4 de fev. de 2012

Estabelecimento invade o passeio público e deixa pedestres expostos a acidentes


Leitor denuncia abuso de comerciantes de Parnaíba que se utilizam do passeio público como se fosse uma propriedade particular desrespeitando o código de postura do município e Lei Orgânica do Município. Alguns abusam da utilização da calçada chegando a deixar os pedestres expostos perigosamente a acidentes de trânsito.

Veja o caso da Pousada Santa Luzia na Avenida São Sebastião. Ali parte da calçada já foi tomada por um tablado de madeira. Não satisfeito os proprietários colocam mesas e cadeiras diariamente no restante do espaço entre o tablado e meio fio. Para piorar o quadro o restante da caçada é utilizada como estacionamento. Como sempre tem motos e veículos estacionados em frente a pousada que também funciona uma pizzaria, os pedestre ficam impedidos de utilizar a calçada e mesmo que desça o meio fio não é possível passar, tendo que utilizar o meio da rua onde está destinados aos veículos, se expondo a um acidente.

Outros estabelecimentos também se utilizam desta prática na mesma avenida e não tem ninguém disposto a nos defender. Onde está Pelotão de Patrulhamento de Transito (PPTRAN) que não vê esta irregularidade? Onde está o órgão da Prefeitura de Parnaíba, responsável pelo cumprimento do código de postura do município? E o Ministério Público que cala diante destas aberrações.

No caso da ocupação indevida dos passeios públicos da Avenida Pinheiro Machado, uma das principais de Parnaíba, que também faz parte da BR 343, já foi tema de reunião convocada pelo Ministério Público Federal, realizada em Teresina, com a presença do secretário de serviços urbanos e defesa civil de Parnaíba, Pádua Melo, o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Bernardo Val e o superintendente do Dnit no Piauí, Sebastião Braga. O que é que está faltando para que a Avenida São Sebastião seja também demandada pelo Promotor Público dos Direitos Difusos e Coletivos, Dr. Antenor Filgueiras?
Na época o Ministério Público Federal exigiu providência da prefeitura na adoção de medidas para impedir que as calçadas e o passeio central da Avenida Pinheiro Machado, continuem invadidos por placas publicitárias e estacionamentos irregulares, o que dificulta o livre acesso dos pedestres. Este também seria o caso da Avenida São Sebastião;

Edição Blog do Pessoa 

21 comentários:

  1. não... só se fosse igreja que eles já teriam mandado tirar... pois são covardes..

    ResponderExcluir
  2. O melhor exemplo da Av. Pinheiro Machado é o do supermercado Elizeu Martins, que utiliza um bom pedaço da calçada para colocar os carrinhos de compras, enquanto os pedestres, inclusive clientes do estabelecimento, submetem-se ao risco de serem atropelados. A não ser que tenham regularizado a situação.

    ResponderExcluir
  3. A Parnaiba é uma cidade sem lei; haja visto o desrespeito dos comerciantes da feira da caramuru. Uma loja chamada MISCELÂNDIA,Utiliza toda a calçada para expor seus produtos pondo em risco a vida das pessoas,que tem que andarem pelo asfalto,desputando este espaço com os carros e motos.Em frente esta citada loja,existe outra que vende roupas que já envadiu mais de 1 metro da rua MELVIN JONES, dificultando a passagem até de carros,peço ao caro jornalista que mande fotografar e poste em seu blog.Para que estes imcompetentes orgãos como:prefeitura e ministério que não é do público, tomem providenciaa !!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre passo e observo isso e me pergunto porque as autoridades, assim como o Ministério Público não tomam as devidas providências. Acho um verdadeiro absurdo essa PIZZARIA utilizar indevidamente um espaço QUE POR DIREITO É DO PEDESTRE, para suas práticas comerciais. Além de ILEGAL, atinge diretamente o princípio da coletividade. No caso em epígrafe, é necessário UMA INTERVENÇÃO DO MP, não somente em relação à pizzaria em questão, mas em todos os estabelecimentos que descumprirem o Código de Postura do município, bem como as demais leis que versem sobre o bem-estar da comunidade. Não podemos, portanto, permitir que o interesse de um prevaleça sobre o interesse da comunidade, pois somos cidadãos e por pagarmos nossos impostos, temos direito de cobrar daqueles que fiscalizam as leis.

    ResponderExcluir
  5. E o churrasquinho do loro no esperança III q comprou toda a calçada e metade da rua.

    ResponderExcluir
  6. Também ja presenciei px a panificadora TRIUNFO, eles pensão que estão lá em teresina que pode-se tudo. andei por teresina e presenciei que todos os carros ficam nas calçadas e pedstre lá não tem vez. Estão trazendo os maus abtos de lá para nossa cidade que tenta se organizar.

    ResponderExcluir
  7. ISSO AÍ NÃO É NADA COMPARDO AO BAIRRO PIAUÍ, ENFRENTE O PPO AV DR JOÃO SILVA FILHO...

    ResponderExcluir
  8. Seria bom se todas as pessoas que fossem nesses estabelecimentos que se utilizem das calçadas nao sentem nessas cadeiras. Se todos falassem para os garçons ou mesmo para os proprietários que querem sentar do lado de dentro, pois não é correto atrapalhar a passagem dos pedestres, creio que os proprietários ficariam com vergonha e mudariam de comportamento.

    ResponderExcluir
  9. Outro local também é a rua Caramurú,onde fica umas oficinas em cima das calçadas impedindo que o pedestre caminhe por cima das calçadas.

    ResponderExcluir
  10. O mais correto é o boicote a estes estabelecimentos que fazem isso, para eles sentirem na pele

    ResponderExcluir
  11. o ministério público tem que ser provocado bando de ignorantes............vão lá e fazem a denúncia........

    ResponderExcluir
  12. Isso é denuncia de gente invejosa que é só o que tem aqui em Parnaíba.. quando algo tá dando certo sempre tem alguem pra denunciar alguma besteira que esteja irregular pra tentar fazer dá errado algo de sucesso.. por isso aqui não tem nada e todo mundo só reclama..!

    ResponderExcluir
  13. EU NÃO VOU FALAR NADA PQ NÃO VAI ADIANTAR !

    ResponderExcluir
  14. E pura ingenuidade discutir essas mazelas sem apelar para a seguinte lógica: Se a casta dominante é, na maioria, falida, empobrecida, sem rumo, sem embasamento científico conjuntural e contextual, e, consequentemente, inescrupulosa e dependente de tantos outros desqualificados que tem voto (s) usado como objeto de barganha, é daí para pior.
    Neste caso, só restaria que o procurador do município, de ofício, com a dignidade institucional fizesse cumprir o que prescreve as leis atinentes a essa vergonha nacional em que está se constituindo o caos em Parnaíba.

    Mas, a qualquer ora a TV Club de Teresina, afiliada da Globo, veiculará vasta matéria na programação do meio dia, sobre esta "extraordinária administração municipal". Aí queríamos ver a reação dos cupichas do prefeito e dele também.

    ResponderExcluir
  15. Esse Sujeito e folgado mesmo, quanto aos tantos que existem...

    ResponderExcluir
  16. Quero ver se há alguém que tenha coragem de mexer na feira da Caramuru, não aparece não, a lei ai é de quem tem mais dinheiro, danem-se seus direitos como cidadãos, o ministério público nada faz, é realmente um vergonha, é como se não existissem, Parnaiba tá jogada pra cobras!!

    ResponderExcluir
  17. Infelizmente em Parnaiba é assim o que é "publico é privado" cader o plano diretor dessa cidade?

    ResponderExcluir
  18. Gostaria de pedir a você que faça as autoridades competentes ir até substação de abastecimento de água de nossa cidade. pois estamos a nos envenenar com o lixo de água que a agespisa está oferecendo a população parnaibana. por favor alguém tome providências. antes que seja tarde demais.

    ResponderExcluir
  19. Tava faltando a psicose da "inveja", quase tudo que algumas pessoas postam fazendo reclamação de algo ou alguma coisa é "inveja"!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...