21 de dez. de 2011

AMANHÃ (22) SERÃO INTRODUZIDOS 210 MIL ALEVINOS NA LAGOA DO PORTINHO


Na manhã desta quinta-feira (22) serão introduzidos 210 mil alevinos na Lagoa do Portinho como parte de ação reivindicada pelo vereador Fernando Gomes (PCdoB), visando o controle biológico da proliferação de piranhas naquele importante balneário.
Os alevinos a serem introduzidos serão: tilápia, tambaqui, curimatã, carpa, caramujo e camarão de água doce, por que a idéia é fornecer alimento às piranhas, mantendo a cadeia e predadores naturais para o controle da espécie.

Técnicos do DNOCS, IBAMA, UFPI, SEMAR e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participarão desta ação. A idéia é integrar as instituições visando a realização de  um monitoramento da qualidade ambiental da lagoa, pois a proliferação de piranhas é fruto do desequilíbrio.
“A piranha é um peixe que está em todos os nossos rios e, por conseqüência, nos nossos lagos que possuem ligação com eles. Este tipo de ocorrência se dá em função do desequilíbrio ambiental e pela ausência de predadores”, explica José Carvalho, Superintendente do DNOCS.
Vereador Fernando Gomes e José Carvalho, Superintendente do DNOCS
O Biólogo do DNOCS, César Herivelton, do Núcleo de Piscicultura Caldeirão de Piripiri, coordenará a ação. Com  a experiência exitosa de mesma atividade realizada no Açude do Bezerro, em José de Freitas, César afirma: “esta é uma primeira etapa, precedida de outros peixamentos, vamos controlar a população de piranhas da Lagoa do Portinho”.
Segundo Fernando Gomes, a placa fixada às margens da lagoa onde informa o risco do ataque de piranhas cumpriu seu papel ao orientar as pessoas. “É chegada a hora de rever a permanência dela (placa), com o controle biológico, acreditamos que cessarão os ataques, a exemplo do que aconteceu no açude do Bezerro”. 

Edição Blog do Pessoa 

9 comentários:

  1. meu camarada nao é so colocar os alevinos para controlar os ataques !!!
    tem q fazer um tanque rede ate que os alevinos fiquem de(10 á 15cm), ai sim solta-los, pois as piranhas não irão come-los !!!

    ResponderExcluir
  2. Rpz loucura por loucura, vamos imaginar que essas piranhas alimentadas vão crescer bastante e aumenta a necessidade de alimentos para se manter, aí vem o óbvio, animais, gente o que entrar elas traçam.
    Legal.
    Vamos ver a Lagoa cercadas de gente esperando o ataque das piranhas.
    Vai virar filme.

    ResponderExcluir
  3. Oh, povo chato! Tudo que se faz é criticado, até por quem nada entende de equilíbrio ecológico e assuntos correlatos! Melhor calar e esperar os resultados.

    ResponderExcluir
  4. E por que não deixar os pescadores pescar as bichAs, enquanto AINDA não estão com a barriga cheia de carne humana??? É melhor deixar se reproduzirem? VEM AÍ "PIRANHAS IV - THE WARM WATER". kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. é o poderoso do ibama, não entende nada de meio ambiente e sua equipe desqualificada.........e a contenção das dunas do portinho?EITA povinho despreparados....até um leigo no assunto sabe q não da certo........achamem profissionais da area, mas q são capazes..... NÃO como suas "amigas"

    ResponderExcluir
  6. Vão encher a lagoa de ração para as piranhas.

    ResponderExcluir
  7. Quem é o doido que vai se confiar que os alevinos vam alimentar essas piranhas. Vou convidar esse superintendente do DNOCS para dar um mergulho na lagoa.

    ResponderExcluir
  8. E as piranhas de fora da lagoa? O Mão Santa já dizia, o Portinho tem piranha dentro e fora da lagoa. Como é que a gente alimenta as piranhas de fora da lagoa?? As bichinhas também tem fome!
    Se reativarmos o aeroporto e o Porto de Luis Correia, vamos estar dando de comer às piranhas de fora da lagoa, alguém diga isso pro Fernando Gomes, pra ele incluir em sua plataforma política.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...