O Piauí foi apontado, pelo Instituto Sangari, como o segundo Estado brasileiro mais seguro do Brasil. O dado integra a pesquisa “Mapa da Violência 2012: Os Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil”, divulga nesta quarta-feira (14).
Segundo o levantamento, o Estado aparece na 26º colocação perante ranking nacional no que diz respeito ao número de homicídios registrados no último ano. Em 2010, o Piauí teve 13,7 mortes violentas para o grupo de 100 mil habitantes.
A pesquisa elenca os números de mortes violentas nos últimos 30 anos. O trabalho levou em consideração os dados das 27 unidades federadas, as 27 capitais brasileiras, as 33 regiões metropolitanas e os 200 municípios com elevados níveis de violência no país.
No Brasil, a taxa de homicídios caiu. No ano de 2000 eram 26,7 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Em 2010, o número caiu meio porcento e ficou em 26,2 mortes violentes registradas no período de um ano.
O Estado de Alagoas segue como a unidade da federação mais violenta. No ano passado, 66,8 homicídios foram registrados para cada 100 mil habitantes do local. Santa Catarina segue como o Estado mais seguro, tendo registrado apenas 12,9 mortes para o grupo de análise.
Essa realidade deixa ainda o Piauí com a confortável marca de Estado mais seguro do Nordeste e Teresina, e sua região metropolitana, como a capital com menor índice de homicídios da região.
Interior do Piauí
A pesquisa, entretanto, mostra uma realidade de insegurança no interior do Estado. Em dez anos, as cidades que excluem a capital e a região metropolitana no Piauí, viu o crescimento de 276% no número de homicídios registrados.
Em 2000, o interior do Estado tinha 1,7 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Em 2010 foram registrados até 6,4 mortes para o grupo de análise. Já na região metropolitana de Teresina, o índice passou de 18 em 2000 para 23,8 em 2010: alta de 32%.
Lívio Galeno
Edição Blog do Pessoa
O 2 mais seguro é assim, avali o mais violento.
ResponderExcluirGuardando as proporções, Parnaiba deve ser a mais violenta do Brasil. Esse indice apresentado talvez represente um décimo da realidade
ResponderExcluirÉ verdade?
ResponderExcluirAs estastísticas não são suposições. se baseiam em informações reais. Ocorre que muitos homicídios se quer são registrados porque as Delegacias não oferecem condições para isso nas grandes cidades e no interior o crime é banalizado.
Em resumo, os númros informados para a estatística não representam a realidade dos fatos.
KKKKKKKKKKKK ISSO É UMA PIADA!!! FALA SERIO!!VOU TER QUE ME PREPARAR TBM COM UM DESSES,BEM MUNICIADO!! TIRAR DE LINHA ESSES BANDIDOS!!!
ResponderExcluirou o poder público do estado esta achando que é 1 de abril, ha para com isso eu estou em uma cidade PARNAIBA que tem ladrão , tem policial ladrão , tem politico ladrão , tem empresario ladrão . tá de brincadeira. fora os assassinos.
ResponderExcluirEstatistica é estatistica. Na realidade a realidade é muito maior. Apesar de gostar muito da matéria.
ResponderExcluirLevando em consideração que mais de 50% das pessoas no Piauí que sofrem algum tipo de delito não registram queixa, ou seja, não há registro oficial destas ocorrências, poque acreditam que não vai haver nenhuma atitude da policia, realmente o Piauí é um Estado seguro, ou seja, com o indice de violência baixo. Parabéns autoridades do Piauí!
ResponderExcluiressa pesquisa nao deve ter passado por parnaiba nos ultimos tempos.porque a bandidagem ta rolando solto e ninguem faz nada.
ResponderExcluirAlemanha 2010: 8,4 homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Quota de descobrimento (sucesso na investigação): 95,4%.
ResponderExcluirOs governantes precisam investir na segurança pública. Façam concursos para policia civil e militar, aparelhem as policias.Caham policias para Parnaiba. Olhem o exemplo do ceará. Acordem! Não adianta ficar culpando o policial militar ou civil,porque eles são poucos em Parnaiba.
ResponderExcluir