14 de fev. de 2012

FUTEBOL DA MELHOR IDADE

Sempre fui um defensor da prática do esporte, seja qual modalidade. Para nós brasileiros falar de esporte nos remete imediatamente ao futebol, pois todos sabem que amamos o futebol, pois somos conhecidos mundo a fora como o País do Futebol. Há anos atrás criado pelo narrador esportivo Luciano do Vale, na época na Band (década de 80). Idealizou uma modalidade ainda desconhecida para o mundo, o futebol Master (times formados com jogadores aposentados ou que deixaram de jogar futebol). Mania esta que contagiou todo o Brasil. Normalmente se via esse tipo de formação em jogos de final de ano ou de jogos beneficentes.
Com o surgimento da ideia, ficou fácil encontrar vários times dentro da faixa etária (a partir dos 40 anos). Em nossa cidade encontramos vários ex-atletas profissionais e amadores praticando futebol aos finais de semana. Atualmente existe em nossa cidade uma competição em andamento (contando com dez clubes), a mesma acontece todos os sábados no Verdinho. Mas os pioneiros que começaram a ideia em Parnaíba foi o grupo União Esporte Clube, na década de noventa. Contando com alguns nomes conhecidos do meio esportivo local e alguns vindos de outras cidades e até mesmo de outros estados.  Hoje com 19 anos de existência o grupo continua forte e atuante, com treinos regulares nas segundas e quintas-feiras no campo do Verdinho.
As primeiras formações do União

No bairro Nossa Senhora do Carmo (Coroa), formou-se o caçulinha da linha de times quarentões, reduto de muitos atletas famosos nos gramados parnaibano, o bairro não ficou atrás. Já anos atrás formaram uma boa equipe que é a referência do bairro, o Santos, mas com o passar do tempo a ideia foi apagando, hoje surge com força total o Velha Guarda, formado por um grupo de irmãos e amigos do bairro e alguns convidados. O Velha Guarda já começou a atuar em amistosos, e em breve começará a fazer jogos intermunicipais e também interestaduais, de acordo com o presidente e treinador Antonio Luiz Filho (Tonico), a equipe vem para somar com o futebol de nossa cidade e acima de tudo prestar uma homenagem a muitos de seus atletas que sempre contribuíram para o engrandecimento do futebol da terrinha. Dentre esses atletas estão: Formiga, Ilson, Cláudio, Carlinhos e Tonico (ex Parnaíba), Gereba (Payssandú) e outros mais que não lembramos.
Símbolo do Velha Guarda

Amistoso realizado no Clube da Apcef em Parnaíba

Pompéia e Pedro Bufa, exemplo de amor pelo futebol

Da Barra (Assis) e seu neto e mascote do time (Francisco).

Por Marivaldo Lima/Blog do Pessoa 

3 comentários:

  1. só os aposentados e lisos! pense numa galerinha mais lisos que quiabos!kkkkk mais todos bão de bola... (me engana que eu gosto)

    ResponderExcluir
  2. Meu caro acho que você realmente não entende nada sobre nosso futebol, me diga onde você viu jogador de futebol rico? Hoje encontramos muitos mercenários, mas na época desses caras, todos jogavam com amor ao futebol (mesmo amador) e ao clube de seu bairro. Isso sim era futebol.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...