8 de fev. de 2012

Piauí lidera ranking de mortes por uso de cocaína no Brasil

O Piauí é o Estado onde, proporcionalmente, mais pessoas morreram devido à utilização de cocaína. A informação está no relatório da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado no início desta semana. O estudo traz um balanço de óbitos causados pelo uso de substâncias psicoativas no Brasil.

A droga matou 354 pessoas no país entre anos de 2006 e 2010. No Piauí, a taxa de óbitos é de 0,020 para cada grupo de 1.000 habitantes. Em segundo lugar esta o Estado do Pará (com 0,017 para cada 1000 habitantes) e em terceiro o Estado da Paraíba (0,012/1.000 habitantes). A maioria das vítimas do entorpecente tem entre 20 e 29 anos. 





























































































































O uso da cocaína tem atrativos característicos, pois produz sensações de prazer, energia, confiança e poder. No início ela faz com que o funcionamento mental melhore e o relacionamento social aparentemente se torne mais adaptado, entretanto, os aspectos positivos são apenas ilusórios.

Com o uso contínuo o ânimo e a sensação de prazer são cada vez menos duradouros. A ação da droga diminui seus efeitos, então se instalam estados de profunda ansiedade e paranóia. Que podem chegar à psicose tóxica. A cocaína pode ser fatal, às vezes de forma imprevisível. Existe uma minoria extremamente sensível ao seu uso, mas o mais comum é que as mortes pelo uso se deem pela indução de arritmias cardíacas ou mesmo por overdose.

Cigarro

O Piauí divide com o Rio Grande do Norte a vice-liderança do ranking das mortes causadas pelo uso do cigarro. Os Estados nordestinos perdem apenas para o Rio Grande do Sul.

Segundo o estudo, 151 dos 496 municípios gaúchos constataram óbitos pelo uso do fumo. No Piauí, o problema foi detectado em 66 dos 224 municípios (uma taxa de 0,033 mortes para grupo de 1.000 habitantes). Já no Rio Grande do Norte houveram registros em 35 dos 167 municípios.


Por Rômulo Maia/AZ

6 comentários:

  1. Toda pessoa que usa qualquer tipo de droga, deveria morrer mais rápido, mas como morrem lentamente ficam causando despesas e problemas a todos nós. Deveria ser como um veneno fatal, depois de algun dias, morte.

    ResponderExcluir
  2. RAPAZ E SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO FICAM ONDE, ESSE REPORTER É REPORTER DO DIABO, DUVIDO QUE ELE COLOQUE QUE O MELHOR INDECE DE ALFABETIZADOS NO BRASIL É PIUAI, POIS ISSO NÃO INTERRESSA A ELE, ESSA PESQUISA COM RELAÇÃO A COCAINA É NO MINIMO FACTOIDE OU IVENÇÃO DA CABEÇA DE ALGUM DOIDO

    ResponderExcluir
  3. Estatisticamente, eles estão corretos. Mesmo assim as autoridades do estado deveriam averiguar isso com maior carinho. É um dado estatístico muito ruím pro nosso estado que já é muito sofrido e discriminado pelos estados realmente maiores consumidores de drogas da nação.

    ResponderExcluir
  4. "Melhor 'indece' de alfabetizados no Brasil é 'Piuai'"... Piada. Só mesmo um palhaço desinformado para postar algo assim. Aprenda a escrever e vá pesquisar antes de postar baboseiras! "Drogas - nem morto!"

    ResponderExcluir
  5. Ora, foram batizar a droga com o nome de "farinha"!!! Esses caras só podem estar comendo!!! Só pode.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...