13 de dez. de 2011

Dia do Marinheiro


Almirante de Esquadra MOURA NETO 
                                                      
A data de 13 de dezembro foi instituída, em 1925, como o Dia do Marinheiro, homenageando o nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré e distinguindo-o como Patrono da Marinha do Brasil. Assim, reverenciamos, hoje, esse insigne brasileiro, que se dedicou a servir à Pátria com destemor, lealdade e ética, tornando-se um modelo para os homens e mulheres que compõem a Força. 
Nascido em 1807, na cidade de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul, começou a sua longeva carreira aos 15 anos, como voluntário da Armada, indo servir na Fragata "Niterói" e tomando parte na campanha pela consolidação da Independência. Em seguida, foi matriculado na Academia Imperial; porém, antes de concluir o curso, seguiu para combater na revolta conhecida como “Confederação do Equador”. Seu desempenho foi tão destacado que o Imperador promoveu-o ao posto de Segundo-Tenente, o que lhe facultou alcançar o oficialato. Posteriormente, participou da Guerra Cisplatina, onde se distinguiu, recebendo seu primeiro comando de navio aos 18 anos de idade. 
Atuou praticamente em todas as lutas daquela época: “Setembrada” (1831) e “Abrilada” (1832), ambas em Pernambuco; “Cabanagem”, no Pará (1835); “Guerra dos Farrapos”, no Rio Grande do Sul (1835 a 1845); “Sabinada”, na Bahia (1837); “Balaiada”, no Maranhão (1838 a 1841) e, já como Almirante, na fase inicial da Guerra da Tríplice Aliança. 
Capitania dos Portos do Piauí
Faleceu, no Rio de Janeiro, em 20 de março de 1897, deixando, em seu testamento, um último pedido, o qual resume bem o seu caráter e a sua postura de vida: 
Como homenagem à Marinha, minha dileta carreira, em que tive a fortuna de servir à minha Pátria e prestar alguns serviços à humanidade, peço que sobre a pedra que cobrir minha sepultura se escreva: Aqui jaz o velho marinheiro!” 
O contexto do momento é distinto. Os desafios são outros, mas o dignificante exemplo de Tamandaré permanece atual e continua a nos inspirar e incentivar para que encontremos soluções eficazes. 

Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis! 
Concito-os a continuarem participando ativamente, no sentido de lograrmos alcançar tudo aquilo que almejamos para a Marinha. A contribuição diuturna de todos é fundamental para seguirmos dando passos concretos à frente, no caminho que nos levará a um porvir digno e promissor. 
Parabéns e felicidades!  
  
                             JULIO SOARES DE MOURA NETO 
                                                      Almirante de Esquadra 
                                                      Comandante da Marinha 

Um comentário:

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...