21 de jun. de 2012

Paulo Betti desembarca no Piauí para escolher local pro filme Mandu Latino


O ator Paulo Betti desembarca em Teresina neste final de semana para escolher as locações para o filme sobre a história de Mandu Latino, índio piauiense que liderou revolta contra os fazendeiros e colonos no século 18.

A informação foi confirmada pelo conselheiro Anfrisio Lobão (do TCE), que é autor do livro que conta a saga do índio que se revoltou contra o massacre aos indígenas nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Paulo Betti foi presenteado com o livro quando esteve no Piauí para fazer gravações da novela Sete Pecados, em 2007. Após tomar conhecimento da história de Mandu Latino, o ator se encantou com a revolta liderada pelo índio e resolveu transformá-la em um longa.

O ator já concluiu o roteiro e escolhe locações para os filmes em Campo Maior. No Piauí, Paulo Betti visitará o Parque de Sete Cidades e o Delta de Parnaíba.

Quem foi Mandu Latino

Nasceu em São Miguel do Tapuio (hoje Altos), era um índio Arani e ficou órfão de pai e mãe aos 12 anos de idade. Foi educado pelos padres da Ordem dos Capuchinhos.

Sem esconder o ódio aos brancos que haviam exterminado a sua família e seu povo, seu sentimento se tornaria ainda maior quando presencia os mestres que o educavam queimarem os ídolos, vestimentas e outros objetos de adoração de seu povo.

Mandu Ladino foge do aldeiamento e uniu-se a vários indígenas cariris. No meio do caminho foi aprisionado e vendido como escravo para um criador de gado que com o passar do tempo conquista a sua confiança trabalhando muito tempo como escravo-vaqueiro. 

Como condutor de boiadas, conhece várias tribos da região, até que em uma de suas viagens de rotina, no ano de 1712, se revolta ao presenciar uma índia sendo brutalmente morta por soldados portugueses. Inconformado com essa cena, ele consegue reunir vários índios, retornando ao local, exterminando toda a guarnição militar. A partir daí inicia-se sua fase de liderança indígena.Foi um dos homens mais forte da região. 

Fonte:  Wikipédia

9 comentários:

  1. Muito bonita e rica a história. Essas batalhas talvez foram muito mais do que se conta. Minha avó sempre falava que vem de uma tribo indígena, da região do Bacuri, Maranhão. Isso me faz viajar no tempo e ficar imaginando como era a vida dos meus antepassados, naquele tempo. Parece mágico, mas ao mesmo tempo um período sofrido.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez o Piauí sendo destaque, mais o que falta mostrar em novelas, seres e etc. É o litoral piauiense e outras belezas intocaveis.

    ResponderExcluir
  3. Q O LATINO TA FAZENDO AQUI? TD JUNTO E MISTURADO??

    ResponderExcluir
  4. O personagem sera Mandu Ladino normal, Latino é o titulo do filme quer dizer da America Latina ne meu povo, por favor.

    ResponderExcluir
  5. Mexe a cabeça e dança Kuduro! kkkkkkkkkk
    esse blog me mata de rir!

    ResponderExcluir
  6. O nome disso é dislexia: trocar o D pelo T...tem tratamento !

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...