4 de jan. de 2012

Indústrias piauienses são beneficiadas com programa de alimento


Vice governador e presidente da FIEPI - Zé Filho
Por meio do Programa Alimentos Seguros (PAS), desenvolvido pelo SENAI em parceria com o Sebrae, 39 indústrias piauienses serão atendidas com Treinamento e Consultoria em Implantação das Boas Pratica de Fabricação (BPF) e do Sistema APPCC (Analise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). A ação contempla nesse primeiro momento as empresas dos segmentos Mel, Açúcar, Panificação, Laticínios, Sorvetes e Fabricação de doces e sucos.

De acordo com o coordenador do Programa no Piauí, Paulo Sérgio Pires “essas ações visam à segurança e inocuidade dos alimentos produzidos, enfatizando como objetivo principal a saúde do consumidor”.  Segundo ele, os trabalhos irão acontecer entre os meses de janeiro e junho deste ano e serão desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia em Alimentos do SENAI-PI.
Entre as empresas que serão beneficiadas com as ações do programa, constam vinte unidades de extração de produtos das abelhas vinculadas a Casa Apis, a Comapi e Lili Doces, entre outras. Conforme Paulo Pires, essas indústrias estão localizadas nos municípios de Teresina, Ipiranga e nas regiões de Picos e Simplício Mendes.

Paulo Pires - SENAI-PI
Os trabalhos desenvolvidos pelo PAS têm obtido resultados excelentes, principalmente na cadeia produtiva do mel” diz o presidente da FIEPI e vice-governador do Estado, Zé Filho. Segundo ele, os atendimentos já geraram às empresas a liberação para exportação de 50% dos estabelecimentos registrados. “A maioria desses empreendimentos liberadas pelo Ministério da Agricultura estão no Piauí e a União Européia é grande compradora do nosso mel”, afirmou.


O PAS é um programa desenvolvido por entidades do Sistema “S” que tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação dos alimentos. Atua no desenvolvimento de metodologias, conteúdos e na formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos em todo o país.



JÂNIO HOLANDA – ASCOM/FIEPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...