14 de dez. de 2011

A perda de valores cívicos

Boa noite Senhor Carlson.

Eis a imagem proposta para o comentário de "Leitor"

Ao longo do tempo observo a decadência da sociedade como o resultado da perda de "valores cívicos" por parte dos cidadãos parnaibanos.
Não há um elemento singular ou único que marca a decadência, mas um conjunto de comportamentos sociais e de reações que indica forte deterioração da solidariedade social e uma crescente anomia em relação aos valores básicos da sociedade. A falta de confiança nas instituições políticas e a forte desconfiança das motivações de outros grupos sociais fazem com que líderes e liderados não mais se sintam comprometidos com o mesmo conjunto de valores, passando a ocorrer manifestações de introversão e de egoísmo que logo superam a identificação com a pátria.

Proponho-me, neste curto ensaio analítico, traçar os elementos principais de uma pequena radiografia da decadência, de maneira a subsidiar, talvez, diagnósticos mais precisos de situações concretas que possam preocupar os leitores eventuais deste “manual” de identificação dos sinais precursores de uma decadência percebida. Assim, pode-se saber que uma sociedade, está em decadência quando:

1). O sentimento de mal-estar se torna generalizado na sociedade, ainda que possa ser difuso;
2). Os avanços econômicos são lentos, ou menores, em relação a outros povos e sociedades;
3). Os progressos sociais são igualmente lentos ou repartidos de maneira desigual;
4). As leis passam a não ser mais respeitada pelos próprios agentes públicos e cidadãos;
5). As elites se tornam egolatradas, focadas exclusivamente no seu benefício próprio;
6). A corrupção é disseminada nos diversos canais de intermediação dos intercâmbios sociais;
7). Há uma desafeição com ascensão de corporativismos e particularismos;
8). A cultura da integração é substituída por reivindicações exclusivistas;
9). A geração corrente não se preocupa com a conseqüência, nos planos fiscal, ambiental ou outros.
10). Ocorre a degradação moral ou ética nos costumes, a despeito mesmo de “avanços” materiais.

Enfim, a sociedade soçobra ainda na "anomia" e na "desorganização", a que são normalmente associados essas noções de decadência ou de declínio.

Abraço forte, extensivo aos seus familiares.

Enfim, a sociedade soçobra ainda na "anomia" e na "desorganização", a que são normalmente associados essas noções de decadência ou de declínio.


Por Josef Anton Daubmeier
Edição Blog do Pessoa 

11 comentários:

  1. VERDADE JOSEF, UM EXEMPLO DISSO, PERDA DE VALORES, E O DA CIDANAIA, RESPEITOS COM A CIDADE, CIDADÃO QUEBRANDO PASSEIOS CENTRAIS DE AVENIDAS PARA ECONOMIZAREM GASOLINA, E COLOCAR EM RISCO O TRÁFEGO DE VEÍCULOS, LAMENTÁVEL, PESSOAS COMO ESSAS MERECIAM MORAR EM CIDADES DO INTERIOR, BEM AFASTADAS COM CHÃO DE TERRA, E OLHA QUE ISSO É SO UM EXEMPLO DE PERDA DE VALORES, Parabéns grande Josef, sábias palavras....

    ResponderExcluir
  2. Concordo, e qual a solução? como resolver? qual o plano?
    penso que o primeiro passo é promover uma forte atuação no sistema educacional, priorizando ações para qualificar professores e escolas.
    Melhorar salário e promover um plano de carreira para desenvolvimento pessoal e profissional.
    Esse é o primeiro passo. É a base para reduzir tais indicadores.
    Enquanto a educação não for prioridade não haverá ORDEM e Mmuito menos PROGRESSO
    Não é possível desenvolver uma sociedade com analfabetos.

    ResponderExcluir
  3. Isso retrata alguns comentários feito por pessoas mediocres, com pensamentos individualistas, que acha melhor pagar uma consulta médica, do que exigir dos órgãos públicos um melhor atendimento a população, prefere pagar um segurança privado, do que exigir segurança pública da policia, prefere fazer um percurso na contramão em vias públicas do que reclamar de uma interdição. Portanto, comungo com todas as suas colocações em relação a uma parte de nossa população parnaibana, precisamos dar mais importância às questões coletivas, fazendo com que haja mudanças favoráveis a nosso favor, parabéns senhor Josef, por sua cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Josef vc voltou!!! Senti sua falta neste blog... Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Sr. Josef pela analise que atingiu o ponto em cima do i. A realidade reflete que retrocedemos ao meio selvagem, na amoralidade e incultura, não respeitamos leis nem sagramos bons costumes. Enfim, destruímos mesmo os valores cívicos: uns por ação e outros por omissão! Consentimos à invasão e apropriação de praças e logradouros públicos, o caos no trânsito, a escandalosa insegurança, saúde pública e a criminosa perturbação do sossego alheio, por exemplo.
    Igual o Júlio, gostaria ler sua sugestão de como solucionar. Agradeço já.

    ResponderExcluir
  6. Grupos sociais que, historicamente, se apóiam no "conformismo" e no "comodismo", dificilmente terão condições de se libertar de arcaicos modos de viver,pensar e agir.Também terão imensa dificuldade para assimilar bruscas mudanças culturais, como os paradigmas de modernidade.
    Não que as tradicionais culturas estejam fadadas ao anonimato. Nada disso! Pois é desta cultura primitiva que as bases para o atual progresso foram firmadas.
    A paisagem reflete, em todos os tempos de nossa civilização, o choque de culturas. Exemplo: Teresina, cidade que mescla modernidade urbana com tradicionalismo arquitetônico. A reurbanização da capital piauiense aos poucos vai sendo consolidada. Infelizmente, devido a vários fatores, muitos não conseguem compreender tal metamorfose sócio-espacial. E a cidade de Parnaíba, quando estará pronta para tais transformações: humanas (evolução do pensamento) e materiais?

    ResponderExcluir
  7. Sem faltar com respeito a colocação sobre os "10 mandamentos fúnebres". Seria mais apropriado se fosse um texto de incentivo ao desenvolvimento, ou até mesmo uma critica construtiva no mesmo sentido. Chega de picuinha, chega de criticas que apenas descamba para o lado da "contenda", e que de alguma forma só incrimina os eleitores, e de outra, livra os verdadeiros culpados(os corruptos). O mais importante nesse momento é impedir a saída dos profissionais que ainda existe por aqui, e trazer de volta os que estão no meio do mundo por falta de um suporte adequado para que eles fiquem de vez. Porque, Parnaíba de uma forma ou de outra esta cheio de analista nesse sentido(criticas pejorativas). Apenas expõe o lado "podre", e pouquíssimas pessoas lança ideias para acabar com o desemprego ou tirar de vez o povão das rédeas dos verdadeiros malfeitores que apenas os engana com falsas promessas e engodo de festividades que não chega a lugar nenhum. Espero que não me leve a mal, mas, uma pessoa que tem vários e sérios admiradores, tem mais é que se juntar com quem realmente quer o desenvolvimento desse cidade e bolar uma formula de tirar de vez esses que aí estão. *** G7 ***

    ResponderExcluir
  8. Caro Max. "O pior analfabeto é o analfabeto político.
    Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
    Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
    Nada é impossível de Mudar
    "Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo e examinai, sobretudo, o que parece habitual.
    Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sinistra, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar."

    ResponderExcluir
  9. Prezado Senhor Max Garibalde. Pena que o Senhor interpretou os 10 indicativos como "mandamentos fúnebres" e a classificação objetiva da analise como "crítica pejorativo". O Senhor é capaz de dar sugestões ou "bolar uma fórmula" sem ciência exata dos problemas?

    Há mais um aspecto para ser integrado:
    1). Pontos positivos do sistema democrático
    É um princípio democrático os cidadãos serem obrigados a cumprir os seus deveres, determinados por lei e por uma Constituição. Isso é um benefício para a sociedade, pois um cidadão, ao exercer as suas obrigações, como respeitar as normas, garante que os outros indivíduos não serão prejudicados.

    2). Pontos negativos
    A Eleição, símbolo da democracia, também pode vir a ser um problema. Eleitores sem uma boa base educacional, sem acesso a informação ou que não se importam muito com a política são facilmente manipulados por candidatos desleais. Esse tipo de manipulação é marca dos chamados currais eleitorais. Dessa maneira, podem ser eleitas para o governo pessoas incapazes ou, pior ainda, desonestas, mas que sabem tirar proveito da mídia e da propaganda eleitoral.
    Qual seria sua fórmula para evitar o citado?

    ResponderExcluir
  10. Caro Anderson. É muito provável que a pior casta do mundo não seja o "analfabeto político", e sim alguns mutantes que sempre se transforma em tempo pré eleitoral. Mas, em tese respeito seu ponto de vista; Dimas(bíblico), mudou em seus últimos momentos e porque não uns reles mutantes. E, até que se prove ao contrário o maios de todos os políticos até hoje chama-se Jesus, e porque alguém em sã consciência seria contra? Mas dê uma chance a si mesmo perdoando todos esses que você denominou com nomes que só uma pessoa meia descontrolada momentaneamente(humanamente), "vomita" tantas "realidades". Antes que algum religioso venha querer debater sobre o delicado assunto(Bíblico). Qual a relação dos apóstolos de Jesus com os cargos públicos. Jesus teria escolhido a dedo seu ministério? O grupo era muito eclético. Pode-se dizer que havia quatro empresários: Simão, André, Tiago e João. Dois Guerrilheiros: Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes. Judas era o diretor-financeiro do grupo e se havia esse cargo é porque havia finanças para administrar. Mateus era um dos principais fiscais de tributos da judeia. Então política, política, e política: está na veia... espero que, no minimo tu, tenha entendido o recado. Boa noite. *** G7 ***

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...