No litoral do Estado, estão 15.190 pescadores (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes), o que corresponde a 45% dos registros.
Ocorreu uma multiplicação milagrosa de pescadores no Piauí entre 2006 e 2011. O registro de profissionais simplesmente deu um salto de pouco mais de seis mil inscritos para 33.540. O Governo Federal investiga a possibilidade de fraude na concessão do seguro-desemprego.
O benefício pode estar sendo concedido a quem nunca viu uma tarrafa ou mesmo um anzol, mas embolsa quatro salários mínimos todo ano como se vivesse exclusivamente da pesca.
O seguro-desemprego é garantido durante o defeso (proibição da caça ou pesca, geralmente no período de reprodução) fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Deve durar 180 dias. Entre os principais requisitos para requerer o benefício estão à comprovação do exercício profissional ininterrupto (fora durante o defeso) e não ter outro vínculo de emprego ou outra relação de trabalho, "tampouco outra renda diversa da decorrente da atividade pesqueira".
Dos 224 municípios piauienses, 67% (151) têm homens e mulheres que devem estar vivendo apenas da pesca. No litoral do Estado, estão 15.190 pescadores (Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Buriti dos Lopes), o que corresponde a 45% dos registros. O Ceará, com o seu imenso litoral, há 27.768 registros, 11% a menos do que no Piauí. Na comparação entre as duas capitais, Teresina tem 2.221 pescadores, mais do que em Fortaleza, com 1.427.
A investigação é realizada em todo o País. O Ministério da Pesca e Aquicultura já cancelou o registro de pescadores em Sergipe, Paraná, Maranhão, Pará, Ceará e Bahia. A situação do Piauí está sob análise e conta com a colaboração do Ministério do Trabalho e Emprego. Por enquanto, está suspensa até o dia 31 de março de 2012 a "recepção de pedido de inscrição no RGP (Registro Geral de Pescadores) e de emissão de Licença Inicial para Pescadores Profissionais na Pesca Artesanal".
Fonte: Mauro Sampaio/Acesse Piauí
Não existe fraude. Fraude é quando é tudo escondido para tentar burlar fiscalizações. O negócio da pesca aqui em Parnaíba é escancarado, eu mesmo conheço gente que recebe o seguro da pesca todo ano e nunca pegou numa tarrafa, tem outro que é marido de PM, e fala pra todo mundo quando vai receber o seguro, tem outro que tem comércio no Bairro Piauí e é pescador de papel. E assim caminha a humanindade a passos de formiga e cheio de maldade....
ResponderExcluirEnquanto eu tenho que trabalhar para manter minha vida, ficam esse bando de desocupados dando suporte a essas quadrilhas dos sindicatos de pescadores de araque a desviar verbas públicas. Essa vagabundagem foi criado pelo o palhação do PT, o LULA. Basta ir na sub-delegacia do trabalho aqui em Parnaíba que se comprova uma grande quantidade de pescadoras que nam sabem nem pegar numa minhoca, quanto mais num anzol ou tarrafa. Essa molecagem tem que acabar.
ResponderExcluirpoxa sera que o ministerio publico é cego ou estão comendo por fora porque estas fraudes existem a varios anos e só vem crescendo daqui ha alguns anos no piaui só vai ter pescador. e o pior que esse seguro é um direito do defeso para agua doce ai vem outra fraude os de agua salgada entram no embalo.. poxa mas que cegueira é essa:::
ResponderExcluirTem família aqui em Parnaíba que tem 11 pessoas que recebem este seguro, quase 30 mil reais por ano que eles recebem, e detalhe é que todos nunca pegaram em um anzol para pescar
ResponderExcluirtem gente em cajueiro e barra grande que nunca nem pegarão em um anzol e recebe seguro pesca...é melhor isso ser mais fiscalizados nas colonias de pesca tem gente ganhando direinho mole demais
ResponderExcluirConheço muita gente que faz isso!
ResponderExcluirO MP OU GOVERNO JÁ NÃO SÃO LÁ ESSAS COISAS EM INVESTIGAR! E NEM TÃO POUCO MOSTRAM RESULTADOS SATISFATÓRIOS NO FATOR HONESTIDADE!!E TODOS SABEM DISSO!! MAS O CASO EM PAUTA DE FATO MERECE UMA ATENÇÃO DOBRADA AGORA DA POLÍCIA FEDERAL, PORQUE É UMA MÁFIA ENORME POR TRÁZ DE TUDO ISSO!! MUITO REAL ENVOLVIDO! OS DIRETORES DAS COLÔNIAS ESTÃO CONIVENTES COM ESSA PRÁTICA DE ROUBAR E PERMITIR QUE MUITAS PESSOAS SE DÊEM BEM COM ISSO!!!!! INVESTIGUEM!!! MORO DO LADO DE COMERCIANTE E DONA DE CASA QUE NÃO SÃO PESCADORES COISA NENHUMA! E DETALHE ANO PASSADO OS BOLSOS DELES FORAM CHEIOS!!! UFA ATÉ ASSIM EU TBM QUERO!!!
ResponderExcluire verdade o municipio de cajueiro da praia esta em corrupsao em relacao a isto. tem o povo que vai pra mare e tira sururu e depois coloca as cascas na frente de casa no terreiro pra dizer que e a prova de que sao marisqueiros para caso a fiscalizacao venha verificar. gente que realmente precisa nao tem essa facilidade mas isso vem errado ja la de dentro. e nao e surpresa esse elevado numero.
ResponderExcluirMTE, SINE, MP, Tudo farinha do msm saco comendo dinheiro do seguro pesca>>>> estão roubando o BRASILLLL...mas tambem quem manda nos termos tido o azar de ser descoberto por uma raça de ladroes.obs>"portugueses" não é preconceito é só uma observação histórica comprovada em qualquer livro de historia do Brasil..
ResponderExcluirSerá que ainda restam dúvidas da corrupção existente em nosso Estado no que se refere ao número de pescadores? É matematicamente impossível esta quantidade de pescadores no Piauí, em Teresina especificamente nem é necessário se comentar. O que me aborrece mais é que os que precisam realmente passam fome, privações, enquanto parentes de políticos, empresários e dondocas piauiense (não só parnaibanas) recebem o dinheiro para gastar com suas babaquices. E nem adianta questionar: as instituições responsáveis SABEM SIM dessa mafia e são coniventes com ela.
ResponderExcluirtem um citado vereador em cajueiro da praia, melhor em barra grande que só vai eleito através dos associados na colonia de pescadores...e é dai que ele tira vantagem..por favor ficalização neles..poder publico onde estão vocês...ele que prepara toda as papeladas para seus eleitores se beneficiarem no citado seguro pesca
ResponderExcluireu fui testemunho de um vizinho que alegando ter 10 filhos pequenos -10 anos e depois fui falar em pescaria pra ele o homem ficou zangado
ResponderExcluirUm viado que trabalha la no escritorio do pescadores tem um que e um macho dele tambem recebe sem sim quer pesca um peixe na vida dele
ResponderExcluirvirou bagunça parnaiba conheço pessoas que so conhecem um peixe no ponto de ser comido e recebem seguro tem um Senhor Cleber ali na Rua Pedro Freitas ele é um exemplo a mãe dele outra que recebe fala serío
ResponderExcluir