7 de dez. de 2011

Discurso feito pelo Deputado Paes Landim (PTB-PI), da tribuna da Câmara dos Deputados, sobre o falecimento do Antonio José de Moraes Souza

Deputado Federal Paes Landim (PTB-PI)

O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Dando continuidade às Comunicações Parlamentares, concedo a palavra ao Deputado Paes Landim, do PTB. S.Exa. dispõe de até 10 minutos.
            O SR. PAES LANDIM (Bloco/PTB-PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, está sendo sepultado hoje, no Cemitério da Igualdade em Parnaíba (PI), o ex - Deputado Federal e nosso colega Antonio José de Moraes Souza, que exerceu mandato nesta Casa de 2002 a 2006., após cumprir  05 (cinco) mandatos de Deputado Estadual no Estado do Piauí.
           Político, empresário e industrial, Moraes Souza foi presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário do Piauí e do Sindicato da Indústria Gráfica de Parnaíba, para em seguida exercer, por 28 anos, a presidência da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), de onde integrou os conselhos deliberativos do SEBRAE, SENAI e SESI, sendo eleito vice-presidente da Confederação Nacional de Indústria. .
            Pertencente a uma família tradicional da Parnaíba, seu tio José Moraes Correia foi o maior empreendedor do último grande momento de expansão da economia parnaibana, a Parnaíba de arrojados empreendedores que marcaram a história da economia do meu Estado, do século XIX até os anos 50 do século passado. José Moraes Correia foi seu último grande baluarte da indústria de exportação. Com ele trabalhou, à época, na firma Moraes Correia, o jovem e futuro–Ministro do Planejamento, João Paulo dos Reis Veloso.
            Além de ter ocupado a Presidência da Federação das Indústrias do Piauí, José Moraes Correia, sogro do saudoso ex-Senador e ex-Governador Chagas Rodrigues, chegou a ocupar a Presidência da Confederação Nacional da Indústria.
Ex-deputado federal Antonio José Moraes Souza (in memorian)
            Antônio José Moraes Souza vem dessa família. Político da Parnaíba, foi ainda Secretário de Indústria e Comércio do Estado do Piauí por duas ocasiões, durante o Governo  Freitas Neto e no primeiro mandato do Governo Mão Santa.
           Como Deputado Estadual era respeitado e querido por todos os seus colegas, independentemente de partido. Revelou sua extraordinária capacidade de articulação política ao comandar a campanha vitoriosa de seu irmão Mão Santa ao Governo do Estado em 1994. No decorrer desse Governo, era uma espécie de amortecedor das crises e dos problemas políticos inerentes ao exercício da chefia do executivo estadual. Por razões de saúde, Moraes Souza foi forçado a afastar-se prematuramente da vida política ao final do seu primeiro mandato de deputado federal.
          Recordo-me de que em 2006 estive no Hospital Oswaldo Cruz, onde ele estava internado e praticamente desenganado pelos médicos.. Mas havia nele uma inusitada força de vontade e obstinação em viver. Ele tinha um certo savoir-vivre. Era um homem alegre com a vida. Não se conformava com o seu destino de doente e talvez tenha  pago  um preço um pouco alto por isso. Deixa no Piauí o filho, Antonio José Moraes  Souza Filho, ex - Deputado Estadual e atual Vice-Governador do Estado, as filhas Ana Paula e Janete e como viúva, uma senhora respeitada e admirada por todos os parnaibanos, D. Mana Souza.  Sua nora, Juliana Falcão, é Deputada Estadual.
            Outrossim, rendo minhas homenagens e minha solidariedade aos seus irmãos, o ex - Senador Mão Santa e  Paulo de Tarso, e, por fim,  a toda a família Moraes Souza, de Parnaíba.
            Sr. Presidente, eu fiz minha incursão na política da Parnaíba  há cerca de 8 anos, pelas mãos do Prefeito José Hamilton. Parnaíba, por justificados motivos, é uma cidade muito orgulhosa de si própria, graças ao seu passado glorioso - até os anos 50, a cidade se comunicava mais com a Europa do que com o próprio Piauí. Por resta razão, eu costumo dizer isso, a cidade tem orgulho de ser bairrista. Mas quero dizer que apesar de me sentir um estranho no ninho na  história política e na sociedade parnaibana, eu nunca recebi da parte de Antonio José Moraes de Souza ou dos seus familiares, adversários dos meus correligionários na política local, qualquer demonstração de desconforto ou incômodo com a minha presença no cenário político daquele Município..
            Portanto, quero destacar nessa singela homenagem que faço a Antônio José Moraes Souza, sua grandeza de caráter, tão bem compartilhado por sua  senhora,  D. Mana Souza, que conheci e aprendi a admirar antes mesmo do meu primeiro mandato parlamentar, e a respeito de quem eu lamento que nos últimos tempos, no corre-corre das obrigações da vida política, eu não tenha ido visitá-la nas minhas andanças por Parnaíba.
           Quero assim manifestar a perda para o Estado do Piauí desse ilustre homem público, que poderia ter prestado mais serviços ao Estado não fora o seu estado de saúde precário, agravado, na minha opinião pessoal, por sua reconhecida e elegante teimosia em desrespeitar suas rigorosas prescrições médicas.
            Recordo-me com muita satisfação que pouco antes dele adoecer gravemente convidou-me, junto com seu irmão, o Senador Mão Santa, para uma visita ao Ministro Aldir Passarinho Junior, a fim de tratar de problema pertinente a um magistrado do meu Estado que fora, injustamente, afastado de suas funções de Desembargador, enquanto o STJ julgava uma leviana denúncia feita contra ele. Dei meu depoimento ao Ministro Aldir Passarinho de que se tratava de um homem correto, culto, de família tradicional, rica, homem bem-casado na vida, importante e incapaz de precisar de nada que materialmente pudesse aumentar seu patrimônio. Eu me referia ao pai da nora de Moraes Souza, D. Juliana Falcão, eleita Deputada Estadual pelo PMDB, no último pleito.
            Naquela ocasião, fiquei muito feliz porque, apesar de adversários locais em Parnaíba, ele deu-me a satisfação de convidar-me para dar meu depoimento sobre a figura desse eminente magistrado, inteligente, estudioso, um dos melhores Desembargadores da história do Estado do Piauí, porque poucos o superam na sua capacidade de raciocínio jurídico.
            Quero, portanto, Sr. Presidente, trazer minha solidariedade à família de Antônio José. Moraes Souza, nosso ex-colega, na pessoa de D. Mana Souza, repito novamente, minha admirável amiga, senhora distinta, a quem Parnaíba deve serviços sociais relevantes, mercê da sua vida simples ligada às pessoas mais sofridas daquela comunidade.
            Registro também que estiveram presentes ao seu sepultamento na sua Parnaíba, além de Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa do Piauí, o próprio Governador do Estado, que decretou luto oficial por 03 dias, gesto idêntico ao adotado pelo Prefeito de Parnaíba, José Hamilton,  uma homenagem mais do que merecida a  Antônio José de Moraes Souza..
Muito obrigado, Sr. Presidente.
            O SR. PRESIDENTE (Luiz Couto) - Muito obrigado, Deputado Paes Landim. 
Edição Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...