Blog do Pessoa: Transporte público em Parnaíba


31 de jan. de 2012

Transporte público em Parnaíba

O transporte público de Parnaíba é alvo de muitas criticas e durante muitos anos a população que necessita do serviço vem sofrendo devido as falhas no sistema, mais afinal de quem é a culpa?
Para tentar responder essa pergunta, falamos com o Secretário Antonio de Pádua que recebeu a pasta há pouco tempo, após a gestão do Secretário Gentil Linhares do PDT que diz ter feito pouco em relação ao transporte, devido à falta de incentivo da Prefeitura de Parnaíba, falamos também com Gerivaldo Vasconcelos presidente da Coopertranp.

Veja a entrevista com o Sec. Antonio de Pádua:

Pergunta: Como esta o transporte publico em Parnaíba?
Sec. Antonio de Pádua: Em Parnaíba por imposição da justiça, a prefeitura fez uma licitação para linha e esta licitação esta sob judice, até que isso se resolva estamos administrando as 42 vans e mantendo um dialogo cordial e preparando os alvarás.

Pergunta: Existem fiscais da Sec. de Transporte de Parnaíba monitorando o andamento destas vans?
Sec. Antonio de Pádua: Nosso numero de servidores é muito pequeno, mais nos já estamos vendo isso e temos todos os dados em relação a todas as vans que estão trabalhando, entorno de quinze vans tiraram seus bancos para levarem mais passageiros e tudo isso esta sendo levantado para que até o fim do mês esteja tudo resolvido.

Pergunta: Agora assumindo a pasta, existe a possibilidade de um termos um terminal fixo mais organizado no centro da cidade?
 Sec. Antonio de Pádua: Não, em nenhuma cidade existe terminal no centro, no centro é ponto de ônibus, que para desce o passageiro soube o outro e foi embora, terminal é no fim da linha, em nenhuma cidade tem, se você for aqui à cidade de Teresina você vai ver que tem três pontos de ônibus que fazem linha no centro da cidade e em Parnaíba será desta forma.

Pergunta: O antigo terminal suportava muito bem todos os veículos e com será feito este controle neste novo formato?
Sec. Antonio de Pádua: estamos fazendo levantamentos e iremos modificar alguns itinerários para mudar o quadro de alguns lugares que tem muitas vans e outros que não tem nenhuma, em relação ao terminal, temos uma parada próxima à santa casa e estamos trabalhando mesmo o da Praça Santo Antonio.

Pergunta: No fim de semana por que o transporte público para de funcionar?
 Sec. Antonio de Pádua: Temos muitas reclamações sobre isso, um exemplo é a van que a faz a linha para o João 23 que parou de funcionar na parte da noite, todos estes transportes estão sendo chamados e serão punidos, se continuarem no erro eles serão tirados de linha e a concessão será para outra empresa.

Alguns pontos desta entrevista são questionados pelo presidente da Coopertranp Gerivaldo Vasconcelos confira:
“O transporte alternativo precisa de mudanças como, por exemplo, as paradas, elas precisam ser definidas para que agente não tenha que parar em toda esquina dificultando o transito, a questão da segurança não é tarefa nossa e sim da prefeitura, de acordo com o CDU (código disciplinar unificado) a cada três meses devem ser feitas vistorias nesses veículos, questão de pneus, extintores de incêndios, step dos carros em fim tudo isso deve ser vistoriado pelo poder publico municipal, por nossa vez, a coopertranp colocou mais dez microônibus com duas portas e isso é feito com recursos próprios. Recentemente houve uma proposta do banco do nordeste em que eles poderiam financiar para cooperativos oito milhões de reais para agente trocar nossa frota, ou seja, quarenta e dois veículos no valor de duzentos mil reais, infelizmente o banco só pode financiar se houver uma garantia e não houve interesse nenhum da prefeitura em relação a isso, inclusive já tivemos vários protocolos pedindo reuniões com o prefeito José Hamilton Castelo Branco, para poder discutir essa questão da melhoria do transporte. Infelizmente tem coisas que não depende só da cooperativa. Somos a favor de um terminal fixo no centro da cidade, pois existem necessidades para isso, como vamos ficar no período da chuva? Como vamos ficar sem um banheiro? Ou como vamos atender bem a população Parnaíbana se não temos um lugar para estes sentarem? “Hoje temos seis fiscais da cooperativa e estamos trabalhando sozinhos sem apoio do poder público municipal e com uma tarifa fora da realidade”. Gerivaldo Vasconcelos disse ao blog do pessoa que todos os esforços serão feitos para melhorar o serviço.

Por Denilson Freitas/Blog do Pessoa 

20 comentários:

  1. Muito interessante a colocação do ex secretário Gentil Linhares, dizer que não tinha apoio da pref. o problema que o mesmo orientava aos usuário de veículos (motociclista, motorista de vans,etc, etc, como fazer para retirar as multas lançadas contras os infratores. Qual seria o seu interesse? Será que alguém sabe? Acreditamos que esse secretário atual, sr. Padua Melo, mesmo contra a vontade de alguns, fará tudo para disciplinar o transito em Parnaíba, exemplo disso é a sinalização do balão do Mirante.

    ResponderExcluir
  2. Esse gerivaldo é um mentiroso, quando a prefeitura resolveu fazer licitação eles entraram na juntiça para impedir e conseguiram tem uns veriadores que são donos de vam

    ResponderExcluir
  3. Apesar de tudo isso tá errado tenho pena de alguns "pobres inocentes" do bairro Piaui e outros bairros que dependem de uma van de Nº 30. Quem entra nela tem que ta ciente que já foi vacinado contra o tétano pois a citada van desmancha em ferrugem, dizem por ai que o proprietário da citada van trabalha na prefeitura e como não sou bau pra guarda segredo nome dele (Rui)e por isso tá nem ai para melhorar tal citualção "bom exemplo de responsabilidade deste funcionário do ZH"

    ResponderExcluir
  4. Devo reconhecer que em relação a terminal de transporte coletivo ser nos pontos finais de cada bairro que seja final de linha, o Secretário está corretíssimo. O difícil será os interesses escusos do sistema vivente dos podres poderes permitir que assim seja feito.
    Ponto final no centro da cidade só serviria para que por ordem dos proprietários dos coletivos os moteristas massacrassem os passageiros, dando partida após está com a condução superlotada, e ainda estrangularia o transito no centro da cidade.
    Deve-se ainda contruir paradas funcionais, com a proibição de invasão por ambulantes e de estacionamento de veículos nos espaços de antes e após elas; e ainda, que as conduções só trafegassem pelas faixas da direita, como acontece em Teresina, há uma 3 décadas.
    Convém salientar que faço essas colocações mais em solidariedade às pessoas que necessitam do uso de transporte coletivo, haja visto que nos meus 21 anos de retorno à Parnaíba, pouco o usei. Mas sempre me coloco no lugar das pessoas para enteder o que elas passam. Afinal, é muito cômodo quando se não passa por certos tipos de sufoco, ficar indiferente aos que o fazem.
    Portanto, concinto aos melhor aquinhoados que defendam aos menos favorecidos pele a pervessa sociedade.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  5. Além da falta de manutenção e vistoria tem também a falta de fiscalização,pois a maioria dos motoristas dessas vans não tem respeito pelo passageiro,são grosseiros,tratam mal e andam em alta velocidade...e o mais absurdo não param para os idosos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Creio que ele nunca foi em cidade GRANDE pra falar que não tem terminal.

    ResponderExcluir
  7. GOSTARIA DE DIZER QUE A ZONA RURAL É A QUE MAIS SOFRE, COM ESTE TIPO DE TRANSPORTE( QUE Ñ É NADA COLETIVO) POIS CONHEÇO UM POVOADO AQUI BEM PROXIMO, O POVOADO CACIMBÃO,O POVO SOFRE POIS OS REPRESENTANTES DO POVO QUE É OS VEREADOS E O PREFEITO NÃO TÁ NEM AI, INCLUSIVE O GERIVALDO, AGORA NA ELEIÇAO CONCERTEZA ELA VAI PEDIR VOTO POR LÁ.

    ResponderExcluir
  8. ESSE CARA PENSA QUE É O REI!
    PARECIA SER UM CARA LEGAL, MAS QUANDO ASSUMIU ALGUMAS SECRETARIAS SE MOSTROU UM CARA PÉSSIMO É LAMENTAVEL.

    ResponderExcluir
  9. ESSA E UMA VAN? VIXE MAIS AINDA OS DONOS QUEREM TER MORAL AINDA DE FALAR ALGUMA COISA EU TOU ACHANDO QUE TEM ALGUM POLITICO NO MEIO DISSO POIS BEM. SE NÃO TIVER PORQUE AINDA ELA ESTÁ TRAFEGANDO NA CIDADE?

    ResponderExcluir
  10. Só falam e não fazem nada. Triste de quem depende de transporte público, eu trabalho e sei o quanto é ruim isso,depender de van todos os dias. Principalmente do Bairro Piaui; muitas das vezes não parram porque já estão cheias Demais.È um descaso muito grande,e nada podemos fazer pois dependemos de pessoas incompetentes.

    ResponderExcluir
  11. Quer solução! Boicotar as vãns! Fazer protestos igual os da capital!

    ResponderExcluir
  12. Senhor forasteiro o secretário falou que nas outras cidades tem terminal, mas terminais na parada final, ou seja, as vans irão ficar por um determinado tempo paradas no ponto final em cada bairro, portanto, terá em Parnaíba as paradas finais, só que nos bairros! No centro estes transportes só percorrerão passando por paradas centrais, coisa rápida.

    ResponderExcluir
  13. manda esse prefeito, esse secretário e esses donos de vans passar uma semana utilizando esse transporte beleza, depois de 7:30 da noite pronto nao tem mas vam de de jeito nenhum, ai do jeito que Parnaíba anda perigosa agente tem que ta se arriscando pegar moto taxi, é por que agora tem um bandido disfarçado de moto taxi que anda assaltando as pessoas, e já que Parnaíba nunca foi cidade grande por que que ha 20 anos atrás tinha o terminal dos onibus e pelo o que eu me lembro nao tinha confusão. Por que o genial Paulo Eudes acabou com o terminal?

    ResponderExcluir
  14. MACEDO... VC Ñ SABE DE NADA DO QUE ACONTECE NO TRANSPORTE POR ISSO DIZ ISSO, REALMENTE A PREFEITURA QUIS FAZER A LICITAÇÃO E A COOPERATIVA ENTROU NA JUSTIÇA, O PQ DA COOPERATIVA TER ENTRADO NA JUSTIÇA? FOI PQ ESSA LICITAÇÃO IRIA BENEFICIAR O PREFEITO(QUE IRIA RECEBER MILHÕES DE PROPINA) E NÃO A POPULAÇÃO. POR ISSO MACEDO FIQUE NA SUA E VÁ APRENDER A ESCREVER QUE É MELHOR!!

    ResponderExcluir
  15. O nobre secretárioo de transporte realmente não conhece cidades grandes e nem pequenas. Bem aí em Fortaleza, cidade bem administrada TEM SIM, terminal no centro. Só pra dar um exemplo, tem um na rua Duque de Caxias esquena com Floriano Peixoto, próximo da Igreja do Carmo e funciona muito a contento. Sou a favor sim de um terminal de ônibus no centro e sugiro ainda um bom lugar, na Praça Antônio do Monte (Praça da Santa Casa), pense nisso.

    ResponderExcluir
  16. O certo é tirar esse monte de sucata que trafega nas ruas de parnaíba oferecendo perigo á quem as usam, já que eles(donos) só param as VANS quando essas estão se desmanchando no meio da rua.

    ResponderExcluir
  17. JA DEPENDI MUITO DE VAN E CHEGAVA AO PONTO DE CHORAR DE ÓDIO DE TÃO RUIM QUE É O SERVIÇO QUE ELES DIZEM QUE "PRESTAM". AS VAN'S DO BAIRRO PIAUÍ SÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA, FORA QUE, OS MOTORISTAS QUE AS CONDUZEM, PENSAM ESTAREM LEVANDO ANIMAIS (DIGA SE DE PASSAGEM ATÉ ELES MERECEM SEREM BEM TRATADOS). SERÁ QUE ELES TEM HABILITAÇÃO? ELES SÃO PARADOS EM BLITZ? SE FOSSEMOS ANALIZAR, ELES NEM SAIAM DO LUGAR. PENSEM NISSO!!!

    ResponderExcluir
  18. Porra pessoal vamos entender as coisas, em Parnaíba deverá ter um local onde as vans deverão transitar, ou parar, como queiram (terminal), só que as vans não devem é permanecer neste local por muito tempo, devendo assim, passar pegar os passageiros e seguir, lógico nas grandes cidades existem terminais, mas é assim que funciona, e aqui vai ser assim também. As vans vão parar por um tempo mais prolongado nos bairros, que será as paradas finais, OK? Agora se a questão é construir ou disponibilizar um local decente para os usuários aguardarem estes transportes, eu concordo com esta reclamação!

    ResponderExcluir
  19. ESSA VAN EM MAL ESTADO É O MÍNIMO QUE SE VER PELAS RUAS DE PARNAÍBA, O PIOR SÃO MOTORISTAS, SEUS CONDUTORES CONDUTORES, FAZENDO AS MAIORES BARBEIRAGENS, PARA NÃO DIZER ATROCIDADES, FIQUEM DE OLHO, FISCALIZEM, FOTOGRAFEM E MANDEM PARA O BLOG DO PESSOA PUBLICAR.

    ResponderExcluir
  20. Com um pneus desses, com um simples freada já tá derrapando, e se tiver cheia ai que o perigo aumenta. É triste.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...