7 de ago. de 2012

Ministra do Meio Ambiente recebe bancada piauiense nesta quarta-feira


A bancada piauiense no Congresso Nacional realizou reunião ordinária nesta terça-feira para discutir, entre outros assuntos, a pauta da audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira nesta quarta-feira, dia 08. O coordenador da bancada, Senador João Vicente Claudino (PTB-PI), informou que algumas das principais preocupações dos parlamentares piauienses é a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, a discussão sobre a Mata Atlântica do Piauí, o parecer do Ministério sobre as hidrelétricas, o Plano Arqueológico do IPHAN para a cidade de São Raimundo Nonato e o Programa Água Para Todos.
A defesa da existência de vegetação da mata Atlântica no Piauí vem sendo feita por ambientalistas, cientistas e técnicos para a preservação do bioma no Estado, porém, não é reconhecida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente nem pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) defende que este é um dos pontos importantes a serem tratados. “É muito bom um estado ter mata atlântica porque isso significa que chove muito  e que temos terras férteis. Mas você ter todos os impedimentos da mata atlântica e não tê-la reconhecida é que não está certo”, opina.
Além disso, outra discussão importante a ser tratada é sobre a possibilidade de que as hidrelétricas sejam leiloadas pelo Ministério das Minas e Energia.  “As exigências para minimizar os impactos sociais e ambientais apresentados foram colocados de uma forma tão subjetiva que terminou ficando muito caro. Isso terminou inviabilizando o negócio”, apontou Wellington Dias (PT).
Segundo o senador petista, outro problema é a suspensão do Programa Luz Para Todos em São Raimundo Nonato. “Porque o IPHAN está querendo empurrar para a Eletrobras um Plano de Arqueologia e proibiu a realização do programa na cidade. E o programa Água para Todos também está suspenso, porque para equipar os poços precisa de energia”, declarou.
Já senador João Vicente Claudino destacou ainda uma das emendas da bancada piauiense aprovada pelo Congresso Nacional no substitutivo ao projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013: a que trata da duplicação da BR-343, na saída Sul de Teresina em direção à cidade de Demerval Lobão. A obra é uma solicitação antiga e para ser executada deverão ser destinados cerca de R$ 100 milhões.
Participaram da reunião desta terça-feira o coordenador da bancada, Senador João Vicente Claudino, o Senador Wellington Dias e os deputados federais Marcelo Castro (PMDB), Júlio César (PSD), Jesus Rodrigues (PT), Assis Carvalho (PT) e Hugo Napoleão (PSD).
A audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, deve contar ainda com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Dalton Macambira, e está agendada para acontecer esta quarta-feira, dia 08, às 15 horas, na sede do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...