12 de jan. de 2012

Novo membros do IHAL tomam posse dia 28. Na ocasião será lançado o livro Bury-açu.

BURITI DOS LOPES 

No próximo dia 28,  será lançado o livro Bury-açu, O espírito do brejo de autoria do jornalista José Luiz de Carvalho. A obra será lançada durante a solenidade de posse de membros efetivos do Instituto de Arte Letras de Buriti dos Lopes, IHAL.  O vento será realizado a partir das 20 horas no auditório do Centro Integrado de Ensino Fundamental Deputado Federal Moraes Souza, CIEF,  situado à Rua Jacob Bruno no bairro Outro Lado da Passagem em Buriti dos Lopes.
 Segundo o presidente do IHAL,  Bernardo Lucas Mateus estão sendo esperados para essa solenidade representantes de várias academias e institutos, entre eles  a Academia Parnaibana de Letras, APAL, Academia de Letras do Vale do Longá, ALVAL, Academia de Letras da Região das sete Cidades, ALRESC, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, IHGGP e da Academia Campomaiorenses de Artes e Letras, ACALE.  Também deverão participar desse evento os sócios correspondentes do IHAL:  o médico e escritor José Itamar de Abreu Costa, o advogado Renato Araribóia de Brito Bacellar  e os jornalistas Antônio de Pádua Marques Silva e Antonio Gallas Pimentel.
Entre os membros que poderão tomar posse, o advogado e presidente da Academia Parnaibana de Letras, Antônio de Pádua Ribeiros dos Santos na cadeira 29 e advogada e ex-promotora de Justiça Maria do Amparo Coelho, como sócia correspondente Também serão empossados como membros efetivos: a enfermeira Maria Savina Marques de Sousa, o padre Clodomiro Sousa Silva, o engenheiro agrônomo Carlos Alberto de Araújo, o ex-deputado federal Paulo de Tarso Tavares e Silva, a professora Francisca Machado Torres Cordeiro, o compositor Bernardo José da Silva, o engenheiro civil Paulo César Lima, o agente de saúde Francisco de Assis Ibiapina e o empresário Josias Leódido Bona.
O livro Bury-açu é uma  coletânea de contos, casos e lendas ambientados da região Litorânea e do Baixo - Parnaíba, com destaque para o conto Bury-açu que trata do despertar da consciência do povo buritiense com relação à necessidade de preservação do brejo do riacho Buriti localizado na região central daquela cidade e que ainda possui grande potencial de fauna e flora. Segundo o autor o Bury-açu é uma mensagem endereçada principalmente para as crianças e os jovens, em cujos ombros, recai a responsabilidade da preservação da natureza no futuro.

Por José de Luis de Carvalho
Edição Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...