As empresas interessadas em ingressar no mercado externo encontram na Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) esclarecimentos e orientações para o início das atividades de exportação.
A Federação presta esse serviço através do CIN, que é o Centro Internacional de Negócios. Esse setor é ligado a uma rede nacional que é vinculada a Confederação Nacional das Indústrias (CNI).
Islano Marques, gerente do CIN no Piauí, explica que as atividades do centro são bastante diversificadas. Um dos serviços prestados pelo setor é a emissão do certificado de origem para as empresas que desejam exportar seus produtos. “O Certificado de Origem é um documento que atesta o local de procedência da mercadoria, garantindo assim um tratamento preferencial em relações comerciais entre países que seguem os mesmos acordos comerciais internacionais”, explica Marques.
O certificado serve ainda para o cumprimento de exigências por parte do país importador. Dessa forma, o documento é emitido conforme as exigências estipuladas em cada acordo comercial.
Além da emissão desse documento, o CIN trabalha com a capacitação de empresários interessados em exportação, pesquisas de mercado de outros países e realização de missões a países estrangeiros.
Fonte: Ascom/Fiepi
Edição Blog do Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.