6 de mar. de 2012

MEU AMIGO MÁRIO BOI

Mês de férias!!! Uma época de alegria e diversão... Mas, divertido mesmo é falar de uma pessoa muito especial como a que vou citar nas próximas linhas. Trata-se de um ícone de nossa sociedade, uma pessoa bastante alegre, ingênua e simples! Com uma simplicidade pouco encontrada em pessoas de nosso convívio. Possui vocabulário vasto e um astral sempre em altíssimo grau, amado por adultos e, principalmente, pelos pequeninos. Seu carisma é uma coisa sem explicação! Me refiro a um homem de estatura média, cútis escura, meio cambota, ficando muito longe a comparação com um galã de televisão, mas com um fã clube que se estende do norte ao sul de nosso estado. Falo do cidadão Mário Pereira de Sousa. Ainda não sabe? Então, vou facilitar... Me reporto ao tão famoso “Mário Boi”... Ah, agora tenho certeza que, se você não o conhece, já ouviu falar dele. Começou sua vida futebolista como goleiro do time do Parnahyba Esporte Clube, onde por muitos anos defendeu as cores azulinas, mas infelizmente nunca foi campeão como jogador, sua maior conquista foi um vice-campeonato. Já um pouco cansado do futebol, foi nomeado pelo então governador do estado o Dr. Alberto Silva, ilustre parnaibano, na função de policial civil, mas foi um desastre, pois em todas as prisões efetuadas pelo Mário, os infratores olhavam para ele e diziam:
- Seu Mário, eu sou inocente e o senhor me conhece, sou filho de fulano de tal, meu pai já jogou futebol com o senhor. - daí o policial ficava de mãos atadas e acabava liberando o preso ali mesmo e sempre com um bom humor, dizia para o seu parceiro:
- Pai, solta, solta, solta... Aí não tem mais jeito, conheço toda sua família...
Essa experiência não foi das melhores, seu forte mesmo são as suas massagens, onde afirma fazer verdadeiros milagres.
Tive meus primeiros contatos com essa figura, ainda criança, já que o mesmo era colega de meu pai e, de vez em quando, éramos agraciados com uma visita sua em nossa humilde casa. Meu pai sempre tecia vários comentários a seu respeito e que, por sinal, eram sempre muito bons. Lembro-me que eles sorriam muito, a cada gesto ou palavras suas uma alegria invadia o ambiente! Passaram-se os tempos e a sua figura ficava mais clara e próxima de minha pessoa, pois gostava de ver os jogos do Tubarão do Litoral e o mais interessante nessa história é que o público lotava o campo, não pelo time ou as estrelas que vinham da capital e de outros estados e sim, para ver o massagista do excrete azulino. No momento, ele fazia o maior sucesso nos jogos. A cada falta mais dura e um corpo estendido no chão, não era o juiz que chamava o massagista mas a torcida com gritos e um coro que contagiava  todo o estádio do Verdinho. E quando ele entrava no campo... Que maravilha!!! A cena podia ser comparada com um carro sem freio mas feito de elástico. Ele partia do banco de reservas do time com uma sacola da “drible”, contendo gelo, ataduras e óleos de massagem. Partia numa velocidade tremenda em direção ao jogador machucado sendo que, ao chegar perto do jogador, sempre tem a presença do árbitro, pois então, era aí a graça do atendimento... Ele dava mais uma esticada em direção ao juiz e parecia que ele não iria parar então, como por encanto, ele começava a brecar e a fazer caracol em direção ao grupo que ali se encontrava. Muitas vezes, quando os juízes não conheciam ainda o folclórico Mário Boi, chegavam até a cair ou tomavam um grande susto pela maneira de seu atendimento. Pronto!!! Nesse momento, a torcida subia nas nuvens de felicidade, pois era muito engraçado... E num desses atendimentos aconteceu o inesperado, ele partiu em direção ao centro do campo para fazer mais um de seus atendimentos, como sempre em alta velocidade, quando de repente algo deu errado, ele tropeçou, acho que em suas próprias pernas e levou um grande tombo, seu material de trabalho fugiu de suas mãos voando em direção oposta a sua, várias cambalhotas foram surgindo, uma atrás da outras, e o ponto final foi exatamente onde o jogador machucado se encontrava. A  atenção foi inteiramente voltada para o massagista, sendo retirado de campo pelos maqueiros escalados para aquela partida. Essa foi uma das cenas mais engraçada presenciada pelos torcedores freqüentadores do citado estádio nos jogos do time local. A cena teve exibição até em rede nacional, num quadro do programa do apresentador global Fausto Silva, denominado: as pegadinhas do domingão. Foi a sua consagração...  Uma festa!!! Acho que, dessa época, ficou marcada sua imagem em nossos corações.  Não faz muito tempo que realmente me inteirei do que é o homem Mário, para os mais íntimos o “médico”, pois é assim que ele gosta de ser chamado: o médico Mário Boi. É uma figura sem igual! Voltei a encontrá-lo, muito longe daquela criança ao lado do pai, hoje convivo lado a lado com ele e tive o prazer de por diversas vezes jogar com ele, isso mesmo, ainda joguei algumas partidas contra o grande goleiro. E o mais gostoso sempre fica para o final, pois depois de toda partida de futebol tem aquela boa e velha resenha, onde todos querem dizer alguma coisa. Nesse meio tempo, Mário boi sai de fininho com sua mochila, vai ao vestiário e ao retornar, vem todo transformado, roupa de garotão, tênis e um perfume que de longe se espalha pelo ambiente. Sempre acompanhado de seu copo de alumínio, pois ele não usa copo a não ser o dele e cheio de superstições, não come todo tipo de comida e não toma remédios orientados pelos seus amigos “médicos”, ele mesmo faz seu diagnóstico e se “cura”. Sempre relata que não precisa ser consultado por ninguém. Temeroso a Deus, não abandona suas fitinhas de Nossa Senhora ou São Francisco. Realmente é uma figura! Daí começam as brincadeiras, e seu nome é tema para diversas histórias, como por exemplo, em uma dessas partidas disputadas por ele na capital do estado, foi eleito o melhor jogador da partida, e ganhou um prêmio ofertado pelo patrocinador de uma determinada emissora de rádio, onde o repórter se dirigiu até o gramado e o indagou:
- Mário Boi, você foi eleito o melhor jogador da partida, o que o grande atleta tem a dizer?
- Apenas agradecer e fico muito feliz por isso, e o que eu vou ganhar?
- Meu amigo você, por ter sido eleito o melhor jogador por nossa equipe de jornalistas, ganhou um “motor-rádio.”
­- Que bom!
- O que você vai fazer com esse “motor-rádio”?
- É simples, o rádio eu vou dar para minha mãe, e o motor eu vou usar para eu ir aos treinos do Parnahyba.
O mais incrível é que “motor-rádio”, era um lançamento de um rádio portátil, que na época fazia o maior sucesso. Em outra oportunidade, mais uma das suas, foi candidato a vereador em nossa cidade, após a apuração dos votos ele ficou a se perguntar:
- Como não consegui ser eleito? Já que todos os meus amigos votaram em mim?  Me enganaram? Mas, pelo menos, vou perguntar a minha mãe porque ela não votou em mim...
E chegando em casa a indagou e sua mãe o respondeu:
- Votei sim, meu filho, escrevi na chapa: “Meu filho”.
- Ah, mamãe, pois eu acho que fui roubado, pois nem o meu voto apareceu e eu votei em mim mesmo, lá na minha chapa eu escrevi: “Eu”.
Meus amigos, esse é o meu, o nosso eterno e amado Mário Pereira, ou como queiram, o Médico. Ainda com uma saúde de ferro e muita vitalidade. Residente na travessa James Clark, no bairro São Benedito. Ele e sua esposa Mazé estão esperando sua visita. Ou então, quando ouvir por aí um grito bem conhecido de todos os seus amigos “tchê, tchê”, tenha certeza que é o médico Mário Boi.   


Por Marivaldo Lima/Blog do Pessoa                                     

10 comentários:

  1. QUE BOBEIRA COLOCAR UM TEXTO DESSE TAMANHO , QUEM VAI LER?

    ResponderExcluir
  2. o mario boi é um ladrao! é só o q tenho pra dizer

    ResponderExcluir
  3. Muito bem, parabnes ao nosso querido e folclorico Mario Boi

    ResponderExcluir
  4. LAMENTO POR NÃO TER CONQUISTADO UM TÍTULO DE CAMPEÃO, MAS MÁRIO BOI SÓ EXISTE NA MINHA QUERIDA PHB, QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE Ó GRANDE FIGURA.

    ResponderExcluir
  5. marivaldo agora é escritor? nao sabia! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. E UMA DAS LENDAS VIVAS NO FUTEBOL DO PIAUI AINDA VIVA ESPERO QUE AS PESSOA DIRIGENTES, TRAGA O MESMO PARA O CONVÍVIO DO FUTEBOL POIS O MESMO CONTRIBUI MUITO COM O PARNAIBA SEM DIZER QUE E UMA PESSOA PARA SER LEMBRADO ENQUANTO ESTÁ VIVO O VELHO BOI. DEUS TE ABENÇOE AMIGO PARABÉNS PELA A JUSTA HOMENAGEM.

    ResponderExcluir
  7. REALMENTE CRESCI OUVINDO AS HISTORIAS ENGRAÇADAS DO MEDICO MARIO BOI. ELE É MUITO LEGAL. LEMBREI AGORA DO FOGUINHO OUTRO ILUSTRE DE NOSSA CIDADE. QUERO UMA REPORTAGEM DELE TAMBÉM!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria muito de ver um dia um diálogo entre Mário Boi, Ten Bogea e Tererê!!!!!!!!!!!!!!iria ser bemm legal..

    ResponderExcluir
  9. Belíssima homenagem ao atleta, folclórico e massagista Mario Boi. Muitas estórias engraçadas giram em torno de seu nome, dignas de um livro.

    ResponderExcluir
  10. Porque a câmara dos vereadores não dá um título a ele?

    Ta dado a dica!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...