22 de dez. de 2011

LEITOR: Trabalhador Fantasiado de Papai Noel pode ser qualificado como ‘trabalho escravo’

Em tempo de Natal, tudo parece felicidade e alegria. O espírito natalino ilumina o coração dos homens e o mais simples dos atos se enche de alegria e vira festa.
De fato é uma fantasia, uma idéia que se pretende passar enlaureando os incautos e encerrando objetivos escusos. Muita fantasia natalina vem e vai sem que os indivíduos envoltos tenham o mínimo de consciência do que ela representa. 
Podemos observas frentistas, balconistas e até garçons que lançam mão do apelo do uso do ‘gorro’ de Papai Noel para darem a seus atos uma conotação festiva, sem lhes acrescentar um espírito de paz e amor ao próximo e fé cristã.
Neste cenário mercadológico em que chegou o aniversário do nascimento de Jesus, uma nova figura foi acrescentada ao presépio, o entregador de água e gás. 
Conversando com um cidadão que desempenha essa função, descobri outra verdade maquiavélica e um desrespeito ao ser humano e as Leis Trabalhistas.
A fantasia de Papai Noel não é farda de emprego e pode ser para alguns, constrangedor vestir-se total ou parcialmente de qualquer fantasia. A prática ilegal passa incólume aos olhos da fiscalização trabalhistas. Por omissão ou cumplicidade não se tem noticias da ação da Delegacia do Trabalho ou do Ministério Público do Trabalho no sentido de evitar o que pode até vir a ser qualificado como ‘trabalho escravo’.
Ademais as autoridades de trânsito também deveriam se manifestar quando essa fantasia está na pessoa de um motoqueiro, atrapalhando-lhe os movimentos e podendo causar mais um acidente de trânsito para as já altas estatísticas.

Fica a dica. 


Edição Blog do Pessoa 

19 comentários:

  1. A terminologia está errada. Não se trata de "trabalho escravo", contudo, pode se configurar como condição humilhante de trabalho, ou seja, o trabalhador é exposto ao ridículo por ser obrigado a usar esse gorro estúpido.Imagino o tanto de pessoas que olham para o garçon, com a cara triste, e riem dele, por ser um papai noel forçado. É passível, inclusive, de danos morais.

    ResponderExcluir
  2. Devido a essa falta de respeito para com seus funcionarios, encontramos profissionais desmotivados e envergonhados com essa situação, deveria haver algum tipo de punição para o empresario que praticasse esse tipo de humilhação. Aos patroes que em epocas natalinas se sentirem sensibilidos com o espirito do natal, deveriam dar o exemplo e usar o gorrinho e sentir na pele como é passar o dia fantasiado.

    ResponderExcluir
  3. Bom, confesso que acho até bonitinho, mas.. como esta roupa deve ser bem quente e consequentemente atrapalhar que o rapaz faça o seu trabalho como se deve, penso que não deveria ser obrigatório, e que as empresas deixassem essa vestimenta para quem realmente está sendo pago para se passar por Papai noel, do contrário, que paguem um valor extra para o funcionário que quiser utiliza-la, pois no contrato do empregador certamente não deve estar incluido uma claúsula que seja obrigatório o empregado vertir- se de papai noel nas festividades de fim de ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu descordo. pois, são apenas 04 dias e eles estão fazendo uma boa ação e a cada pedido é entregue um brinquedo para cirança e que na minha casa meus filhos e meus sobrinhos fcaram muito felizes em ter o ganho o presente e ter recebido o Papai Noel em casa, qual o problema? eu acho é muito bonitinho e cadê o Epirito Natalino, PARABÉNS SEU VIRGILIO E VIGERLÊNIO.

    ResponderExcluir
  5. Pois na rua daqui de casa é uma gritaria as crianças adoram e ficam atrás deles correndo e gritando que o Papai Noel chegou e elel entregando presentes.
    FELIZ NATAL CARLSON!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você. Até que enfim alguem viu isso, pois trata-se de abuso de autoridade, ninguem é obrigado a se vestir de papai noel pra agradar o patrão, a não ser que tenha medo de perder o emprego.Mais como aqui tudo é possivel, fazer o que??? Pois patrão se acha dono do empregado,trata o coitado como escravo. mais de qualquer forma valeu...um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Isso é falta do que fazer, onde já se viu força funcionário a se fantasiar.
    só falta na pascoa forçar os cara a andar com os ovos de fora.!.

    ministério do trabalho aonde está vc?

    ResponderExcluir
  8. É ridiculo essa situação a roupa é muito quente e por baixo ainda se usa a farda, que é mais quente ainda

    ResponderExcluir
  9. num vejo nada demais em usar esse fardamento, até pq é o espirito natalino, de confraternização, etc... vcs devem ser um bando de frustrados, pois pelo menos uma vez no ano devemos ter esse sentimento de amor, por isso nada demais um usar um utensilio natalino!!

    ResponderExcluir
  10. esse anonimo de 23/12/2011 10:34h sera q se veste todo com a fantasia d papai noel pra trabalhar?ou é algum patrao q obriga seus funcionarios ao ridiculo? pq eu duvido muito q esses caras q trabalham entregando gas e agua estejam se fantasiando pq kerem....akela roupa é kente deve fazer um calor infernal e realmente sem contar q estao expostos ao ridiculo...eu msm quando vi sorri e disse coitado!um sol forte e akela roupa pra trabalhar durante o dia todo ninguem merece!e aos burros ai q fizeram comentarios dizendo q axam bonitinho....sim é lindo a fantasia,toda essa magia q encanta as criancas mas é lindo no kso de uma pessoa q veste por algumas horas durante a noite e se apresenta como exemplo la na praca do quadrilhodramo,ou alguem q adota uma cartinha de crianca e se veste d papai noel e vai entregar o presente isso é muito diferente de estar vestido o dia inteiro em um trabalho q n tem nada a ver com apresentacoes.tomara q patroes n obriguem isso aos funcionarios e desde ja UM ABENCOADO E FELIZ NATAL A TODOS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Sempre achei um absurdo os funcionários da liquigás de seu Vigerlênio Machado usarem estas fantasias, me lembro como hoje a vergonha que passou um rapaz todo caracterizado quando foi deixar um gás lá em casa e meados de natal do ano passado, era visivel a vergonha dele, mas como o patrão trata a pão e água seus funcionários, fazer o que?

    ResponderExcluir
  12. Quem acha que não é nada de mais, TIRE UMA HORA POR DIA E SAI COM UM ROUPA DESA DE PAPAI NOEL E VEJA COMO É QUENTE E DIFICULTA QUE TRABALHA LEVANTANDO PESO E DIRIGINDO!

    VAI FAZ O TESTE !!

    ResponderExcluir
  13. Eu sou cliente da liquigas desde quando começou.... E um trabalho admirável, perceptivel no rosto das crianças humildes!!!!! Parabéns a toda equipe liquigas que desenvolve um grande trabalho na nossa cidade de parnaiba....

    ResponderExcluir
  14. Vamos para de criticar,vamos elogiar essa grande criatividade da roupa e dos brinque que estamos recebendo ! Parabéns a toda equipe tropigas

    ResponderExcluir
  15. Meus dois filho, um de três anos e o outro de sete só fala nos papai Noel do gás há há há isso e maravilhoso amigo, vc ver uma criança sorrir e recebendo um abraço do entregador da água, gostei gostei gostei .gás e água neles,não pare por favor você e o cara meu.

    ResponderExcluir
  16. Sr.Virgílio e lindo o que Sr estar fazendo todas os anos na entrega do gás e da água,mais por que o sr. Não ver a roupa só dois dias? Obrigado .

    ResponderExcluir
  17. Pessoa deixe o papai Noel trabalhar ! Você a pouco dias atras fez um comentário da tropigas referente a um acidente de moto e gelou que a moto era da tropigas e não era eu vi foto que vc mesmo colocou era de outra firma ultra gás do sr onofre amigo, meu amigo sou seu fan mais vc estar batendo muito, por que ?????

    ResponderExcluir
  18. então pq os patroes não se vestem e vão entregar os presentes.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...