9 de mar. de 2012

Para os amigos, tudo...para os inimigos, os rigores da lei


 

Não leio blogs e nem portais, muito embora minha profissão às vezes me leve a isso. Porém não sou desinformado e nem alheio ao que acontece na “blogosfera” e na grande teia. Talvez por isso, e só por isso, que mesmo não lendo blogs e/ou portais sempre estamos, de um jeito ou de outro, sendo bombardeados com as mais diversas e estapafúrdias informações, verídicas ou não, úteis ou não. Depende de quem as lê e passa adiante. Todo dia, toda hora, todo segundo aparece a fofoca da vez, a personagem do momento atrás dos seus quinze minutos de fama preconizado por Andy Warhol. A “notícia da hora” com pretensão de virar “polêmica” propalada nos quatro cantos da cidade (passando obviamente pela “rádio praça da Graça”) é a já velha e desgastada manchete em letras garrafais: Tv Delta pode fechar a qualquer momento! Só falta agora anunciar nos carros e bicicletas de som pelo centro da cidade. A mim parece a casa dos big brothers ocupada pelos cara-pintadas em uma epifania pré-impeachment...
Li por estes dias um “blogueiro” dizer que acreditava “(...)com veemência no fechamento da TV DELTA(...)”, como se fosse ele um paladino da justiça. Um Batman contemplando Gotham City imersa na injustiça. Tal personagem desfigura-se e assemelha-se mais a Dom Quixote vendo dragões em moinhos de vento, ou como diria meu querido pai “Chico Preto”; procurando chifre em cabeça de cobra!
Estes falsos moralistas que pregam e apregoam o fechamento da tv, deviam primeiro, pular para o lado na tentativa de se livrarem do cuspe, pois quem para cima cospe, corre o risco de cuspir a si mesmo. É a lei da gravidade: tudo que sobe, desce...Mas prefiro mesmo o adágio “cuspir no prato que comeu”, pois se aplica com perfeição ao momento “blogosférico” (os tais quinze minutos de fama...). A maioria dessa gente também esteve do lado de cá dos muros da tv e dela se apropriaram para tentar confundir a opinião pública. Pior: tentaram e conseguiram por um tempo, monopolizar os meios de comunicação em Parnaíba. Basta recordar os tempos áureos das “rádios comunitárias”, que eram inundadas todos os dias pelos famosos “releases”. Tudo e todos à serviço da “comunicação oficial”, inclusive as duas e únicas emissoras de tv da cidade. A TV Delta é do governo do Estado e nada mais normal e lícito que se divulgue as ações do governo, ou no jargão da publicidade, que cuide da “imagem” da administração estadual. O que soa esquisito é uma autoridade municipal falar mal do governo em um programa exibido na tv do governo. É como jogar um sapato no presidente dos EUA...pode até ser uma manifestação de liberdade, mas dá cadeia!
Quando a TV Delta era usada por aqueles que hoje pedem “justiça e os rigores da lei”, ninguém falava em pirataria ou irregularidade e nem se moviam ações nas promotorias públicas desse imenso estado. A população não tinha voz, não tinha opinião. Hoje as pessoas perderam o medo ou talvez tenham se cansado de esperar por soluções que nunca virão. Coisas simples; o alagamento de uma rua, um posto de saúde que funcione a contento, uma bomba d’água que bombeie a água da chuva, um buraco que engole até caminhão...enfim, coisas simples!
Como diretor do programa Flagrante, tenho acompanhado o drama de centenas de pessoas que não tinham a quem recorrer e hoje têm na TV Delta uma ponta de esperança...finalmente puderam ser ouvidos. Talvez seja isso que tanto incomoda àqueles que não se preocupam com os buracos, com as chuvas, com os alagamentos...A TV Delta é uma tv PÚBLICA e como tv pública, uma de suas obrigações é a prestação de serviço à população. Tv pública e local! Então, deixe que a população se manifeste e quem for podre, que se quebre!

Por Pedro Airton P. da Silva (Pedrinho Guitar)
Diretor e produtor do FLAGRANTE
Editor da TV Delta
Músico, publicitário, poeta, escritor e jornalista diletante

9 comentários:

  1. belas palavras meu caro!! mas a última frase vc foi infelis em digitar! vc sabe que a expressão "quem for pobre que se quebre" denota pouco compromisso com as pessoas de pouco poder aquisitivo.muito embora não seja esse o foco do texto narrado! mas é o que está enfatizando!! obrigado!!

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs... como diria o velho ditado, CADA MACACO NO SEU GALHO, e vc escolheu o galho mais forte né caro pedrinho Guitar então você tem que defender mesmo o seu galho porque é dele que sai o seu ganha pão.

    ResponderExcluir
  3. Para o anônimo 9 de março de 2012 08:10
    No texto está escrito podre e não pobre

    ResponderExcluir
  4. Ele disse "quem for PODRE que se quebre" e não "pobre". Você leu errado...

    ResponderExcluir
  5. verdade!! desculpe! li errado!! nesse caso concordo com a narração!! abraço!

    ResponderExcluir
  6. FECHAR A TV DELTA NUNCA, QUEM FIZER ISSO VAI FICAR ANTIPATIZADO PELA POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. ESSE PEDRO GUITAR É O CARA MESMO. PARABÉNS PELO TEXTO, TÁ SHOW.AQUI TEM QUE PARÁ DE SER A TERRA DO JA TEVE, TEM QUE SER A TERRA DO CONTINUA TENDO. UM ABRAÇO MEU CARO.

    ResponderExcluir
  8. Quem te viu quem te ver...
    Nietzsche já dizia: "Resistir é inútil, você será assimilado."

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...