A gerente de transferência de renda da Secretaria Estadual de Assistência Social, Claudina Lima, alerta para o uso eleitoreiro do Bolsa Família neste período de campanha. Claudina afirma que, nos municípios, os conselhos de assistência social e os cidadãos devem ficar atentos, fiscalizar e denunciar casos suspeitos.
Mais de 400 mil famílias recebem o benefício no Estado. Isso faz com que circulem R$ 53 milhões todos os meses na economia piauiense.
O Bolsa Família é um programa do governo federal de distribuição de renda. A verba é gerenciada pelas secretarias municipais de assistência e a Sasc orienta que os municípios instalem conselhos para fiscalizar a aplicação.
"Nossa responsabilidade é acompanhar e fiscalizar. Fazemos sempre apelo nas capacitações porque a partir do momento que o município adere ao Bolsa Família ele deve criar a instância de controle, o conselho municpal de assistência social. O gestor do município pode criar essa instância. Orientamos a criarem essa instância de controle porque o Bolsa Família é uma gestão compartilhada", disse.
As denúncias podem ser feitas ao Ministério Público Estadual ou diretamente nas ouvidorias da Caixa Econômica Federal, através do telefone 0800 725 7474, e do Ministério do Desenvolvimento Social, no número 0800 280 4004.
Leilane Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.