I. ADUFPI promove Assembleia Geral no dia 04 de Maio
A ADUFPI realizará Assembleia Geral da categoria no dia 04/05(sexta- feira), às 8h30min, no auditório da ADUFPI, com os seguintes pontos de pauta:
1– Reunião do Setor das Ifes: avaliação e encaminhamentos (Discussão da paralisação geral a partir de 17 de maio);
2– Discussão sobre o andamento do processo para escolha do novo reitor da UFPI;
3– Informes.
Já estão marcadas as assembleias das regionais da ADUFPI:
Floriano: 08/05/12, às 10h, no Auditório do CAF.
Bom Jesus: 14/05/12.
Parnaíba e Picos estão agendando.
AGENDA:
1º maio: Atos do dia do Trabalhador;
O dia do Trabalhador, comemorado em 1º de Maio, já passou por várias fases e hoje é visto como um dia para reforçar a pauta da classe trabalhadora.
A data remete ao ano de 1886, na industrializada Chicago (EUA), quando milhares de trabalhadores saíram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas a redução da jornada de 13 para oito horas diárias. Os dias que se seguiram foram de protestos e conflitos entre manifestantes e policiais, que resultou na morte de 12 manifestantes e dezenas de pessoas feridas.
Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, oficializou a data, que seria comemorado a partir de então no 1º de maio de cada ano.
No Brasil, o 1º de maio foi celebrado pela primeira vez em 1895, na cidade de Santos.
No dia internacional dos trabalhadores, manifestantes de todo o país vão se mobilizar contra a ganância financeira, levantando bandeiras como menos juros, mais desenvolvimento, empregos e salários. Em Teresina a programação local para o 1º de maio será:
A partir das 8h: Concentração, ao lado do Karnak.
8h40min: Ato de abertura.
9h: Carreata
12h: Acampamento SINTE, ao lado do Karnak.
16h: Caminhada ( TV Clube), na Av. Cajuina.
Calendário Geral de Atividades
2 a 11 de maio: rodada nacional de assembleias gerais;
12 de maio: reunião do setor das IFES, em Brasília;
14 e 15 de maio: rodada nacional de assembleias gerais;
17 de maio: deflagração da greve nacional dos docentes das IFES.
II. Ato Público na Praça da Liberdade marca paralisação dos docentes da UFPI
Um ato público na praça da liberdade no centro de Teresina marcou a paralisação de 24 horas dos professores da UFPI dia 25. Em conjunto com as demais categorias do serviço público federal. Na ADUFPI ocorreu a parada cultural á noite.
Com faixas, cartazes e carro-som, os servidores federais distribuíram panfletos a população explicando os motivos da paralisação.
Além dos professores da UFPI, o ato público contou com a presença dos trabalhadores do IFPI, do Dnocs, Incra, da Funasa e do INSS,Justiça Federal entre outros órgãos federais.
Esta foi a segunda vez neste mês que os professores da UFPI paralisaram suas atividades, em um alerta ao governo Dilma para uma possível greve da categoria a partir do dia 17 de maio.
A mobilização da categoria é uma forma de forçar o governo a cumprir o acordo assinado com o ANDES-SN em agosto de 2011, sobre a reestruturar a carreira docente e atender a pauta de reivindicações unificada dos servidores públicos federais.
A insatisfação dos docentes das Ifes com o governo aumentou a partir do descumprimento do acordo salarial, que previa o reajuste de 4% no salário-base, a incorporação das Gratificações Específica do Magistério Superior (Gemas) e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) ao vencimento básico, e a reestruturação da carreira até 31 de março de 2012.
III. Salário de professor no Brasil fica em 18º em lista de 28 países
Na sociedade do conhecimento, o professor universitário é mal pago. Pior: em muitos casos, é visto não como um membro da elite intelectual, mas como mais um trabalhador qualificado. Essa é uma das conclusões de um estudo comparativo de 28 países publicado este mês pelo Center for International Higher Education do Boston College. Ele mostra que o Canadá é o país que melhor paga seus docentes (média de US$ 7,1 mil). O Brasil ficou numa posição de intermediária para baixa, 18.º lugar, com média de US$ 3,1 mil (veja abaixo).
O estudo usou na maior parte dos casos dados de universidades públicas. Os valores em dólares foram calculados com base no poder de compra de uma cesta de bens e serviços.
“O Brasil se saiu relativamente bem: ficou abaixo dos países desenvolvidos, mas com destaque no âmbito regional”, diz o colombiano Ivan Pacheco, assistente de pesquisa do Boston College. “Tivemos surpresas positivas, como a Índia, onde o governo fez um esforço grande para melhorar salários. E negativas, como a Armênia: os salários estão baixos nos países da antiga União Soviética.”
Outra conclusão do estudo é a de que, com exceção dos países anglo-saxões, benefícios indiretos são tão importantes quanto salários. Os bônus vão desde incentivos dados pela Índia a quem faz vasectomia à remuneração por produtividade, usada em larga escala na China. “A tendência em muitos países é de aumento do gap entre professores superstars e os que não conseguem nem ter uma vida decente de classe média.”
IV. Eleições para a nova diretoria do ANDES-SN acontecem nos dias 8 e 9 de maio
As eleições para a nova diretoria do ANDES-SN estão marcadas para os dias 8 e 9 de maio por voto secreto, universal e direto. Poderão votar os filiados ao ANDES-SN até o dia 8 de fevereiro e em dia com as contribuições sindicais.
A chapa 01, denominada ANDES – Trabalho Docente e Compromisso Social. É a única concorrente e terá, em sua composição, o professor Daniel Oliveira Franco filiado à ADUFPI-SSind candidato na Regional nordeste I.
V. Cineclube Olho Mágico: Os Incompreendidos
Data: 08 de maio de 2012
Horário: 18:30min
Diretor: François Truffaut
França, 1959
Sinopse: Ninguém entende Antoine Doinel (Jean- Pierre Léaud). Em casa, ele é repreendido pelos pais. Na escola, causa problemas aos professores. A delinqüência torna-se uma alternativa para o garoto. “Os Incompreendidos” simbolizou a desobediência às regras pregada pelo diretor francês François Truffaut (1932-1984) e seus amigos críticos do cinema. Este drama autobiográfico, feito nas ruas e longe das técnicas de estúdio, trouxe uma lufada de poesia para o cinema. Ao captar a energia rebelde da vida, o f ilme inaugurou a onda de modernidade da Nouvelle Vague.
Fonte: Coleção Folha- Cine Europeu, nº15, 2011.
Caro docente, acesse o site da ADUFPI (www.adufpi.org.br) para ficar sempre informado, pois constantemente estamos atualizando. Para ler os Boletins Eletrônicos anteriores clique aqui.
Teresina, 30 de Abril de 2012.
A Diretoria.
|
Concordo com a greve, mas os únicos prejudicados são os alunos... Educação no Brasil: sinônimo de vergonha!!!
ResponderExcluir