8 de out. de 2011
Planalto manda cortar ponto de grevistas do Banco do Brasil e da Caixa
O governo decidiu aproveitar as primeiras greves da Era Dilma Rousseff para fixar um padrão de relacionamento com os funcionários que optam por cruzar os braços.
Por ordem do Planalto, repassada ao Ministério da Fazenda, as direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal cortarão o ponto dos seus grevistas.
A mesma providência já havia sido adotada em relação aos funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, vinculada ao Ministério das Comunicações.
Neste sábado (8), a greve dos bancários completa 12 dias. A paralisação dos Correios entra no 25o dia.
Nos dois casos, os trabalhadores são representados por entidades vinculadas à CUT, braço sindical do PT, o partido de Dilma.
A despeito disso, Dilma mandou dizer que os gestores de bancos e empresas do governo devem se portar como administradores públicos, não como sincalistas.
Representadas pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), as casas bancárias ofereceram reajuste de 8%.
A Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo financeiro) reivindica 12,85%. A negociação foi interrompida. Nesta sexta (7), segundo a entidade, 8.951 agências estavam fechadas.
Os Correios chegaram a firmar um acordo com a Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telegráfos e Similares).
Deu-se numa audiência de conciliação do TST. Porém, o acerto foi desautorizado pelos trabalhadores em assembléias realizadas nos Estados.
Nesta sexta, tentou-se repactuar o entendimento, de novo sob mediação do TST. Dessa vez, desautorizada por seus representados, a Fentect refugou o acordo.
Em nota veiculada na internet, a federação atribuiu o dissenso à insistência do governo em cortar o ponto dos grevistas.
Na folha salarial de setembro, foram passados na lâmina seis dos 25 dias parados. Os negociadores dos Correios concordaram em devolver o dinheiro. Porém...
Porém, ficara combinado que o corte seria feito a partir de janeiro de 2012, em parcelas. E os outros dias parados seriam compensados com horas extras.
Diante do fracasso das duas tentativas de acordo, o TST agendou para a próxima terça (11) o julgamento do dissídio da categoria postal.
A Fenaban receava que os bancos públicos, diferentemente dos privados, fossem pagar os dias parados dos seus grevistas. Foi informada de que isso não vai acontecer.
Em 2007, assediado por greves de servidores públicos, Lula chegou a declarar que greve sem corte do ponto vira férias.
Sob Dilma, o governo emite sinais de que está determinado a levar às últimas consequências as palavras do ex-sindicalista e fundador da CUT.
Fonte: josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
parabens apressidente Dilma por manter a onder pois os fucionarios não estava respetando lei 7.783 de 28 de junho de 1989 pode fazer greve mais a lei garante 30% de fucionamento para casos ensenciais o qual não estava respeitando pau que dá em chico da em francisco aqui em parnaiba ater ogerente estava em casa os piões que trabalha nos caixas sim. mais adimitração não não pode para então não são chefe.fugindo do assunto queria elogiar parabenizar todos que trabalha no detra de parnaiba fui fazer uma transferencia de veiculo no 07 fui adendido muito bem senhor mesquita me explicou como deveria ser o prosedimento para ressumindo cheguei lar 10h as 11:30 já estava com a transferecia em mãos sem atravessador sem propina parabens pesoal do detra de parnaiba!!!
ResponderExcluiresse Anonimo não sabe nada sobre o direito de greve dos bancários, o serviço essencial dos bancos é a compensação de cheques e essa nao está parada, e não fale que os trabalhadores são peões, talvez vc nao possa ter esse direito de greve deve ser trabalhador privado, outra coisa qualquer pessoa hoje não precisa ficar mais indo em banco, pode fazer tudo pela internet, so os quebrados que procuram uma agencia bancaria.
ResponderExcluirVejam só, durante os oito anos de lula nada de greve.foi só Dilma tentar moralizar o comportamento dos PTs coameçaraam as greves. Sidicatos pelegos, vendidos. Fora com sindicato pelego.
ResponderExcluiresse cara que apóia a dilma deve ser algum frustado que já tentou ser bancário e não conseguiu, só consegue emprego arranjado por politicos, olha lá se consegue. vai estudar pra aprender pelo menos a escrever seu IDIOTA.
ResponderExcluirRESPOSTA AO ANONIMODO DIA 08 DAS 23:33 E DO DIA 09 11:47 VEJA BEM EU NÃO SOU ESPECIALISTA EM LEI TRABALISTA MAIS VOCES DOIS JUNTOS DOIS PEÔES QUE NÃO ENTEDEM DE NADA PRIMEIRO VCS SE MOSTRAM NÃO ESTÁ NEM AI PARA OS POBRES DOENTES QUE RECEBE SEUS BENEVICIO EM FOLHA DO INSS: SEGUNDO EU JÁ SOU APOSSENTADO GANHO 2.500 REAIS NUNCA TIVE PRETENÇÃO EM TRABALHAR NESSES BIROUS QUE HOJE JÁ NÃO TEM NENHUMA MORAL POIS QUALQUER PESSOA SABE OPERAR UM CAIXA DE PAGAMENTO VEJA OS SUPERMECADOS TEM QUE SER ESPECIALISTA!!!!! VOCES PERDERO UMA BOA CHANCE DE FICAR CALADO: TERCEIRO EU NÃO APOI NINGUEM SÓ APARTIDARIO BRIGA DE PATRÃO E EMPREGADOS. NÓS CLIENTES NÃO TEMOS NADA AVER COM ISSO E VOCES PEÕS VÃO ENVELHECER SENDO PEÕS. AGORA CHUPA ESSA MANGA AI( MEU CURRICULO ELETROTECNICA ANTIGO PREMEM, COMADOS ELETRICOS SENAI ELETRICIDADE PREDIAL,ELETRICIDADE DE AUTOMOVEIS,MECANICA DE MOTORES A ALCOOL E GASOLINA, GESTEÃO EMPRESARIAL, NOÇÕES BASICA DE SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO E DOENÇAS INFECTO COTAGIOSA, TODAS AQUI EM PARNAIBA-PI)TEM MAIS (INFOMATICA CURSO FEITO NA PHILIS DO BRASIL-SP MECATRONICA-SP ROBOTICA-SP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO-SP ELEITO AGENTE DA CIPA. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTE ELEITO FUNCIONARIO PADRÃO 2000 E 2001PELA TELEFONICA SP) E VCS VEJA BEM A DILMA DEU UM SALARIO MINIMO DE 620,00 CORRESPONDE 13%, PARA NOS QUE RECEBE ACIMA DO MINIMO ELA VETOR SÓ DEU A INFRAÇÃO QUE FICARA ENTORNO DE 5 A 6% COMPREENDEIRO OU QUEREM MAIS EXPLICAÇÕES/ AGORA O QUE EU NÃO CONCORDO DEIXA MILHARES DE PESSOAS QUE DEPENDE DESSE BENEFICIO DEIXA PARA RECEBER SEU PROVENTOS SÓ DEPOIS TERMINAR UMA BRIGA DE PATRÕES E PEOÊS DAREI MINHA VIDA PARA NÃO PASSAR FOME! SE SOI GORVERNO SOI CONTRA HASTA LA VISTA MUCHACHO.
ResponderExcluirdurante 8 anos não houve greve (lula), todo ano há greve seu doente por PT
ResponderExcluir