O futebol descalço
Essa aqui vai matar de saudades o pessoal da Guarita, principalmente o Tenente Rui Fontenele, o Gilvan do BNB, o Elói, o Doutor, e o Zé da Princesa.
O Copeças F. Clube, formado pelo pessoal da antiga casa de peças do mesmo nome, que ficava na Guarita, entrou para a história do futebol parnaibano ao formar um grande time, figurando entre os "cobras" da época, como o Flamengo do Tachinha, o Ajax do Deusimar, O Pró-Álcool, o Litorâneo do Riba, o Jardim Esperança do João Porquinho, O Juventus dos irmãos Ary, Jair, Nego Edy e Ares, o Olímpico do Nourival e o Palmeiras do Chagas. O Campo da Mercedes era pequeno para assistir aos memoráveis embates entre os quase 80 times que disputavam o Campeonato Suburbano e o Torneio Carlos Antônio, promovido pelo Prentice Medeiros de Albuquerque. Todos os dias ficávamos de ouvidos colados no rádio para escutar a "resenha" do Murilo Ferreira e saber quem seria o próximo adversário e o campo onde iríamos jogar. O Copeças era comandado pelo Gonçalo e era presidido pelo desportista cearense, Seu Azinha, falecido em 2007. O Copeças deixou saudades e muitos fans e acabou junto com o campo da Mercedes, quando Machado oficial de justiça solicitou a interdição do campo devido às boladas em seu telhado. Morria ali um pedaço da vida e dos sonhos de muitos adolescentes e marmanjos que não perdiam um sabado e um domingo sequer para assistir aos grandes jogos realizados no Maracanã do Subúrbio, que era o Campo da Mercedes. Ganhamos o último torneio Carlos Antônio em 1989 e este escritor, que era o camisa 5, volante corredor e driblador, recebeu das mãos do Mão Santa aquele lindo troféu.
Copeças - da esquerda para a direita:
Em pé: Paulo da Copeças, Maranhão mecânico, Zezinho, Doutor, Zé da Princesa, Totonho, Gilvan e Elói.
Agachados: Zezinho, Tadeu, Fifí, Rui e Álvaro
Por Álvaro Braga
Edição Blog do Pessoa
Velhos tempos q ñ voltam mais, e como diz a matéria, naquela época tanto tinha torcedores assim como axpectadores, e era tudo na paz, bem lembrado a insatisfação do Machado, q Deus o tenha.
ResponderExcluirSensacional a lembrança dessa época em que éramos felizes e não suspeitávamos.
ResponderExcluirParabens ao colunista e ao blog por iniciar o resgate histórico do nosso futebol suburbano.
Casé.
estou maravilhosamente feliz em ver esta foto tão antiga o meu pai é zé da princesa ele tem esta foto aki em casa muito bom sempre relembrar as estrelas que ficaram no passado . um abraço.
ResponderExcluirSR BLOGUEIRO ABRA UM ESPAÇO PARA PESSOAS QUE QUEIRAM COLOCAR FOTOS COMO ESSA ANTIGA FAZ AGENTE VOLTAR NO PASSADO E ISSO E BOM DE MAIS TEM MUITO TIME AINDA QUE NAQUELE TEMPO FAZIA GOSTO ASSISTIR FUTEBOL NO CAMPOS DAS MERCEDES EU SAIA DE CASA CERCA DAS 13:00 HORAS TIMES COMO O LITORÂNEO, BARÃO, COMPEÇAS,AJAX,BOTAFOGO E OUTROS ISSO E CULTURA E VOLTAR NO TEMPO BOM VALEU.
ResponderExcluirCARACAS MEU Q SAUDADE EU TINHA MEUS QUATOZE ANOS E LEMBRO MUITO DA GALERA AI DOUTOR,ALVARO O GILVAN,ELÓI ETC... REALMENTE ESSE TIME FEZ HISTORIA.VOU MANDAR UMA DO CANARINHO FUTEBOL CLUB DO NOSSO AMIGO CABRITINHO CAMPEÃO DE 85.
ResponderExcluir