11 de ago. de 2012

Artigo: ‘Jornalistas. Os guardiões da sociedade brasileira?’

Guardião significa Protetor, Conservador: guardião das tradições. O Jornalismo exercido por boa parte dos Jornalistas são os verdadeiros responsáveis, por muitos episódios em que resulta a punição dos chamados inalcançáveis; os ditos que se julgam acima de tudo e de todos em uma Sociedade que teima em não respeitar sua maioria constituída de trabalhadores simples e que vivem quase no limite da vida!

Jornalismo é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados fatuais e divulgação de informações. Também define-se Jornalismo como prática de coletar, redigir, editar e publicar informações sobre eventos em geral. Jornalismo é uma atividade de Comunicação, especialmente pública. A descrição acima é facilmente encontrada na internet. Entretanto, ao se aprofundar um tanto mais no tema, é possível verificar que o termo adquiriu abrangência extrema ao longo do tempo.

O Jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português e de técnicas de redação são fundamentais no exercício da profissão. 

¹ No intuito de reconhecer e valorizar os Jornalistas de nosso Estado, a CCom – Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado do Piauí lança edital do Prêmio Piauí de Reportagem 2012 e nesta edição serão distribuídos R$ 26 mil em prêmios nas categorias impresso, rádio, TV, internet, fotografia e trabalho de humor. Reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação que possibilitam a promoção de aspectos relacionados ao contexto histórico, cultural e econômico do Piauí é o grande intuito do Prêmio Piauí de Reportagem lançado, terça-feira, 10 de julho de 2012, pelo coordenador de Comunicação Social do Piauí, Fenelon Rocha.

² O presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Olímpio Leite de Castro, esteve presente na solenidade e destacou a importância de iniciativas como essa. “Esta é uma ótima oportunidade de retomar a produção de grandes reportagens jornalísticas em nosso Estado. Como o Fenelon ressaltou, este concurso é um ótimo meio de mostrarmos as potencialidades e belezas do Piauí e o grande potencial dos nossos profissionais”, disse. 

JORNALISTAS. OS GUARDIÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA? Para muitos que vivem e se acham acima da lei, NÃO. Alguns chegam a taxar os jornalistas de verdadeiros vasculhadores e bisbilhoteiros da vida alheia. Para quem não tem nada a temer e vive dentro dos parâmetros da lei, SIM; pois os Jornalistas apenas vivenciam e se espelham na seguinte frase de Alberto Dines: “A sociedade é maior do que o mercado. O leitor não é consumidor, mas cidadão. Jornalismo é serviço público, não espetáculo”. Jornalismo é ter coragem de noticiar, escrever; proteger a Sociedade.

Parabéns aos Jornalistas pela Vitória no Senado. O plenário do Senado aprovou em segundo turno, terça-feira (07.08), a proposta de emenda constitucional 33/2009.

¹&² Jéssica Santos em http://www.piaui.pi.gov.br/noticias/index/categoria/5/id/5085

*Josenildo Nascimento Melo é CATÓLICO, ex-aluno do Colégio Diocesano. Bacharel em Serviço Social pelo ICF – Instituto Camillo Filho. Servidor Público. Estudante de DIREITO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...