4 de ago. de 2012

Cidade do Piauí fica sem candidatos a prefeito

O município de Júlio Borges  não tem mais candidatos a prefeito. A Justiça Eleitoral indeferiu os pedidos de candidaturas dos dois únicos candidatos à Prefeitura de Júlio Borges, Raimundo Ribeiro de Carvalho, o Professor Raimundo (PDT), e Manoel Ferreira Camelo, o Professor Manoel (PSB), além das candidaturas de seus vice-prefeito, respectivamente Eduardo Henrique de Castro Rocha (PDT), da Coligação A Vitória é do Povo, e Clisóstenes Marques Ribeiro (DEM), da Coligação O Progresso Continua.
Os dados foram fornecidos no sábado pelo TSE (Tribunal Superior de Justiça).
Segundo o TSE, no Piauí 380 candidatos estão inaptos para disputar cargos eletivos nas eleições municipais deste ano. Os juízes eleitores indeferiram pedidos de candidaturas de 259 candidatos a vereador, prefeito, vice-prefeito e prefeito.
Os candidatos inaptos representam 3,63% do total, mas o percentual pode ser maior porque, um dia antes do final do prazo para os juízes julgarem os pedidos de registro, 2.219 candidatos a prefeito, vice-prefeito e a vereador estão esperando julgamento. O prazo final para o julgamento é este domingo, dia 5 de agosto.
Até a tarde de sábado, já tinham sido apreciados e considerados após a disputar cargos eletivos nas eleições municipais deste ano o total de 7.763 candidatos, 74,9% dos inscritos pelos partidos.
Já renunciaram de suas candidaturas um total de 117 candidatos e um candidato a vice-prefeito morreu após ter inscrito sua candidatura na Justiça Eleitoral.
Dos candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas, 26 são candidatos a prefeito.
A juíza eleitoral de Cocal, Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, indeferiu a candidatura de Rubens de Sousa Vieira, da coligação formada pelo PDT/PT/PMDB/PPS/PSDB/PSD, de oposição, para a Prefeitura Municipal.
Rubens de Sousa Vieira vai recorrer da decisão.
Justiça Eleitoral de Esperantina indeferiu a candidatura à reeleição do prefeito do município, Chico Antônio (PT).
O juiz da 41ª Zona Eleitoral de Esperantina e do Morro do Chapéu do Piauí, Marcus Klinger de Madeira Vasconcelos, indeferiu os registros de candidaturas de Chico Antônio e da sua candidata a vice-prefeita, professora Soraya Maria de Sampaio Medeiros de Aguiar (PSB), da Coligação “Juntos de novo pela força do povo”.
O juiz Marcus Klinger de Madeira Vasconcelos impugnou ainda os registros de candidaturas de oito candidatos a vereador de Esperantina e Morro do Chapéu do Piauí.
De Esperantina foram indeferidos os registros dos candidatos a vereador da Coligação “Esperantina segue mudando” - Edimilson Silva Araújo, José Ribamar de Sousa e Maria José Albuquerque Costa; da Coligação “Esperantina tem jeito” -Francisca Maria Sousa; do Partido Republicano Brasileiro -Raimundo Cavalcante Amorim; Francisco de Sousa Oliveira; Francisco de Assis Sena dos Santos.
No município de Morro do Chapéu do Piauí foi ineferido o registro da candidatura do candidato a verreador da Coligação “Frente Popular de Combate ao Nepotismo” -Francisco de Assis Carvalho.
Segundo Marcus Klinger, os candidatos que tiveram os seus registros de candidaturas indeferidos poderão apresentar recursos no prazo de três dias a teor do Art. 52, § 1º da resolução TSE Nº 23.373/2011.
Klinger diz, em sua sentença, que o processo gerador da inelegibilidade de Chico Antônio e de Soraya Medeiros é uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE, processo de Nº 11-18.2008.6.18.0041 – TRE-PI, que foi julgado procedente pelo orgão colegiado do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí.
No entanto, na sua decisão final o magistrado declarou a inelegibilidade tanto de Chico Antônio, bem como também da sua vice, Soraya Medeiros e da chapa completa, com base no Art. 14, § 9º da Constituição Federal, c/c Art. 1º, I, J, da LC 64/90.
A Justiça Eleitoral indeferiu os candidatos a prefeito Gilson Rodrigues Lopes (PTN), em José de Freitas; Luís Carlos dos Santos (PSOL), de Luís Correia, e também seu vice, Marcelo Ribeiro dos Santos, do PSOL; Joeldison Alves Rodrigues (PTB), de Landri Sales; Genivaldo Santos Irineu (PMDB), e seu vice-Adailton Vieira (PMDB), de São Francisco de Assis do Piau; José Lincoln Sobral Matos (PTB),ex-prefeito, e seu vice- Miguel Vieira Neto, de São Miguel do Tapuio.
Os candidatos ainda podem recorrer do indeferimento de suas candidaturas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao TSE.

CONFIRA A LISTA DE CANDIDATOS INDEFERIDOS ABAIXO:
Município Partido Nr Nome
BOM PRINCÍPIO DO PIAUÍ PTB 14111 VICENTE DE PAULO PORTELA RODRIGUES
CAJUEIRO DA PRAIA PSDB 45555 JOAQUIM LUCIANO DE BRITO
CAJUEIRO DA PRAIA PHS 31567 FRANCISCO HAIRTON MARQUES
CAJUEIRO DA PRAIA PRB 10666 RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS JUNIOR
COCAL PP 11133 MARIA DE JESUS SANTOS VERAS
COCAL PP 11110 MARIA ROSEANE DOS SANTOS BARRETO
COCAL PP 11777 ALZENIRA FRANCISCA DE SOUSA
COCAL PTB 14111 MARIA LUCIA DE ARAUJO
COCAL DOS ALVES PT 13001 JERONIMO ALVES VIEIRA
LUIS CORREIA PP 11333 FRANCISCO SOARES DOS SANTOS
LUIS CORREIA PTB 14444 PEDRO NETO FONTENELE BRITO
LUIS CORREIA PSOL 50 LUIZ CARLOS SOUZA SIPAÚBA
LUIS CORREIA PSOL 50 MARCELO RIBEIRO DOS SANTOS
LUIS CORREIA PTC 36890 IEDA SOUZA SANTOS
LUIS CORREIA PTC 36777 JOSÉ PAULO CARDOSO SOARES
PARNAÍBA PRTB 28888 FRANCISCO DAS CHAGAS DOS SANTOS
PIRACURUCA PP 11222 JOSÉ CARLOS DE ARAÚJO
PIRACURUCA PC do B 65999 MARIA ALICE MAGALHÃES DA PÁSCOA DAMASCENO
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE CANDIDATOS RENUNCIADOS:
Município Partido Nr Nome Cargo
CAJUEIRO DA PRAIA PHS 31313 CICERO ROMÃO DOS SANTOS LOPES Vereador
CARAÚBAS DO PIAUÍ PMDB 15000 ANTONIO FIRME MARQUES DOS SANTOS Vereador
LUIS CORREIA PSOL 50123 OSVALDO EVANDRO PEREIRA DOURADO Vereador
PARNAÍBA PTC 36789 FRANCISCO DAS CHAGAS SOUZA SANTOS Vereador
PARNAÍBA PT 13777 JOSÉ ABEL DA COSTA Vereador
PARNAÍBA PSL 17331 BENEDITO GOMES DE OLIVEIRA Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...