11 de jan. de 2012

Nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí

NOTA DE REPÚDIO
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí vem a público condenar veementemente e manifestar o seu repúdio a covarde agressão sofrida pelo jornalista CíCERO GEORGE PORTELA, do Portalodia.com,
que no exercício do jornalismo sofreu censura, humilhação e ainda teve o seu equipamento de trabalho, uma máquina fotográfica, tomada por supostos policiais à paisana que estavam a reprimir com truculência manifestações dos estudantes na avenida Frei Serafim. Se configurada a suposta ação policial, lamentamos profundamento que Agentes do Estado, impeçam com atos agressivos, desumano e de atentado à liberdade de imprensa e aos direitos humanos, contra profissionais dos meios de comunicação do nosso Estado. O jornalista apenas fazia a cobertura jornalística da manifestação, fazendo anotações e registro fotográfico das ações executadas tanto por manifestantes quanto dos policiais na repressão aos excessos na avenida Frei Serafim.
Diante de tal agressão à liberdade individual do profissional, o Sindicato manifesta apoio ao mesmo no sentido de garantir-lhe o reparo dos danos morais pela intimidação e abuso sofrido dos supostos agentes policiais que agiram com truculência contra o jornalista no seu exercício profissional.
É lamentável que fato como esse de censura e agressividade à liberdade de imprensa ainda ocorra por parte das autoridades policiais, exigindo do Governo do Estado do Piauí e do Secretário Estadual de Segurança Pública providências necessárias no sentido de fazer valer a ética profissional e o bom uso do aparelho policial do Estado.
O Sindicato dos Jornalistas está comunicando o fato à Federação Nacional dos Jornalistas, bem como aos demais sindicatos de jornalistas do país e às organizações internacionais de combate à violência contra profissionais da imprensa, a fim de que constem em seus anais e relatórios de Direitos Humanos.
Também colocou à disposição do jornalista a Assessoria Jurídica da entidade para adotar as medidas judiciais cabíveis em sua defesa, caso seja identificado de onde partiu a ação contra o jornalista. Reafirmamos, portanto, a nossa intransigente luta pela liberdade de imprensa e pelos direitos humanos.
Teresina, 10 de janeiro de 2012
A Diretoria

22 comentários:

  1. NOS ESTAMOS NO PIAUI OU NA SIRIA DO DITADOR.

    ResponderExcluir
  2. Os policiais são submissos a quem??
    Isso é ordem do próprio governo. Que se ve encurralado na pessima administração que o estado se encontra.

    ResponderExcluir
  3. Por que o jornalista não estava com a identificação da empresa onde trabalha ? duvido se tinha acontecido se o mesmo tivesse identificado. quem tá na chuva e p/ se molhar, se misturou com vândalo, fica dificil adivinhar quem e cidadão ou marginal.

    ResponderExcluir
  4. ACHO E POUCOOO......ficam usando do titulo de JORNALISTA.....para pode aumentar mais ainda a baderna para fazer "JORNALISMO SENSACIONALISTA".... não respeitando os policiais que ali estão...pois se vc não der motivos....eles não vão te bater.

    ResponderExcluir
  5. EEEeeeehhhhhhhhh. A SÍRIA É AQUI.
    PRIMAVERA PIAUIENSE!

    ResponderExcluir
  6. VAMOS CONVOCAR PROTESTOS DE SEM TETO, DESEMPREGADOS, INJUSTIÇADOS.
    ESTÁ NA HORA DE PROTESTAR.
    E QUANDO A POLICIA FIZER GREVE, VAMOS DAR PORRADA NELES!

    ResponderExcluir
  7. Caro pensador será que você não sabe que a ditadura militar acabou.

    ResponderExcluir
  8. é com muita tristeza que leio esta manchete, parece que estamos retrocedendo para a velha ditadura. O papel da policia é de manter a ordem e a integridade fisica da populacao, nao esquecendo de falar que vivemos em um estado democrático de direito e constitucionalmente previsto é permitido as manifestações pacificas. A meu ver os culpados (PM) devem ser punidos haja vista que os manifestantes estavam desarmados, tendo a PM agido com uma conduta truculenta e desnecessaria, ressaltando que estamos falando de civis desarmados pessoas que apenas queriam mostrar seu descontentamento com aumentos abusivos. Desta feita cabe ao governo do estado tomar uma providencia para que tal fato nao se repita.

    ResponderExcluir
  9. PENSADOR, NÓS NÃO PAGAMOS OS BANDIDOS DE FARDA PARA NOS BATER NÃO, OUVIU, MANÉ.

    ResponderExcluir
  10. A maioria das PMs por natureza é truculento. Só atacam de monte pessoas desarmadas pelas leis vagabundas da nação brasileira. Por outro lado todo PM pensa que é grande autoridade. Toda vez que um PM não consegue atingir o seu objetivo, alega desacata (grandes coisa), planta provas, e usam o corporativismo. Sem falar que ganham péssimos salários e tem um das piores formação educacional. Que nojo.

    ResponderExcluir
  11. Houve sim excesso de força pelos policiais. Vejam o que diz o MP de SP no caso da Cracolandia. Integração é para baratear passagem e não o percurso. Uma passagem e meia barateia o percurso, mas não o preço da passagem. O PI com a pior renda per capita pagar uma passagem das mais altas do país e com o menor percurso entre bairros, é sacrificar demais a população.

    ResponderExcluir
  12. o tal 2012 começou foi por teresina rpz !

    ResponderExcluir
  13. A POLICIA EXISTE É PARA BATER MESMO,EM BANDIDO E EM QUEM FOR A FAVOR DE BANDIDO, QUEM NÃO GOSTAR, FAZ CONCURSO PARA A POLICIA OU LEVA OS BANDIDOS PARA CASA PARA TIRAR A RAÇA COM A MÃE. QUANDO ESTÃO COM DOR DIZEM: AI MEU DEUS, QUANDO ESTÃO EM APUROS DIZEM: A SE TIVESSE UM SOLDADO AQUI

    ResponderExcluir
  14. A PRÓPRIA IMPRENSA É DESUNIDADE ATÉ NESSE MOMENTO, POIS NÃO LEMBRO TER VISTO AS TVs LOCAIS FALAREM NO ASSUNTO. ÉUMA LÁSTIMA DELCLECIO

    ResponderExcluir
  15. JORNALISTA QUE VIVE DA DESGRAÇA ALHEIA, ELES INCITAM O POVO A FAZER A MERDA PRA PODER POSAR DE DONO DA VERDADE... QUEM VOCÊS PENSAM QUE SÃO!!!!!! AI VEM UM MONTE DE BABACA COMENTAR BESTEIRA PRA DEFENDER BANDIDO, POR QUE ESTAS PESSOAS QUE ESTÃO DESTRUINDO COISAS ALHEIAS E BENS PÚBLICOS SÃO BANDIDOS, COM UM DISCUSO MEDÍOCRE... AH TÁ BOM ENTÃO A PM VAI PEDIR ENCARECIDAMENTE PRA ELES SAÍREM DE LÁ... VÁ SE CATAR... NA REALIDADE EU TÔ ACHANDO É A PM MUITO BOA DEVERIA SER MAIS DURA EM SUAS AÇÕES...

    ResponderExcluir
  16. VEJA O CAMINHO QUE O DINHEIRO DEVERIA FAZER:
    TRABALHADOR > GOVERNO > POLICIA > TRABALHADOR

    VEJA O QUE ACONTECE REALMENTE:
    TRABALHADOR >>> GOVERNO <> POLÍCIA

    ResponderExcluir
  17. concordo com o salário miserável.....apenas 1.500........................................................kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. baderneiro não quer convesa,,, o negócio é taca mesmo...

    ResponderExcluir
  19. ANONIMO DE 11 de janeiro de 2012 14:49......VC SUSTENTA COISA BEMMM PIOR....E NAO RECLAMA....."PALACIO DO PLANALTO" "GOVERNO DO PIAUI" PREFEITURA MUNICIPAL DE PHB"

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...