Pescadores ilegais estão sob investigação do Ministério da Pesca por se apresentarem como trabalhadores da piscicultura aos sindicatos e associações de pescadores. Em Parnaíba a prática persiste ano após ano e vem causando indignação entre as pessoas que têm na atividade a única fonte de renda da família. A prática acontece porque durante a Piracema (período de desova dos peixes), entre 15 de novembro a 16 de março, os pescadores profissionais recebem auxílio do governo federal para não pescarem nos rios, ao todo são quatro parcelas no valor de um salário mínimo (R$ 622).
Somente no Piauí foram cancelados 1.791 registros, sendo 919 por receber algum benefício previdenciário, 62 por estarem registrados com óbitos e 810 por possuírem algum vínculo empregatício, mas esses números já cresceram e agora passam de 2000 registros cancelados. O Piauí tem hoje 35.345 pescadores registrados no Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA). De acordo com o Ministério no Piauí, esses cancelamentos foram resultado de um trabalho conjunto dos Ministérios da Pesca, do Trabalho e da Previdência, e que no Piauí, a fiscalização é feita em parceria com o Ministério Público Federal, Ministério do Trabalho, Ministério da Previdência e Polícia Federal.
Com a Carteira de Pescador, o trabalhador tem vários direitos como: seguro especial, seguro acidente, empréstimo a juros menores, aposentadoria pagando apenas R$ 35,00 por ano. A piracema compreende entre 15 de novembro a 16 de março, Nesta época é proibida a pesca na bacia hidrográ-fica do Parnaíba. Para receber o benefício de um salário mínimo o Sindicato dos Pescadores age em parceria com o SINE (Sindicato Nacional do Emprego). O pescador artesanal também pode procurar o núcleo do Sine mais próximo da sua colônia munido dos documentos pessoais, atestado de filiação à colônia de pescadores e registro do INSS como segurado especial.
Por Denilson Freitas/Blog do Pessoa
Sindicato pode tudo. Mas se a roubalheira maior parte de Brasilia, como as otoridades podem exigir honestidade de alguem.
ResponderExcluirMuitos pescadores sobrevivem disso, pois eles merecem, mas também existem uma classe de gente se aproveitando dessa oportunidade,e refirindo-se em gente que não tem nada haver com pesca, e querem receber beneficio, cada uma em, pois cabe mesmo a uma boa investigação nisso tudo!!!
ResponderExcluirja que o ministerio publico não atua >>> ROBERT RIOS NESSE COVARDES QUE USAM ESTE SUBTERFUGIO PARA RECEBER O SEGURO ILEGALMENTE TEM E QUE DEVOLVER PARA A UNIÃO O QUE JA RECEBERAM::
ResponderExcluirroubo tem em brasilia e ninguem investiga ,deixem o povo receber pelo menos essa micharia pois no congresso o roubo é de milhoes
ResponderExcluirA EMPREGADA DA MINHA CASA JUNTO COM SUAS IRMÃS RECEBEM E NEM NADAR SABEM NUNCA CHEGARAM PERTO DE UM RIO, NEM MESMO UMA LAGOINHA.. PESCADORES KKK
ResponderExcluirAnônimo disse...
ResponderExcluir"A EMPREGADA DA MINHA CASA JUNTO COM SUAS IRMÃS RECEBEM E NEM NADAR SABEM NUNCA CHEGARAM PERTO DE UM RIO...".
Eu digo...
PELA PUREZA DO PORTUGUÊS, DÁ PRA SE TER UMA IDÉIA DE QUANTO A COITADA GANHA. RSRSRS...
AIAIAI...