22 de dez. de 2011

PERFIS DOS CORRUPTOS

Frei Betto escreveu para a Folha

Por que há tanta corrupção no Brasil? Temos leis, sistema judiciário, polícias e mídia atenta. Prevalece, entretanto, a impunidade - a mãe dos corruptos. 
O corrupto não se admite como tal. Esperto, age movido pela ambição de dinheiro. Não é propriamente um ladrão. Antes, trata-se de um requintado chantagista, desses de conversa frouxa, sorriso amável, salamaleques gentis. 
O corrupto não se expõe; extorque. Considera a comissão um direito; a porcentagem, pagamento por serviços; o desvio, forma de apropriar-se do que lhe pertence; o caixa dois, investimento eleitoral. 
Bobos aqueles que fazem tráfico de influência sem tirar proveito.
“O corrupto não sorri, agrada; não cumprimenta, estende a mão; não elogia, incensa; não possui valores, apenas saldo bancário”, De tal modo se corrompe que nem mais percebe que é um corrupto. Julga-se um negocista bem-sucedido.
O corrupto não tem escrúpulo em dar ou receber caixas de uísque no Natal, presentes caros de fornecedores ou patrocinar férias de juízes. Afrouxam-no com agrados e, assim, ele relaxa a burocracia que retém as verbas públicas. Melífluo, o corrupto é cheio de dedos, encosta-se nos honestos para se lhe aproveitar a sombra, trata os subalternos com uma dureza que o faz parecer o mais íntegro dos seres humanos. 
Há vários tipos de corruptos:

- O corrupto oficial se vale da função pública para extrair vantagens a si, à família e aos amigos. Troca a placa do carro, embarca a mulher com passagem custeada pelo erário, usa cartão de crédito dubitável no orçamento do Estado, faz gastos e obriga o contribuinte a pagar.
Considera natural o superfaturamento, a ausência de licitação, a concorrência com cartas marcadas. Sua lógica é corrupta: "Se não aproveito, outro sai no lucro em meu lugar". Seu único temor é ser apanhado em flagrante. Não se envergonha de se olhar no espelho, apenas teme ver o nome estampado nos jornais e a cara na TV.
Há o corrupto privado. Jamais menciona quantias, tão somente insinua. É o rei da metáfora. É o rei da metáfora. Nunca é direto. Fala em circunlóquios, seguro de que o interlocutor sabe ler nas entrelinhas.
-O corrupto "franciscano" pratica o toma lá, dá cá. Seu lema: "quem não chora, não mama". Não ostenta riquezas, não viaja ao exterior, faz-se de pobretão para melhor encobrir a maracutaia. É o primeiro a se indignar quando o assunto é a corrupção.
O corrupto exibido gasta o que não ganha, constrói mansões, enche o pasto de bois, convencido de que puxa-saquismo é amizade e sorriso cúmplice, cegueira.
-O corrupto cúmplice assiste ao vídeo da deputada embolsando propina escusa e ainda finge não acreditar no que vê. E a absolve para, mais tarde, ser também absolvido.
-O corrupto previdente fica de olho na Copa do Mundo, em 2014, e na Olimpíada do Rio, em 2016. Sabe que os Jogos Pan-Americanos no Rio, em 2007, orçados em R$ 800 milhões, consumiram R$ 4 bilhões.

- Enquanto os corruptos brasileiros não vão para a cadeia, ao menos nós, eleitores, ano que vem podemos impedi-los de serem eleitos para funções públicas.

Carlos Albeto Libânio Christo, frei Betto, frade dominicano - escreveu para a Folha

Blog: Todos conhecemos algum tipo de corrupto. E o mal que aflige muitos de nós brasileiros: no fundo, sentimos que o que nos faltou foi oportunudade. Triste. 


Por Waldemir Sá

10 comentários:

  1. Os corruptos saem do meio de nos. Temos que procurar ensinar e da exemplos para nossos filhos. Pois eles poderao estar no pode no futuro.

    Se o Brasil nao cobrar punicao para os corruptos, nunca vamos deixar de ser um pais corrupto.

    A corrupcao traz atraso para nosso pais.

    Devemos educar nosso filhos.

    ResponderExcluir
  2. Não é muito difícil falar sobre à corrupção, porque se todos perceberem Parnaíba convive ininterruptamente no seu dia-a-dia com os efeito colaterais dessa desgraça. Falando basicamente nos principais tipos de corrupção: a institucional, a cultural, e a moral. Contra esta, não há solução. Se você não vê problema em pequenos gestos ilícitos, como molhara mão de um guarda, não é o Estado que vai convencê-lo do contrário. A corrupção na política começa antes do candidato se eleger. Campanhas realizadas com dinheiro sonegado-o tal caixa 2 - alimentam a sujeira. O candidato recebe uma grana preta de um empresário e, depois de eleito, paga em favores. É o famoso rabo preso. A corrupção na política se torna quase impossível de acabar, porque no Brasil, crimes eleitorais são julgados por tribunais especiais (que julgam apenas questões eleitorais). A distinção leva à corrupção. Como resolver? Usar o código penal para todos - candidatos. E, esse tipo de bandido(político corrupto), acha a maneira mais fácil de escapar "dessa Justiça". Os políticos corruptos têm seus nomes encaminhados à Justiça Eleitoral. Em tese, seriam inelegíveis a partir desse momento. Mas os recursos conseguem arrastar o processo por vários anos. Quando são condenados, já passaram por vários mandatos e enriqueceram com nosso dinheiro. Só há uma maneira de reduzir-e muito a corrupção: Tornando a educação pública no minimo no nível da particular. Mas, isso para os corruptos seria o mesmo que matar-a galinha do ovos de ouro. A partir do momento que "o povão" estiver bem educado, aprenderam a votar e passaremos a viver em um Pais melhor. Passaremos a conviver com a lisura política que é o sinônimo de desenvolvimento social. A redução de 10% no nível de corrupção poderia aumentar em 50% a renda per capita do brasileiro, num período de 25 anos. Os políticos acusados e até mesmo os que já foram condenados por improbidade administrativas estão todos-aí em nosso meio, ricos com seus filhos formados, até mesmo uns já engajados na política e com certeza seguiram o exemplo de seus mestres. É fácil identificá-los, mas falta educação no nosso povo, e vendo por-esse âmbito, esta difícil. *** G7 ***

    ResponderExcluir
  3. O que está acontecendo no mundo é muito mais cruel. Pequenas coisas são apenas planos para atrair a atenção dos frágeis. Corrupção não existe, e a liberdade é só uma idéia. Leia-se O Protocolo dos Sábios de Sião, e veja se as leis são para fazer justiça para todos, ou somente para punir os fracos. Pode-se até perguntar se não seria melhor que elas não existissem. As farsas diárias dos governantes mundiais são verdade pura para os ignorantes e desatentos, incrédulos, que acham toda ação benfeitora, para o bem de todos. Tudo não passa de conspiração contra o que é natural, contra a natureza e quem a criu, que levam a culpa de todas as tragédias, de todo o mal que a humanidade sofre. Acorda, Brasil; acorda, mundo! A NATUREZA NÃO É MÁ, POIS É UMA CRIAÇÃO DIVINA.

    ResponderExcluir
  4. Conceito interessante do Anônimo de 22 de dezembro de 2011 15:14.
    "Foi a natureza que criou as bases para a vida em sociedade como a conhecemos, e não o homem" (Frans de Waal).
    O primatologista holandês Frans de Waal defende em seu livro Eu, Primata que a conduta política e o altruísmo são constatados nos primatas e têm, portanto, uma raiz biológica comum. Em outro livro seu, Primates and Philosophers, Waal defende que a propriedade da moral, que antes se acreditava exclusiva do ser humano, também se apresenta em outros primatas. Ele acredita que a moral do homem não surgiu do nada ou que seja produto de religião ou cultura. Ela teria, segundo o autor, origem semelhante à dos primatas, pois são encontrados neles a capacidade de empatia, a reciprocidade e o senso de justiça.

    ResponderExcluir
  5. na parnaiba tem um PROFESSOR QUE ÉCORRUPTO NA EDUCAÇÃO,NA VIDA PESSOAL E VIVE DE APARENCIA,SÓ ENGANA QUEM NÃO CONHECE A PEÇA É O TAL DE RARISON.

    ResponderExcluir
  6. Se nós os moradores da parnaíba sempre que tentarmos resolver qualquer problema importante da nossa cidade sendo a bola da vez à corrupção, sempre aparecer alguém seja dotado de boa fé ou não. Mas, que direta ou indiretamente acabe desvirtuando a atenção do principal foco seja para religião filosofias e etc... nunca vamos chegar em um bom senso. O que dá para perceber é que falta tolerância em ambas as partes, Que tal "as partes" deixarem suas teorias e conceitos de lado, levantando uma bandeira branca para juntar forças e tentar resolver "as questões em comum". Os cristão são dotados de inteligência. E os que ateus também. Então, seres altamente inteligentes ao invés de combaterem juntos o mal que é o culpado de tanta desgraça à corrução, se desgastam com teorias e conceitos, enquanto isso os menos inteligentes aqueles que só sabem ou, vive à corrupção; Um dia após outro. *** G7 ***

    ResponderExcluir
  7. Sr. ***G7***, o que se quer transmitir é que não existe consequência sem causa, e não existe causa sem a ordem para causá-la. Olhe além das fronteiras e verá. Se quisermos mudar o nosso meio, teremos que começar pelo todo, e isso não é uma luta em terreno delimitado, tem que ser em todo o planeta. O bem contra o mal, mas só venceremos se houver união, mas é uma união diferente que poucos são aptos de enxergar.

    ResponderExcluir
  8. AS ELEIÇÕES EM PARNAIBA VAI SER UM SHOW DE BAIXARIA O BLOG ESTÁ DE PARABÉNS COMENTANDO O PERFIL DO CORRUPTO,AGRADEÇO QUEM FEZ O COMENTÁRIO DESSE PROFESSOR RARISON POIS ELE NÃO LIGA PARA OS SEUS ,IMAGINE PROS ELEITORES,VAI TRABALHAR DEIXA DE ENGANAR OS OUTROS.

    ResponderExcluir
  9. João Ubaldo Ribeiro na sua crônica ressalta: “Ninguém se espanta ou discute, quando se fala que determinado político é ladrão. Já nos acostumamos, faz parte de nossa realidade, não tem jeito. Alguns desses ladrões são até simpáticos e tratados de uma forma que não vemos como cúmplice, mas como, talvez, brasileiramente afetuosa. Votamos nele e perdoamos alegremente seus pecados, pois, afinal, ele rouba, mas tem suas qualidades. E quem não rouba? Por que todo mundo já se acostumou a que, depois de uma carreira política de uns dez anos, todos estão mais gordinhos e com o patrimônio às vezes consideravelmente ampliado? Como é que isso acontece rotineiramente com prefeitos, vereadores, deputados, senadores, governadores, ministros e quem mais ocupe cargo público?”
    Tem razão o ilustre baiano. Quem consultar livros de História do Brasil, nunca encontrará quem do povo tenha se revoltado de fato com a roubalheira geral. A corrupção (germe da desonestidade) integrou como costume brasileiro. Sem corrupção, muitos brasileiros não progridem.

    ResponderExcluir
  10. Tudo bem anônimo 09:41- consequência sem causa... causa sem ordem: Mas, para se "olhar alem das fronteiras", primeiro a maioria das pessoas normalmente aquelas que em primeiro lugar nasse e depois cresse. Vem o que chamamos de dever de casa ou, cortar a própria carne. Ou nunca poderemos enxergar em âmbito "periférico" ou pelo-um todo. Não me leve a mal, mas, nós somos todos animais, e um animal que tem respeito próprio delimita seu terreno aí sim, por onde passa "conquista à união". Mas é isso, se optarmos por algo mais fora do contexto(...). esbarramos em algo totalmente fora do foco. Sem ressalvas. *** G7 ***

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...