11 de nov. de 2011

IPHAN faz descoberta histórica durante restauração da Casa Grande


Descoberta de poço dentro da Casa Grande
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciou nesta sexta-feira (11) a descoberta de um poço dentro da Casa Grande onde morou Simplício Dias da Silva, em Parnaíba. Situada na Avenida Presidente Vargas, Centro, a casa é um monumento tombado nas esferas municipal, estadual e federal.

Segundo o técnico do IPHAN, Antônio Oliveira, a descoberta do poço representa um achado histórico de grande importância cultural. Com oito metros de profundidade, o poço será conservado e circundado com uma vidraça, com objetivo de se tornar um local de visitação turística.

Casa Grande é patrimônio histórico nacional
(Fotos: Estely Teles)
As obras de restauração tiveram início ainda em fevereiro de 2010 e devem prosseguir até meados do próximo ano. Até o momento, foram restaurados o telhado, o piso de madeira, além de portas e janelas, que receberam reforço. A parte elétrica e hidráulica também foi reformada.

Após o término das obras, a Casa Grande deve se tornar um centro cultura, onde funcionarão um restaurante, uma biblioteca, um arquivo público e a sede do IPHAN em Parnaíba. 

Jornal da Parnaíba Com informações de Estely Teles

18 comentários:

  1. Cadê a noticia do dia 10/11/2011 onde uma senhora pegou um mototax de Parnaíba pra ilha e ao chegar la o dito tentou estupra-la e o mesmo está no primeiro destrito.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esse poço foi o que deu origem aquela antiga lenda,que essa casa tinha ligação subterrânea com a Igreja Matriz e o Porto das Barcas.

    ResponderExcluir
  3. Desculpem-me pela ignorância, mas não consigo ver nada de importante em um poço antigo de 8 metros de profundidade em uma casa tombada pelo IPHAN! Para mim é apenas um poço desativado!

    ResponderExcluir
  4. Essa lenda de ligação subterrânea é fake. rsrsrs Esse poço parece que era mesmo para retirar água.

    ResponderExcluir
  5. TBEM NAO VEJO NOVIDADES QTO A ESTE POÇO QUE SEMPRE EXISTIU ALI,E O MESMO HA SECULOS ATRAS DEVERIA SER ESCOAMENTO DE MERDA DO SIMPLIÇÃO,EITA POVO BESTA QUE NAO TEM REPORTAGEM NADA INTERESSANTE PRA SE LER.

    ResponderExcluir
  6. Interessante. De vez em quando é bom fugir de notícias ruins e viajar na história. É bom para o ser humano.

    ResponderExcluir
  7. Se andar pelo bairro São José só o que verá são poços.

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus!!! Eu impressionda cm tanta ignorância.

    ResponderExcluir
  9. Qualquer dia desse vão descobrir petróleo naquele canal do taboleiro, próximo a um curtume... kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Não da certo fazer um restaurante neste local pois com apenas um descuido podemos perde um patrimônio inestimado

    ResponderExcluir
  11. Várias casas aqui no centro há poços.

    ResponderExcluir
  12. Sinto vergonha com os comentários de certas pessoas que não sabem o que é cultura, história, memória, preservação do patrimônio histórico e cultural de uma cidade. São indigentes culturais completos, analfabetos funcionais, indivíduos cuja ignorância é total, salvo se o assunto for futebol, cachaça e mulheres vadias. Eu queria ser burro assim meia hora para saber o gosto que tem.

    ResponderExcluir
  13. hooo vantagem... só aqui mesmo grande coisa um poco lkkkkkkkkkkkkkk era bem p o simplicio se esconder covarde kkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Que povo pobre esse de Parnaíba, faz gracinhas até com o patrimônio histórico.

    ResponderExcluir
  15. Parnaíba está cheia de poços, ou melhor, poças. E em toda rua... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Concerteza é algo interessante, poços ate tem, mas dentro de casa isso é novidade. Bando de ignorante esse povim de parnaíba.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...