"Hoje vou falar de motivos de orgulho não só pra mim mas para todos os conterrâneos piauienses e com certeza para todos os brasileiros que Tiveram a oportunidade de conhecer um pouco dos quatro assuntos que me trazem hoje a essa tribuna.
O aniversário da Parnaiba
O aniversário de Teresina
O projeto de lei de nossa autoria que beneficia os idosos piauienses e o centenário de vida de Machado Melo homenageado pelo povo de Batalha .
PARNAIBA- nome conhecido em tupi-guarani como rio de Aguas barrentas
Reconhecida a condição de cidade desde 14 de agosto de 1844, completa hoje 168 anos de emancipação política.
Dizem que familia e naturalidade aceitamos e amamos mas não escolhemos.
Felizmente a vida nos Ensina a adotar amigos amados como familia e cidade que nos acolhe com amor e respeito como nossa.
Por isso me Sinto parnaibana, ate porque todos Sabem a admiração e amor que Tenho pelas pessoas daquela região.
O grupo politico que me orgulho de pertencer faz parte, ou melhor, faz a própria história econômica, política e social da Parnaíba ..
Desde Simplício Dias, Antônio José de Moraes Souza até os dias atuais com Antônio José Moraes Souza Filho e no futuro bem próximo, novamente, com a continuidade do trabalho do ex-senador e ex-governador Mão Santa, iniciado como prefeito da PARNAÍBA,intensificado como GOVERNADOR, e não tenham dúvida da importância de seus fortes discursos na tribuna do Senado o fazendo conhecido em todo o Brasil.
PARNAÍBA de nossa senhora da graça, foi símbolo de economia forte para todo o nordeste na década de 40, exportando óleo comestível e sabonete, ou seja, produto manufaturados, agregados valor da mão de obra piauiense.
Antônio José de Moraes Souza,,, não se preocupem,,, não vou citar todos os benefícios que esse homem trouxe para o Piauí e levou para Parnaíba e demais municípios piauienses, pois ocuparia todo o precioso tempo dos excelentíssimos senhores deputados e deputadas, mas não poderia deixar de ressaltar alguns como:
A sede do sistema indústria, a primeira do Brasil, sediada fora da capital, foi ele que levou para Parnaiba para fortalecer aquele município no cenário econômico brasileiro.
Com essa ação, levou educação de qualidade e profissional, criou empregos, incentivou a iniciativa privada a incrementar a economia da região norte do Piauí.
Antônio José Moraes Sousa com sua primordial interferência, como deputado federal, para que o Instituto Federal seja hoje uma realidade na cidade da Parnaíba ; sempre pensando na Educacão e na profissionalização do nosso povo do Piauí.
Tenho certeza que hoje, quando o ex-prefeito de Parnaiba e atual vice-governador do estado, Antônio José de Moraes Souza Filho luta pela consolidação da energia eólica, da estrutura de turismo, da implantação da zona de processamento de exportação, ele se sente dando continuidade ao trabalho do pai, Antônio José de Moraes Souza.
Rogo a Deus que possamos honrar e continuar o trabalho desse homem.
Homenagear Parnaiba pelo seu aniversário é fazer acontecer o desenvolvimento da cidade.
Parabéns Parnaiba, digo sempre as palavras são necessárias, mas as ações são fundamentais.
Estando representado legitimamente a população da PARNAIBA e de todo o Piauí na casa Legislativa, precisamos concretizar nossos sentimentos com ações concretas em beneficio da Comunidade piauiense.
Um exemplo disso é o projeto que estamos apresentando hoje,Senhor presidente, que torna obrigatória a prioridade de andamento dos processos movidos para beneficiar idosos.
Os processos e procedimentos administrativos, no âmbito da administração direta ou indireta que tenham como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos, terão prioridade de tramitação.
O interessado na obtenção deste benefício, juntando prova da sua idade, deverá requerê-lo, de forma verbal ou escrita, à autoridade administrativa a que se encontra vinculado o processo.
Concedida a prioridade, essa não cessará com a morte do beneficiário, estendendo-se em favor do cônjuge, companheiro ou companheira, com união estável, maior de sessenta anos.
Os processos e procedimentos administrativos, de que tratam esta Lei, deverão ser identificados através de etiqueta adesiva ou carimbo com destaque para a expressão “TRAMITAÇÃO PREFERENCIAL IDOSO”.
A tramitação preferencial em processos nada mais é do que a redução do tempo de espera de requerimentos feitos por estes a órgãos públicos, por quem em determinadas situações padece de estado em que a demora em respostas a solicitações requeridas causam transtornos e em alguns casos, podem vir a falecer sem ver a resposta ao que fora pleiteado.
Agradeço a todos os colegas deputados e deputadas pela aprovação do projeto e peço sensibilidade do governo para que os idosos de hoje usufruam dessa nossa iniciativa.
Não poderia deixa de parabenizar todos os conterrâneos de Teresina, que graças ao Conselheiro Saraiva é capital de nosso estado, pelo aniversario da cidade verde nessa quinta-feira.
Viver, trabalhar e ,sobretudo, educar meus filhos aqui é um privilegio, isso aumenta ainda mais nossa gratidão pelo voto de confiança recebido pelo eleitorado piauiense que faz nos sentirmos filha de todos os municípios de nosso Estado.
Parabéns teresinenses e parnaibanos que nos assistem pela TV Assembléia.
Quero finalizara agradecendo ao povo do município de Batalha pelas homenagens que serão prestadas ao meu tio avo, precursor da carreira politica de nossa família, pelo centenário de vida que faria no próximo dia dezessete.
Antonio Machado Melo ,irmão de Clovis Melo meu avo,nasceu em Batalha em 17 de agosto de 1912, filho de Messias de Andrade Melo e Ana de Castro Machado. Iniciou muito jovem nas atividades sociais, econômicas e políticas de sua terra natal. Foi Político, Comerciante, Agropecuarista, Juiz de Paz, Prefeito de Batalha por cinco mandatos, Deputado Estadual por dois mandatos, conviveu com Petrônio Portela , Dirceu Arcoverde, Lucídio Portela, Hugo Napoleão do Rêgo Neto, Milton Brandão, Humberto Reis da Silveira e Wilson Brandão."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.