Presidente da FIEPI - Vice governado Zé Filho |
As organizações brasileiras estão cada vez mais atentas à saúde das pessoas que atuam no mercado de trabalho. A relação entre o trabalhador e sua atividade profissional deve conter aspectos como a prevenção de acidentes e de doenças. Além disso, a promoção da saúde e da qualidade de vida também deve ser trabalhada nesse ambiente. Em 2012, o Serviço Social da Indústria (SESI/PI) pretende vacinar cerca de 8 mil trabalhadores do setor contra a gripe (vírusinfluenza).
Essa ação de imunização faz parte do programa SESI Indústria Saudável, lançada em outubro de 2008 no Piauí. Trata-se de um projeto direcionado aos trabalhadores do segmento industrial, que auxilia as empresas a estimular os seus colaboradores a cuidar da saúde e melhorar seu estilo de vida.
As atividades do programa consistem em prestar serviços médicos, odontológicos, palestras de esclarecimento. De acordo com informações do setor de saúde do SESI os profissionais da entidade, quando solicitados pelas empresas, realizam um diagnóstico dos trabalhadores. Há a medição da altura, peso, circunferência abdominal e do Índice de Massa Corporal (IMC). Também é aferida a pressão arterial e realizada uma avaliação odontológica.
Após a coleta das informações é emitido um relatório com o perfil dos profissionais acompanhados. “Quando as empresas recebem o relatório, elas passam a ter noção da situação dos seus colaboradores. Então, as organizações solicitam o atendimento de saúde mais adequado às suas necessidades”, relata a enfermeira do SESI/PI, Mônica Galvão.
Para o presidente da Federação das Indústrias e vice-governador, Zé Filho, é importante atrelar as atividades profissionais à qualidade de vida. “O Sistema Indústria enxerga as ações voltadas para a promoção da saúde como um investimento. Dessa forma, as empresas locais ganham funcionários saudáveis e preocupados com a qualidade de vida”, afirma.
Por Andréia Sousa -
Edição Blog do Pessoa
Edição Blog do Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.