6 de mar. de 2012

LEITOR: Katesufista sobre publicação no BP


Oi Carlson, bom dia!

Meu nome é Diogo Bethonico (diogobethonico@me.com) e sou o kitesurfista de Minas. Obrigado por transformar meu comentário em um novo post. Infelizmente só ví hoje, então minha contribuição está chegando atrasada. Tenho grande interesse no funcionamento desse aeroporto. 

Alguns colegas leitores defendem a ativação comercial do aeroporto como sendo um progresso óbvio. Eu pergunto: De que adianta mais uma tentativa frustrada? A cada vez que um voo comercial tenta se firmar e NÃO TEM ÊXITO, aumenta-se a sensação de desconfiança e insegurança por parte das companhias aéreas, empresários do turismo e população. Parnaíba não pode TENTAR firmar um voo comercial. Ela precisa CONSEGUIR.

Todos já entenderam a dificuldade para alcançar tal objetivo. Nenhuma companhia aérea virá para Parnaíba para ter prejuízo. O Governo pode até subsidiar parte da operação, mas já discutímos que isso também precisa ter limites.

Faço agora a pergunta cuja resposta procuro há meses na internet: QUAIS SÃO OS INDICADORES DA DEMANDA? Uma companhia aérea tem critérios próprios para avaliar se uma rota será rentável ou não. Que critérios são esses? Do que eles precisam para se instalarem em Parnaíba? Já sabemos que eles precisam garantir 55 assentos para que o voo seja viável. Mas e aí? Eles precisam de que indicadores para acreditar que esses 55 assentos serão preenchidos regularmente?

Até que essa pergunta seja respondida, nós poderemos apenas ACHAR. Eu gostaria de SABER. Quando soubermos, poderemos fazer algo à respeito. Poderemos até identificar que algum indicador ainda vai demorar para ser alcançado, mas pelo menos teremos uma previsão de tempo para que essa exigência seja atendida e possamos trazer a companhia aérea novamente para conversar. 


Obrigado. 


Veja o link da matéria anterior: 

LEITOR: Katesufista "A questão do aeroporto é controversa"


Edição Blog do Pessoa 

4 comentários:

  1. Antes de mais nada, o Piauí e Parnaíba precisam ser divulgados nacionalmente. Não é de hoje que insisto nesta tese: notoriedade do Estado.

    Uma campanha de divulgação das múltiplas potencialidades do território piauiense para o Brasil e quem sabe, para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Falando exclusivamente do turismo, acho que o litoral do Piauí é um "produto" que precisa amadurecer um pouco mais antes de uma divulgação nacional. Se uma campanha de divulgação trouxesse muitos turistas atualmente, a falta de estrutura iria desapontar.

    A projeção nacional não se consegue com propaganda. Se consegue com a divulgação de um produto maduro e competitivo. Um aeroporto funcionando poderia ajudar...

    ResponderExcluir
  3. A crescente demanda pelo uso do avião como meio de transporte no nosso país nos faz querer fazer parte deste crescimento, mas, muitas vezes ficamos impossibilitados devido as distancias que nos separam de aeroportos de voos regulares.

    Por exemplo, pra viajar utilizando qualquer Cia aérea precisamos nos deslocar a capital, Teresina, que nos leva seis horas de viagem de ônibus. Outra opção é ir até São Luis no Maranhão ou Fortaleza no Ceará. Se analizarmos o mapa do Brasil, nossa cidade fica estratégicamente situada entre estas tres capitais, o que facilitaria a questão de conexões e escalas. Outro fator importante é que nossa cidade abrange toda a região norte do Piaui, nordeste do Maranhão e Ceará, em todos os sentidos, principalmente de cunho comercial e hospitalar.

    Para terem ideia do fluxo de passageiros que viajam a Teresina partindo de nossa cidade, tomemos como base aquantidade de partidas diárias.
    São 10 partidas de nossa cidade diariamente para Teresina e a mesma quantidade fazem, o percurso contário. AInda temos outros ônibus que fazem o transporte de forma alternativa. Contemos ainda a grande quantidade de partidas paras as capitais Fortaleza e São Luis, que são em grande quantidade e que tem um reforço nas épocas de alta estação. Consideremos também que nossa cidade é um polo universitário que conta com muitas universidades que atraem estudantes das mais diversas partes do Brasil.

    O que é mais necessário nos já temos, que é um aeroporto pronto:O Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho, que está habilitado para receber opera voos regionais e nacionais além de receber voos charters da Internacionais Europa.

    Localizado em uma área privilegiada, entre os municípios de Camocim e Jericoacoara, ambos no Ceará, o Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e os Lençóis Maranhenses no Maranhão, o aeroporto é a porta de entrada para uma região em que o turismo tende a crescer.
    O terminal de passageiros é inspirado na arquitetura modernista do Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro. A pista de pouso e decolagem, com 2,5 mil metros de comprimento, está preparada para receber voos internacionais, fretados ou regulares.

    Em 2010, o aeródromo recebeu recursos para balizamento noturno e sinalização horizontal, ampliação da pista de 2.050 para 2.500 metros e ampliação e reforço da pista de pouso e decolagem. Atualmente, o Aeroporto de Parnaíba tem capacidade para abrigar até três aeronaves de grande porte.

    O projeto de adequação atende a uma das propostas para a solidificação da Rota das Emoções. Com isso, o município passaria a ser a porta de entrada do turismo internacional para o Delta do Parnaíba, no Piauí; Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses.

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo é fantástico e verdadeiro sobre o Piauí. Muito mais poderia ser dito, inclusive. Mas, por algum motivo, isso tudo ainda não convenceu as companhias aéreas de que elas não terão prejuízo. Precisamos saber o que ELAS precisam para se sentirem seguras. Só elas podem dizer isso.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...