10 de out. de 2011

ARCO DO CORVÃO: Um Paraíso desconhecido próximo a Parnaíba

Um paraíso natural, em meio a grutas e montanhas, ambiente ideal para aventureiros e amantes da natureza ainda é desconhecido. O local é conhecido como “Arco do Corvão” e fica situado no povoado Lagoa do Barro, zona rural de Caxingó. 

As grandes rochas existentes no local mostram as inúmeras escritas rupestres deixadas por homens que habitaram a região a milhares ou milhões de anos. Não se sabe ao certo a data em que foram escritas as pinturas, apenas que o local esconde segredos dos primeiros habitantes que viveram na terra.

A região não é desbravada como outros lugares onde há escrituras rupestres desta natureza como o Parque Nacional de Sete Cidades em Piracuruca e o parque nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato. Muitos não conhecem ou nunca ouviram falar da Serra do Morcego como também é conhecido este tesouro escondido.

São mais de 2 km de trilhas nas rochas, escaladas de mais de 60 metros e muitas cavernas escuras. Não há informações se já houve um estudo detalhado das escrituras rupestres, mas comenta-se que muitos pesquisadores, professores, biólogos e historiadores já passaram pelo local que se torna encantador pela sua beleza exuberante.

CONFIRA FOTOS INÉDITAS DO LOCAL:






Por Gil Rodrigues
Edição Blog do Pessoa 

3 comentários:

  1. São pinturas belíssimas, eu já tive o prazer de vê-las bem de pertinho. O povo da região não valoriza tais desenhos, chegam até fazer piada quanto os mesmos. Outro fator que faz com quem os moradores dos povoados vizinhos as pinturas não explorem mais o local é que além de não saberem da importância que tais pinturas tem pra nossa história, pois esses são agricultores analfabetos, também não se arriscam serem comido por uma onça. As pinturas ficam situadas numa mata muito fechada, onde existem muitos animais nocivos ao Homem, inclusive onças famintas. Parabéns Gilmar pela matéria...

    ResponderExcluir
  2. Já fui! realmente é muito bonito e cheio de onças também!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...