O Clube Parnaibano de Xadrez Dr.
Raul Furtado Bacellar em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez, vêm
auxiliando as escolas parnaibanas na implantação e coordenação de projetos de
xadrez escolar. Parnaíba hoje conta com um acentuado de instituições de ensino
que estão adotando a inclusão do xadrez dentro de sua grade de atividades.
A Federação Piauiense de Xadrez
vem cadastrando escolas e regularizando os profissionais que desempenham
atividades do ensino do xadrez, vejamos as instituições que têm feito
iniciativas da inclusão do xadrez ou supervisão das atividades já oferecidas,
através do Clube Parnaibano de Xadrez e Federação Piauiense de Xadrez; Colégio Cristo, Colégio Cobrão, Colégio
Visão, Cooperativa Educacional Monteiro Lobato, Fast Language Center, Microlins
Educação e Profissão.
O número de instituições de
ensino que implantam o ensino e prática do xadrez tem crescido bastante nos
últimos anos, isso se deve por diversos fatores, o maior deles é que estudos
científicos comprovam que a prática do xadrez contribui de forma acentuada no
desenvolvimento do raciocínio do ser humano e numerosos outros benefícios
educacionais. O Ministério da Educação já recomenda a inclusão do xadrez dentro
da grade curricular das escolas e ao que tudo indica até 2013 já estará
sancionada como projeto de lei federal. Vejamos algumas implicações educativas
que a prática do xadrez proporciona ao aluno;
Características do Xadrez e suas implicações educativas. (Silva, 2002)
Características
da prática do xadrez.
|
Implicações
nos aspectos educacionais e de formação do caráter da criança
|
Ficar
concentrado e imóvel na cadeira.
|
O
desenvolvimento do autocontrole psicofísico
|
Fornecer
um número de movimentos num determinado limite de tempo
|
Avaliação
da estrutura do problema e a distribuição do tempo disponível.
|
Movimentar
peças após exaustiva análise de lances.
|
Desenvolvimento
da capacidade de
pensar
com abrangência e profundidade.
|
Após
encontrar um lance procurar outro melhor.
|
Tenacidade
e empenho no progresso
contínuo.
|
Partindo
de uma posição a princípio igual, direcionar para uma conclusão brilhante (combinação).
|
Criatividade e imaginação.
|
O resultado indica quem tinha o melhor plano.
|
Respeito à opinião do interlocutor.
|
Dentre
as várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
|
Estímulo
à tomada de decisões com autonomia.
|
Um
movimento deve ser conseqüência lógica do anterior e deve apresentar o
seguinte.
|
Exercício
do pensamento lógico,
autoconsistência
e fluidez de raciocínio.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.