O Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG) firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com os três maiores fabricantes de refrigerante do Brasil - Coca-Cola, Ambev e Schincariol. O objetivo é reduzir os níveis de benzeno nos refrigerantes cítricos de baixa caloria. As empresas terão o prazo de cinco anos para para ter no máximo 5ppb (cinco partes por bilhão ou 5 microgramas por litro) da substância nas bebidas. Esse é o limite da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a água potável.
O benzeno, que pode desencadear doenças sanguíneas, é resultado da reação entre os ácidos benzóico e ascórbico. Este último é a vitamina C, que é adicionada nos refrigerantes cítricos. O benzeno se forma mais nos refrigerantes light e diet, uma vez que o açúcar inibe a formação da substância. De acordo com o Ministério Público, os fabricantes de refrigerante informaram que traços mínimos de benzeno também podem ser consequência da quantidade da substância pré-existente na água.
Em 2009, a Associação Consumidores Pro Teste detectou benzeno em sete amostras de diferentes marcas, o que fez o Ministério Público instaurar inquérito civil público para apurar o caso. O MPF acabou descobrindo que não há no Brasil nenhuma regulamentação estabelecendo os níveis máximos de benzeno em refrigerantes.
Coca-Cola, Ambev e Schincariol concentram 90% do mercado de refrigerantes no país. Um acordo com os três, segundo o procurador da República Fernando Martins, foi a melhor saída para a questão, evitando uma batalha judicial que poderia demorar anos.
mais informações!!
Isso aí já se sabe há muito tempo. A questão é que só se acredita em certas coisas, mesmo estando diante de nossos próprios olhos, quando sai oficialmente, ou seja, quando alguém tem coragem de tornar público e os meios de comunicação cuprem seu verdadeiro papel. É como os cânceres e outras doenças degenerativas que se geram também a partir de radiações emitidas por torres de telecomunicações, redes elétricas de muito alta tensão e outras fontes bem perto de nós, que relutam em dizer que não causam leucemia infantil e nem podem estar associadas ao alzheimer. Só daqui a séculos no futuro é que talves resolvam aceitar isso, pois onde há muito dinheiro vidas não significam nada. É até surpresa divulgarem isso no brasil envolvendo marcas famosas.
ResponderExcluirSendo assm tomem doly guaraná, o sabor brasileiro
ResponderExcluirTomem cajuina. Cajuina e mais natural.
ResponderExcluirQuando vou a Parnaiba so tomo cajuina.
Aproveitando o pessoal de biomedicina. Gastaria de saber, se a UFPI e UFMA vao realizar alguma pesquisa para detectar a razao de tanta gente que vive no povoado chamado Jiquiri(Araioses-MA) esta com cancer.
ResponderExcluirExiste vazamento radiotivo la? Ou mina de Uranio? Ou industria jogando quimicos na agua? Ou sera so coincidencia?
Os hopitais da parnaiba tem bastante dados das pessoas que vivem naquala parte do Maranhao, pois eles vem se tratar em Parnaiba.
Eu queria saber pq e impossivel ver tanta gente que vive num povoado sendo diagnosticado com cancer. Por exemplo, conhecia 3 pessoas da mesma familia que tem cancer ( um delas morreu, ela tinha so 30 anos), sem fala que um jovem de 21 anos teve seu penis amputado devido o carcinoma que ele tem.
Isso ta muito estranho.
O que e cancer?
Cancer tem cura?
O que podemos fazer para evitar?
???????????????
????????????
????????
??????
????
??
?
" Porque sim" nao e resposta.
Com certeza é estranho, anonimo de 15:24, se existe tanta incidência como relatado no comentário. É motivo de uma fiscalização ou mesmo uma pesquisa. A natureza não pode ser tão cruel assim. Mas não esqueça que estamos numa parte do Brasil, onde você tem que se virar e se munir de todos os apetrechos necessários para arrancar certas pessoas de suas confortáveis cadeiras e salas com ar condicionado. É mais fácil algum Instituto lá dos cafundós perceber algo errado por aqui do que esses órgãos dorminhocos que só têm falácias.
ResponderExcluirA melhor alternativa é tomar um bom suco de uva,caju, ou cajuína.São deliciosos e nutritivos.
ResponderExcluirPor isso que eu só tomo cerveja, com um camarão ou peixe, nun tem melhor coisa.
ResponderExcluir