5 de jan. de 2012

Eike Batista compra Ilha do Caju e vai transformá-la um grande resort



 
Eike Batista

Informações dão conta de que a segunda maior ilha do Delta do Parnaíba, a Ilha do Caju, de propriedade de Ingrid Clark, herança da família Clark, foi vendida para mega empresário Aike Batista. A informação é que o empresário pretende transformar aquela ilha em um dos mais belos cartões postais do Delta para receber grandes empresários do mundo inteiro que bus lazer com tranqüilidade.

A Ilha do Caju atualmente:
A Ilha do Caju, uma das mais bonitas e mais bem preservadas do Delta do Rio Parnaíba, único delta das Américas em mar aberto que une os estados do Maranhão e Piauí formando dezenas de ilhas e ilhotas ao redor. Uma dessas ilhas é a Ilha do Caju, que pertence ao município de Araioses-MA e fica cerca de 50 km de distância de Parnaíba-PI. Com extensão de 10.139,3 ha, dos quais 35% de mangues, 12% de dunas, 23% de matas, 20% de campos e 10% de salgados.

Atualmente a ilha é uma área de proteção ambiental e sua permanência só é permitida após reserva na única pousada da ilha (cujos proprietários incentivam a preservação do local). Esta preservação torna a ilha uma das poucas que ainda mantém intacto seu ecossistema. Uma grande extensão de praias selvagens, mangues, restinga, igarapés, dunas e lagoas, além de uma rica fauna e flora (inclusive os cajueiros que deram nome a ilha).

E como em todo nordeste a temperatura média anual atinge 27ºC, nem por isso a época de chuvas deixa a desejar. É justamente nesse período (março a agosto) que imensas piscinas de água doce se formam entre as dunas, com grandes cardumes de peixes e a presença de jacarés. Como não poderia ser diferente, o ecoturismo é um dos principais meios de geração de renda dos poucos nativos que ainda vivem na ilha.

Apesar de pertencer ao Maranhão, a ilha tem seu melhor acesso por Parnaíba, no Piauí, por meio lanchas (voadeiras) que levam 40 minutos ou de barcos grandes (chalanas) que levam quase 4 horas para chegar até lá. Outro detalhe é que para permanecer na ilha é necessário pagar uma taxa de 15 reais, usada para manter a preservação do local. Além disso, menores de 15 anos não tem acesso permitido à ilha.

Existem muitas restrições ecológicas para passear pela ilha (é necessário assinar um Termo de Responsabilidade Pessoal e pagar a taxa de permanência), além da pouca infra-estrutura (apenas a pousada possui um gerador para energia elétrica). Definitivamente, a Ilha do Caju é um paraíso que para ser visitado deve ser primeiramente respeitado.

O QUE FAZER NA ILHA DO CAJU:
Os passeios pela ilha são feitos por jipes, tratores, cavalos ou charretes e com a presença de guias nativos. Há também os passeios de barcos, lanchas e caiaques, mas estes dependem da maré. Antes de iniciar a viagem é importante saber que a assinatura do Termo de Responsabilidade Pessoal é obrigatória e é proibida a entrada de menores de 15 anos.

COMO CHEGAR NA ILHA DO CAJU:
O acesso até a ilha é somente feito via fluvial. O mais fácil é ir até Parnaíba e de lá pegar uma embarcação para Ilha do Caju - aproximadamente 4 horas de viagem.

Por São Luís segue-se com destino a Araioses de ônibus ou carro pelas BR 135, BR 222 e MA 034. Depois é necessário pegar um barco para travessia até a Ilha do Caju.

Jornal da Parnaíba

19 comentários:

  1. é um grande empresário e grande empreendedor, só tem a melhorar a ilha!

    ResponderExcluir
  2. O AEROPORTO DO DELTA TEM FUNCIONAR.

    O AEROPORTO DE PARNAIBA NAO E SOMENTE DA PARNAIBA.

    ESSE AEROPORTO E DE ARAIOSES E DE OUTROS MUNICIPIOS VIZINHOS A PARNAIBA.

    ResponderExcluir
  3. Só o que faltava, este cara vai acabar com toda a fauna e flora da ilha por causa do capitalismo. E o povo do PI vai ficar só que nem calango, balançando a cabeça.

    ResponderExcluir
  4. Se ele comprou foi para o Laser dele.
    Até porque o IPHAN nunca iria deixar fazer nada lá. Como não deixa aqui.
    São ordens de cima. Não deixar a Parnaiba ter nada.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo esse homem!
    rico,bonito e inteligente.

    ResponderExcluir
  6. TA AI UMA COISA QUE EU GOSTARIA DE VER ERA ESTE MAGNATA COMPRANDO A CIDADE DE PARNAIBA..
    SO PRA VER SE NOSSA CIDADE ANDAVA PRA FRENTE...E SENTIRIA UM GOSTINHO SEQUER DE DESENVOLVIMENTO...
    PORQUE NA DIREÇÃO QUE ESTA INDO.........SEI NAO...

    ResponderExcluir
  7. VISÃO DE CRESCIMENTO PREDATÓRIO ISSO É OQUE ELE TEM... QUEM VIVER VERÁ O QUE IRÁ RESTAR DA ILHA DO CAJU.

    ResponderExcluir
  8. A Centenária familia Clark ja ta cansada, passando pra frente e o futuro será só nas fotos do Edilson Brito turismo. rsrrss

    ResponderExcluir
  9. o ibama e o instituto chico mendes vão deixar?

    ResponderExcluir
  10. Só quero saber como ele vai dobrar o pessoal da APA (Área de Proteção Ambiental).

    ResponderExcluir
  11. Eike só é rico pq seu pai lhe deu o mapa da mina quando foi presidente da Companhia Vale do Rio Doce,após fazer um estudo dos solos brasileiros com dinheiro da empresa.

    ResponderExcluir
  12. PRIMEIRO,A ILHA DO CAJU PERTENCE AO MARANHÃO OU SEJA TUDO SERÁ RESOLVIDO POR LÁ;OUTRA NOTICIA PARA OS DESAVISADOS,A ILHA DO CAJU É UMA ILHA FLUVIOMARITIMA,RIO E MAR ENTÃO NECESSARIAMENTE Ñ PRECISA DE NOSSO AEROPORTO POIS A ENTRADA DE IATES É POR VIA MAR, SENDO CONSTRUÍDO UMA MARINA,OUTRA BARREIRINHA TEM PISTA DE POUSO, OUTRA, O INPHA Ñ TEM NADA A VER COM ESSA COMPRA, POIS CUIDA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO ARQUITETÔNICO O IBAMA E O INSTITUTO CHICO MENDES Ñ CUIDA DO DELTA POIS ACONTECE TODOS OS DIAS CRIMES AMBIENTAIS NAQUELA REGIÃO, E INCLUSIVE DENTRO DA ILHA QUE ESTAR ENTREGUE NAS MÃOS DOS CAÇADORES.ACHO DIFICILÍSSIMO ELE TER COMPRADO ESSA ILHA,E SE TIVER COMPRADO O ESTADO DO MARANHÃO TEM Q LEVANTAR AS MÃOS PRO CÉU POIS ESTAR COM MUITA SORTE.

    ResponderExcluir
  13. TALVEZ SEJA VERDADE POIS BRUCE CLARK PAI DA INGLIDE, FALECEU A POUCOS MESES NO RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo disse...

    5 de janeiro de 2012 17:3

    Se ele comprou foi para o Laser dele. Até porque o IPHAN nunca iria deixar fazer nada lá. Como não deixa aqui. São ordens de cima. Não deixar a Parnaiba ter nada.



    1° Esse cara só pode ser muito rico mesmo pois pasmem, ele comprou uma ilha para o seu "laser" eu coitado não posso nem comprar pilhas para minha lanterna!

    2° IPHAN e a APA do Delta não tem relação nenhuma de gestão a menos que lá exista algum acervo arquitetônico tombado o que não é caso, para isso existe o Instituto Chico Mendes e o IBAMA!


    Pede para vir ordens de cima para iluminar tua mente, ignara!!

    ResponderExcluir
  15. UM POUCO DE HISTÓRIA:::Esse camarada é filho de ELIEZER LIMA - EX- PRESIDENTE DA VALE - O mesmo foi ministro das Minas e Energia do gabinete Hermes Lima (1962 - 1963) no governo do presidente João Goulart (1961 - 1964) - ...Logo após sair, sua família chegou de imediato a ter seis minas gigantes de ouro na região norte......ELAS DEGRADARAM PARTE DA AMAZÔNIA ALÉM DO TRABALHO ESCRAVO DOS GARIMPEIROS....NO CHILE AS TAIS MINAS DE OURO FORAM PROIBIDAS DE PLANO DIANTE DA SERIEDADE DO GOVERNO CHILENO( O QUE POR AQUI É FICÇÃO!!!),,,MESMO COM INSISTÊNCIA DO TAL EIKE.......(EITA!!).......DAÍ EM DIANTE EXPLODIU A FORTUNA....... FOI SÓ CORRER PRO ABRAÇO!!!!..(MUITA FACILIDADE METEÓRICA NÉ NÃO?????).................Agora mais essa...............Certamente pra passear de lancha e observar a importância da marcha a ré na vida do caranguejo, não é!!!!..............E por trás disso????? ......EI...EI..... ADEUS PARAÍSO!!!CERTAMENTE VÃO DEGRADAR TODA A REGIÃO EM NOME DOS LUCROS DESMEDIDOS,, IRASCÍVEIS,,,SOB ALEGATIVA DE UM FALSO PROGRESSO!! - " A FORÇA DA GRANA QUE ERGUE E DESTRÓI COISAS BELAS -(CAETANO) !!!

    ResponderExcluir
  16. Parnaíba já não tem quase nada, vão comprar a ilha e depois o delta. E nós vamos pastar mais ainda. Os governantes vão ganhar uma coisinha ou vão impedir esta destruição da natureza?

    ResponderExcluir
  17. Pelo menos alguem de cultura faz um comentario q preste..

    ResponderExcluir
  18. meus amigo ele so comprou a ilha pq nela tem petroleo.. voces nao lembra dessa materia q saiu no jornais.....Em reunião realizada na cidade de Capinzal do Norte a empresa confirmou ter encontrado grande quantidade de petróleo na cidade de Bacabal. Ainda não foi confirmada a quantidade exata mas estima- se que seja suficiente para colocar o Maranhão definitivamente no mapa dos grandes produtores de petróleo do Brasil. A notícia foi confirmada ontem pelo Secretário de Estado de Minas e Energia, Sr. Ricardo Guterres em palestra realizada para os alunos de Petróleo e Gás do Uniceuma, ele que também participou da reunião em Capinzal do Norte onde foi anunciada a descoberta. A OGX Maranhão recebeu da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) licença prévia para perfuração (LPper) de poço exploratório de petróleo e gás nas fazendas São Bartolomeu (bloco BT-PN-08) e Torrão (bloco BT-PN- 05), em Santo Antonio dos Lopes e Bacabal, respectivamente, ambas localizadas na Bacia do Parnaíba. A OGX Maranhão amplia suas atividades de perfuração de poços, até então limitado a Capinzal do Norte, Santo Antonio dos Lopes e Lima Campos ,agora também ao município de Bacabal. A OGX Maranhão informou ainda que recebeu da Sema licenças prévia (LP), de instalação (LI) e de Operação (LO) para a realização de atividades de pesquisa sísmica nos setes blocos que detém na Bacia do Parnaíba, incluindo os municípios de Brejo de Areia, Jenipapo dos Vieiras, Lago Verde, Olho d’Água das Cunhãs, Pio XII, Lagoa Grande do Maranhão, Santa Inês e Satubinha. Com essas licenças, a OGX amplia seu plano de negócios para a Bacia do Parnaíba, onde a empresa pretende investir US$ 340 milhões em atividades de perfuração e US$ 110 milhões com instalações - que incluem sistema de captação (linhas e manifolds), produção para gás seco e gasoduto curto. A campanha exploratória da OGX na Bacia do Parnaíba teve início em setembro de 2009. Até abril de 2011, já haviam sido perfurados quatro poços, todos do bloco PN-T-68 , dos quais dois - as acumulações Califórnia (agora denominada de Campo de Gavião Azul) e Fazenda São José (Campo Gavião Real) -, tiveram comercialidade de gás natural das descobertas declarada à Agência Nacional do Petróleo (ANP) . Esses dois campos (Gavião Real e Gavião Azul) serão os primeiros a produzir gás natural, a partir do segundo semestre de 2012. As acumulações deverão atingir uma produção bruta de 5,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (aproximadamente 200 milhões de pés cúbico/dia) , ou cerca de 36 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd) em 2013 (aproximadamente 15.000 boepd líquido para a participação da OGX). Atualmente, as atividades da OGX Maranhão contam com duas sondas operando em paralelo e uma terceira será contratada ainda este ano. Até 2013, a empresa planeja perfurar 15 poços na Bacia do Parnaíba. A OGX Maranhão é uma sociedade de propósito específico, em que a OGX S.A. detém 66,7% e a MPX, 33,3% , conforme comunicado divulgado em setembro de 2009. Um Memorando de Entendimentos firmado à época formalizou a intenção de celebrar um acordo de fornecimento de gás natural pela OGX Maranhão para usinas termelétricas a serem desenvolvidas pela MPX

    ResponderExcluir
  19. Ele deveria comprar o PI! Só assim teríamos progresso!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...