30 de jan. de 2012

Congratulações pelo texto

Ola prezado Carlson,

Sou Parnaibano e moro atualmente em Toulouse, França, onde trabalho como pesquisador em um grande laboratório.
Gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa e bom gosto de postar o texto "

O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL".

é animador ver um espaço Parnaibano da internet ocupado por textos que esclarecem fatos,
enriquessem discussões e valorizam o espirito critico dos leitores.

Particularmente, este texto me chamou atenção pois faz parte da minha realidade cotidiana aqui na Europa o contato com essa visão distorcida do Brasil.
Sempre procurei, como chama atenção o texto, valorizar as qualidades do nosso pais aqui fora e me entristece muito ver brasileiros falarem mal do pais por aqui apenas pelo habito e tradição de se colocar o Brasil como um pais inferior.

No dia em que nos dermos o devido respeito, o mundo tera outros olhos com a gente.

Parabéns pelo blog.

Abraços.

Por Moisés Teles - Toulouse-FrançaEdição Blog do9 Pessoa 

7 comentários:

  1. Somos Patriotas, mas não somos ‘vibradores’ e não gostamos que estranhos venham dar palpites em nossos costumes. ‘Mateus pariu que embale’. Isso e problema nosso.
    Mas também não somos cegos a ponte de não reconhecer nossas falhas.
    E importante afirmar, somos a 6ª economia do mundo, mas somos o 101º em PIB per capta. Atrás do Uruguai, da Venezuela e do Cazaquistão e mais outros 98, óbvio. Somos apenas o 73º em IDH. Todos os países de primeiro mundo e os demais da lista dos 7 mais ricos estão no chamado clube do primeiro mundo. Para fazer parte desse seleto grupo, não basta ter uma economia de ponta. É preciso qualidade de vida. E preciso ter um IDH, (Índice de Desenvolvimento Humano) top.
    Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a:
    • Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).
    • Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).
    • Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).
    • Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).
    • Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.
    • Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população).
    • Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).
    • Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)
    • Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros).

    Ainda estamos longe do ideal e se não tivermos uma visão critica levaremos mais tempo pra chegar lá .
    Não é deboche, mas se a nossa visão se voltar para o Piauí. Descobriremos que estamos há anos-luz de ser uma Nação de primeiro mundo.
    Esse upgrade poderia acontecer muito mais rapidamente se os nossos políticos e Gestores Públicos tivessem mais critério e pensamento de estadistas.
    Em tempo: a diferença entre um político e um estadista. É que o primeiro, o político, está de olho nas próximas eleições e o segundo, o estadista, nas próximas gerações.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o comentàrio acima, aliàs muito bem escrito. Parabéns ao Sr. Moisés Teles,mas eu sugiro que ele faça uma revisao no portugues, pois no seu texto existem erros graves.A nossa lingua merece mais cuidados.

    ResponderExcluir
  3. MEU CARO MOISÉS EU GOSTEI BASTANTE DO TEXTO, SÓ QUE ELE É DE MUITOS ANOS ATRÁS.SE NÃO ME ENGANO FOI SCRIYO EM 2004.MAS O BRASIL É O BRASIL SEMPRE,PATRIA AMADA

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo, obrigado por zelar pelo bom português. So gostaria de explicar (nao justificando) que teclado francês nao tem todos os acentos que normalmente se usa num teclado normal.

    ResponderExcluir
  5. O Moises é um grande amigo que tenho. Estudamos juntos em Parnaíba e tivemos a felicidade de nos reencontrarmos no curso de engenharia na UFC. Torço por você, irmão! Sei que você é um exemplo da capacidade do nosso povo parnaibano!

    ResponderExcluir
  6. O bicho tá na frança, ói. marr num é bunito?!
    Ô Janaina Martins. Ele pode muito bem ter escrito o texto no iPhone ou iPad.

    ResponderExcluir
  7. Falou bem Rafa. O Moisés é um exemplo de quando a pessoa quer vencer na vida consegue. Parabéns Irmão sucesso e muita saúde. Sinto muito Orgulho de ser um grande amigo seu

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...