A Caixa Econômica Federal (CEF) vai emitir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) gratuitamente para as mulheres de todo o Brasil em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A ação será realizada entre hoje e sexta-feira em todas as agências do banco. Atualmente, a emissão do documento custa R$ 5,70 e pode ser feita nas agências da Caixa, do Banco do Brasil e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Para ter acesso à gratuidade, as mulheres devem se dirigir a uma agência da CEF levando um documento de identificação que contenha a filiação e a data de nascimento, além do título de eleitor ou documento de justificativa eleitoral.
Quem ainda não tiver 18 anos pode ser representada por um dos pais ou responsável. Nesse caso, o representante deve portar certidão de nascimento ou documento que contenha filiação e data de nascimento da criança ou adolescente, além de documento de identificação e CPF próprios e documentos que comprovem a guarda. As mulheres que tiverem entre 16 e 18 anos e possuam documento de identificação que contenha filiação e data de nascimento podem solicitar a emissão ou regularização do CPF sem a presença de um responsável.
Sem o CPF, as cidadãs não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais. Desde 2004, cerca de 1 milhão de mulheres já emitiram o documento gratuitamente, beneficiadas pela ação da Caixa.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.