uma nova audiência para que se tenha o consentimento da população e que só assim a obra sirva de fato para o povo. 

Tragédia
A barragem de Algodões, a 250 quilômetros de Teresina, se rompeu na tarde do dia 27 de maio de 2009. Pelo menos nove pessoas morreram. A tragédia ainda deixou pelo menos dois mil desabrigados e 80 feridos.


As águas arrastaram casas, postes e árvores. Inundaram 50 quilômetros da cidade de Cocal da Estação e chegaram a 20 metros de altura. Pelo menos 500 casas foram destruídas. Toda a água represada pela barragem - 52 milhões de litros - escoou sobre a cidade, varrendo o vale ao lado do rio e deixando rastro de lama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...