27 de dez. de 2011

OPINIÃO: Sobre alevinos colocados na Lagoa do Portinho

Caro Carlson,

Com certeza esta não é a decisão mais acertada para o problema das piranhas na Lagoa do Portinho. O risco de que a população de piranhas aumente é altíssimo, uma vez que se está aumentado a oferta de alimento para elas colocando-se alevinos de espécies que servem de base na alimentação das piranhas e em quantidades que provavelmente não são compatíveis com as populações da lagoa, ou seja, bem antes que estas espécies atinjam a maturidade sexual e comecem a se reproduzir, já terão sido dizimadas pelas piranhas. Não se pode querer fazer um trabalho desta magnitude sem a introdução de uma espécie que se alimente das piranhas, sem um predador das mesmas.
Esse trabalho é em vão.
DNOCS fez reposição de alevinos na lagoa

Saudações,
Jorge Nicolau Gonçalves
Biólogo Marinho 

12 comentários:

  1. o predador da piranha é o jacaré ai fica ruim...

    ResponderExcluir
  2. Cara pelo menos alguem ta tentando fazer alguma coisa e vc Jorge Nicolau Gonçalves fez o que pra ajudar? Fica na tua que é melhor e procura fazer alguma coisa. Prego...

    ResponderExcluir
  3. Afinal! Qual é a moral da história, se é pra exterminar com as piranhas o principal predador natural é o jacaré. Mas nesse caso os turistas as pessoas em geral passariam a ser exterminadas naturalmente ao adentrar na lagoa. Qual a finalidade? Preservar as piranhas? Tornar a lagoa um ponto turístico? Em qual sentido? A lagoa das piranhas, a lagoa dos jacarés, á lagoa para os turista? Bom, enquanto isso! Uma maravilha daquelas fica sem nenhuma serventia para o turismo ou, para nada. No próximo fim de ano véspera do Réveillon quando os pouquíssimos turistas estiverem "desembocando" em Parnaíba, alguém por gentileza ver se tem outra genial ideia ou, faz "outra propaganda" dessa que à situação turística atual de parnaíba agradece. Parnaíba, tem naturalmente um potencial turístico acima da media. Poucas cidades do mundo foi gentilmente gratificada com uma posição privilegiada com: O mar! Um rio! Lagoa entre dunas e uma ventilação exuberante tal qual essa cidade, qual? Parnaíba! Que pena até hoje nunca teve representantes à altura. O que eu acho é que os nossos representantes políticos deveriam fazer um grande favor para essa cidade. Fazer uma emenda para arrenda-la para outro pais nem que seja na área turística só assim essa cidade vai conseguir o lugar que lhe é de direito entre as maiores, entre as grandes cidades que existe no mundo. Parnaíba tem potencial para, só com o turismo levar o Piauí literalmente nas costas, será que existe alguém que me entendeu? Não estou perguntando se apoia minha ideia, mas, se entendeu. *** G7 ***

    ResponderExcluir
  4. Max Garibald, agora vc falou tudo, valeu

    ResponderExcluir
  5. O F. GOMES VAI FICAR CONHECIDO COMO O HOMEM QUE ACABOU COM A DIVERSÃO NA LAGOA DO PORTINHO! a final, ele ta do lado dos homens ou das piranhas????

    ResponderExcluir
  6. Esse é o grande problema de se emitir opinião sem conhecimento de causa.
    No caso de peixes, o principal predador das piranhas vem a ser o tucunaré, peixe que havia em abundância na lagoa e hoje não é mais encontrado.
    O tucunaré é um carnívoro por excelência, e não ataca humanos, portanto deveria ser reimplantado na lagoa.
    Achar que fazer alguma coisa ainda que errada, simplesmente por fazer, é uma das principais causas da Lagoa do Portinho estar como está hoje.
    Max, você está corretíssimo em sua avaliação quanto a questão do turismo e como já disse não precisa de jacaré não, você controla com peixe mesmo, o problema que ninguém está se tocando é que vai AUMENTAR a quantidade de piranhas e aí sim a situação vai ficar insustentável.
    Mais uma vez se está fazendo algo sem o devido cuidado, pis antes de se soltar os peixes se deveria fazer uma avaliação séria sobre a população das piranhas e aí sim estabelecer as quantidades de indivíduos de outras espécies a serem repovoados.
    Quanto ao anônimo que chama os outros de prego, deve ter algum interesse em que se continue fazendo as coisas erradas, porque a minha parte já estou fazendo em chamar a atenção para algo que pode piorar o quadro atual.

    Saudações,

    Jorge Nicolau Gonçalves

    ResponderExcluir
  7. meu povo isto tudo e o fernando querendo aparecer,o coreto e pegar todos os filiados da colonia de pescadores da regiao que passam de 2.000 filiados e cada um tera que pegar uma piranha,ve se na acaba,depois doa para populaçao carente.medida simples e pratica.

    ResponderExcluir
  8. Não desrespeitando sua opinião resposta Sr. Jorge. Mas o que importa nesse momento, não é qual o principal predador das piranhas para não tirar o foco principal da real questão: lagoa do portinho! É para ser uma das principais atrações turísticas de Parnaíba ou não. Com todo respeito ao meio ambiente, mas, essa questão de controle à biodiversidade da fauna e da flora no meu ponto de vista tem que se ter mais cuidado quando desenrolar tal procedimento para se evitar a "especulação de alguma forma indevida". Para que se evite também alguém que ache que é a total inteligencia na área e venha debater o que não é exatamente o que estar passando para a população e tirando do ponto em questão a sua autonomia, ponto turístico! Fica a comparação. Se a responsável por-a manutenção da rede elétrica fosse fazer um trabalho na rede justamente no dia e hora do jogo do Brasil na copa do mundo? Com certeza só um coordenador desprovido de inteligencia aprovaria tal procedimento. Então, na época em que os turistas estão chegando! Analise o ponto em questão, e tire se puder, uma resposta adequada para o momento e veja se esse setor estar sendo feliz no minimo em debater à questão em si. *** G7 ***

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!!! Me disseram que PHB era assim, não acreditava mas agora sei que é verdade, o pessoal do DNOCS, encheu a lagoa de alevinos para que as piranhas comecem e ficassem saciadas aí os turistas podiam banhar a vontade... e sobre os tucunarés? onde comprar? o dnocs não fornece, pois só falam nesse tucunaré e ninguém diz onde encontrar. G3

    ResponderExcluir
  10. Quem conhece um pouco das lagoas desta região com certeza conhece a lagoa do Bacuri, lá existem bastantem peixes, dentre eles o Tucunaré, Piranha, lá vc não ver, deveriam antes de pôr tantos alevinos no Portinho estudar como é a lagoa do Bacuri, não vai adiantar terem colocados tantos alevinos se as piranhas iram com certeza destroçar os mesmos, na lagoa do Bacuri não tem piranhas, faltou estudo, não é simplesmente colocando alevinos que a quantidade de pirnahas irá diminuir, é provável que aumente, infelizmente...

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...