O encontro iniciou com a dinâmica de compromisso com o “Meu Ambiente” onde cada participante apresentou como interligar o ambiente com a educação e em seguida ecoaram as seguintes palavras de ordem: “Educação de Qualidade”.
“Sentir o outro com o objetivo de integrar e tirar as amarras do egoísmo nos tornando únicos na defesa socioambiental faz com que passemos a nós sentirmos parte do mundo”, revelou a coordenadora de Educação Ambiental do Tartarugas do Delta, Francinalda Rocha.
Ao realizar um mergulho sobre os quatro elementos da natureza: terra, água, solo e ar os professores do município de Ilha Grande passaram a se sensibilizar para perceber a natureza utilizando os órgãos do sentido. “Esses elementos na modernidade passam despercebidos pela pressa de viver o cotidiano”, disse Werlanne.
Em seguida, as técnicas do Tartarugas do Delta, Edlayne Santana, Jordana Brito e Maryfrances Castro mostraram o comportamento reprodutivo e não reprodutivo das tartarugas marinhas falando da identificação do rastro, o motivo da procura da praia durante a noite e a volta para reproduzir no mesmo local que nasceram, os passos de preparação para postura dos ovos e como estes animais atuam no papel de sentinelas ambientais. Vídeos também foram usados para facilitar o entendimento.
“O interesse dos professores foi valioso para o aprendizado que se deu pela curiosidade e apresentação do que já observaram no seu cotidiano”, falou Werlanne Santana.
Na parte da tarde foram repassados princípios necessários para realização de uma aula de campo e como direcionar o olhar e os outros órgãos do sentido. “Afloramos suas percepções com a condução de uma pessoa sem visão e inversão de papéis, descobrimos os tipos de cheiros, objetos que eram postos em suas mãos. As atividades serviram como integradoras, aprendizagem e direcionamento do sentido para o que está a sua volta” explicou Francinalda.
Apresentações de imagens para direcionar o olhar e verificar os efeitos que a tecnologia está causando rapidamente à humanidade. Questionamentos para resolução de problemas desta natureza foram postos para a produção de respostas por parte dos professores.
Professores participantes e técnicos do Tartarugas do Delta avaliaram o encontro como ótimo, pois segundo eles, proporcionou compartilhar experiências, aprendizado, participação, assinalado no formulário preenchido pelos discentes.
Edição: Proparnaiba.com
vou te contar viu .tanta gente morrendo de fome e cede e doente na periferia e nos interiores e ninguem se mobiliza pra ajudar.agora pra ajudar peixe boi e tartaruga ta ai um monte de bom coraçao .pessoas dispostas alegres todos unidos!por q sera hein?
ResponderExcluirmais fotos para serem enviadas para a petrobras eita povinho ainda bem que estas ongs estão com o fim contado tomara que entre um ministro de responsa e acabe com essa mamata
ResponderExcluireste progeto é muito importante,mais o que mais gostei foi vê estas foto e reencontra uma pessoa maravilhosa,assim é o valdeci um amigo,esta pessoa gente da gente....
ResponderExcluirNooossa esta q esta segurando a maquina e lindaaaa D ++++++++....... msn juniorphb_22@hotmail.com
ResponderExcluirhummmm!!! O rango ali parece que está gostoso. Deu até pra ver uma das iguarias servidas... Sopa de tartaruga verde... Hummmmmm, que delícia!!!!!
ResponderExcluircarlson, agora a pouco estava no samu, quando chegou uma ambulância do samu com uma senhora atropelada, pois ja tinha ido ao heda e lá não tinha um médico cirurgião para atende-la e lá ficou no samu, isto é um descasso, onde esta este novo diretor que falou que tudo ia se arrumar, estamos esperando,´só espero que este arrumado não começe tarde de mais.
ResponderExcluir