24 de jan. de 2012

Reclamar para melhorar

Bom dia Senhor Carlson.
Refiro-me da matéria intitulada "PARNAÍBA - NÃO VALE A PENA", postado por Blog do Pessoa na data de 22/01/2012 às 14:50 e cujos comentários que transmitem a impressão que a grande maioria dos leitores ainda não tem consciência da importância de fazer valer seus direitos, nem conhecem o efeito positivo das reclamações.  


Por que é importante reclamar?


Segundo Minuto Empreendedor, o cidadão/consumidor que não reclama de um serviço mal prestado ou de um abuso sofrido gera um reforço positivo para o estabelecimento, seja público ou particular que o pratica, incentivando-o a continuar agindo da mesma forma, visto que não houve qualquer conseqüência ou punição. 

Para que haja mudança, é preciso reclamar, seja de forma branda para casos mais leves, seja através do meio jurídico para os casos onde foi gerado um prejuízo físico e/ou moral ao consumidor. Assim como o motorista é multado sempre que é flagrado cometendo uma falta no trânsito, os estabelecimentos precisam ser multados ou obrigados a pagar indenizações nas vezes em que praticarem atos diferentes daqueles a que se propõem. 

O cidadão/consumidor não deve ser calado ou intimidado, visto que é a parte mais fraca da relação de consumo. Se não fossem pelas reclamações de um grande número de pessoas hoje não teríamos alcançado alterações importantes nas leis, não teríamos os direitos trabalhistas adquiridos ao longo dos anos, não teríamos sequer a existência do conjunto de diretrizes criado exclusivamente para defender o consumidor, como é o caso do Código de Defesa do Consumidor, entre inúmeros outros direitos que só se tornaram óbvios na medida em que foram citados repetidos vezes pelo lado mais fraco - o consumidor - até ficar clara a necessidade de uma reparação.

Contudo a verdade é que cada reclamação representa uma chance que o estabelecimento tem de consertar as coisas e aprofundar os relacionamentos. Elas também são um dos meios mais diretos e eficazes de seus clientes lhe informarem de que algo não está certo e, portanto há espaço para melhorias. Enfim, reclamações não são nada mais do que informações valiosas que o cliente oferece sobre o que ele espera do estabelecimento e como satisfazê-lo.

Quantas pessoas do total reclamam? E quantas delas não voltam a comprar no estabelecimento reclamado? Segundo Philip Kotler, (distinto professor S.C. Johnson & Son de Marketing Internacional na Kellogg School of Management na Universidade Northwestern) 

* "um estabelecimento pode perder até 80% dos seus clientes muito insatisfeitos; 
* 40% dos insatisfeitos; 
* 20% dos indiferentes; 
* e talvez 10% dos satisfeitos, mas, quanto aos clientes muito satisfeitos, apenas 2%."

E agora mais um número muito interessante: 95% desses clientes muito insatisfeitos não reclamam, simplesmente mudam o estabelecimento. Ou seja, se o cliente reclama é porque ele se preocupa em continuar ser cliente do estabelecimento. E isso deve ser considerado.

Um caso citado por Kotler em seu livro "Administração de Marketing" é o da empresa 3M, a qual alega que mais de dois terços de suas idéias para melhorar produtos e serviços surgem a partir das reclamações de seus clientes.

O que nos mostra mais um fator importante: Apenas ouvir a reclamação do cliente não basta. Atitudes para melhorias devem ser tomadas.
Kotler afirma: "Dos clientes que registram uma reclamação, entre 54% e 70% voltarão a fazer negócios com o estabelecimento se suas reclamações forem resolvidas. O percentual chega a espantosos 95% se eles sentirem que foram atendidos rapidamente". Mas, infelizmente, a realidade é que apenas metade dos que reclamam, afirmam receber uma solução rápida e satisfatória para o problema.

Outra estatística importante sobre a insatisfação dos clientes é que em média, um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre a experiência positiva na sua empresa. Ao passo que um cliente insatisfeito relata para 11 pessoas sua experiência negativa. E definitivamente, a propaganda negativa não é um bom negócio para o estabelecimento, neste caso a cidade de Parnaíba, rezingada!

Saber não é suficiente; devemos aplicar. Querer não é suficiente; devemos fazer. (Johann Wolfgang von Goethe)

Forte abraço, extensivo aos seus familiares, equipe e sensatos leitores.


Por Josef Anton Daubmeier
Edição Blog do Pessoa 

8 comentários:

  1. RCECLAMAR É FUNDAMENTAL, MAS FALTOU DAR NOME AOS BOIS NO CASO!

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  2. Parabéns Josef pelos seus posicionamentos e pensamentos, bem como suas atitudes mediante a tantos descaso, falta de compromisso e cidadania de uma boa maioria de brasileiros. Parabéns!

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  3. Parabéns mais uma vez, prezado Josef, por mais uma excelente aula de C.I.D.A.D.A.N.I.A! Torçamos agora para que os "alunos" queiram absorver a informação e, principalmente, aplicá-la na prática.

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  4. esse texto é plágio, foi retirado do site: http://www.pop-vox.com/101/ser-bem-atendido-e-fundamental

    COLOCA A FONTE RAPAZ

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  5. Muito bom o texto, pena que muitos não entendem o valor da reclamação.
    Vamos continuar lutando para fazer de Parnaíba uma cidade melhor.

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  6. Caro Josef, temos que reclamar fundamentado com provas, outra coisa este seu texto e um belo de um plagio. vai esdudar para saber fazer seus proprios comentarios

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  7. minha residencia foi cortado o consumo de energia sem estar devendo uma fatura com a alegação de o rapaz q faz a medição do relogio , não passar pra ler ha tres meses como isso seria posivel pois tenho todas as faturas pagas e a leitura feitas entre os dias determinados pela propria empresa empresa eletrobras , o corte foi feito sem o minimo de alegação pois a eletrobras ou os funcionarios me deram o prazo de tres dias para expor o relogio de leitura q fica dentro de minha casa ha mais de trinta anos em minha residencia , afirmando q por decreto lei the aneel sou obrigado a expor a caixa de leitura no prazo de tres dias, axo um absurdo indescritivel sempre paguei minhas contas e mereço respeito, tenho netos e filhos de menores e ficar sem energia é estragar alimentos , me ajude beto ha dar um basta nessa desumanidade e injustiça, sou de parnaiba e minha cidade 95% das casas nao ten leitores do lado de fora das casas , desd ja agradeço seu espaço.

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