5 de set. de 2011

Turismo internacional em Parnaíba – Para onde vamos?


“O  aeroporto está pronto e sendo melhorado a cada dia! mesmo para que?”

Com as construções dos aeroportos de Barreirinhas,  no Maranhão e o de  Cruzes,   próximo  à praia de Jericoacoara no Ceará, a cidade de Parnaíba começa a perder importância dentro do destino turístico regional que envolve os lençóis Maranhenses, o litoral oeste do Ceará,  onde estão localizadas as cidades de Camocim e Jijoca de Jericoacoara e o nosso magnífico Delta do rio Parnaíba.
No projeto original de desenvolvimento turístico  dessa grande região foi firmado um convênio entre os estado do Piauí, Ceará e Maranhão criando uma agência comum com sede em Parnaíba com o objetivo de criar condições regionais para o desenvolvimento do turístico integrado.  Sendo  o aeroporto de internacional de Parnaíba, o equipamento central,  aonde chegariam os grandes aviões internacionais e de onde os turistas  partiriam  em aeronaves menores, ônibus e/ou automóveis para os pontos turísticos como, o Delta do Rio Parnaíba, os Lençóis Maranhenses e as Praias do litoral do Ceará.
A única ação concreta realizada através parceria interestadual foram os 10 voos da Air Italy oriundos de Verona, Itália para Parnaíba realizados no período   de dezembro de 2006 a fevereiro de  2007. O aeroporto de Parnaíba para atender essa demanda teve a sua pista ampliada para 2.500 metros,  estando agora em condições de operar com aeronaves do tipo Boeing 767-300 que tem capacidade para transportar 300 passageiros e carga. Entretanto, aquele aeroporto  se encontra com sua capacidade subutilizada com movimento de pequenos taxis aéreos e   aeronaves particulares.
A grande preocupação do momento é que a empresa operadora do aeroporto, a INFRAERO que passa por sensíveis mudanças,  já tendo inclusive  por determinação do Governo Federal,  acionado processos de privatização de alguns dos seus grandes aeroportos, passe a olhar com uma visão mais crítica para os investimentos que estão sendo feitos no aeroporto de Parnaíba, vale lembrar que o mesmo se encontra inserido na rede INFRAERO através de um convênio firmado com o governo do Estado do Piauí que deverá vencer no final deste ano.
Sem voos internacionais e sem ações concretas dos governantes do Estado do Piauí que possam viabilizar no momento pelos menos voos regulares entre Parnaíba e  as capitais Teresina, Fortaleza e São Luiz o aeroporto de Parnaíba fica a mercê da própria sorte, diante do cenário atual em que  os aeroportos brasileiros vivem um verdadeiro, “BOOM”, com um aumento de passageiros e de aeronaves, cujas demandas impõem investimentos em tempo recorde, com vista também na preparação para a Copa do Mundo de 2014.
                                    “O movimento de passageiros nos aeroportos brasileiros totalizou 85,99 milhões de embarques e desembarques no primeiro semestre de 2011, mais 19,7% ou mais 14,17 milhões que há um ano, com crescimentos de 19,9% ou 12,8 milhões em voos domésticos e de 18,1% ou 1,34 milhões em voos internacionais.

O movimento em voos domésticos totalizou 77,2 milhões de embarques e desembarques, o que equivale a 89,8% do total de passageiros, ligeiramente acima do mesmo período do ano passado, em que representou 89,6%. Em voos internacionais foram 8,79 milhões de embarques e desembarques.

Números que chamam a atenção (comparação entre o primeiro semestre de 2010 e o mesmo período em 2011):

+ 928 mil passageiros/as transitaram no aeroporto de Confins (MG);

Quase 1,1 milhão de novos passageiros/as fizeram o mesmo em Campinas (SP);

O Galeão, por sua vez, teve 1,3 milhões a mais de passageiros/as;

E Guarulhos (SP) 1,88 milhões de novos passageiros/as”.  Segundo a INFRAERO.

                             Na opinião do empresário Augusto Lage, diretor presidente da Delta Pi Air Service  Ltda, empresa especializada no atendimento de aeronaves com serviço de rampa e segurança aeroportuária,  a primeira a se instalar no  aeroporto desde 2005. Disse “Se o aeroporto de Jericoacoara for realmente concluído, podem esquecer o aeroporto de Parnaíba. A falta de vôos em Parnaíba é prova de incompetência do Governo do Estado do Piauí”.

“O  aeroporto de Parnaíba está pronto e sendo melhorado a cada dia! mesmo para que?”.   Esta é a pergunta é feita quase todos os dias por aqueles que desejam ver o aeroporto de Parnaíba funcionando a todo vapor. Os representantes do Governo do Estado do Piauí, de vez enquanto vão   na grande imprensa,   falar de vôos que nunca chegam.  A situação de Parnaíba é tão lamentável que comparada com a cidade de Juazeiro do Norte no Ceará,  que tem como opção turística somente  a imagem do Padre Cícero,  teve nos últimos anos um crescimento populacional e econômico   de fazer inveja, mas falando em termo vôos regulares dispõe  no momento de quatro linhas aéreas, operando diariamente para vários destinos no Brasil. Sendo o preço  com passagens até  de R$ 119,00 no trecho Juazeiro Fortaleza. Isto é só exemplo, entretanto, existem   outras dezenas de cidades  semelhante à Parnaíba que cresceram pela força do turismo. Vejamos o exemplo nesta matéria publicada em um jornal cearense.
“Juazeiro do Norte ganha operação de novos voos
Com tarifa de R$ 119,00, a Passaredo Linhas Aéreas vai acirrar, a partir de 22 de setembro, a concorrência na venda de passagens aéreas entre Juazeiro do Norte e Fortaleza. A notícia foi dada em primeira mão pelo vice-prefeito de Juazeiro...
Com tarifa de R$ 119,00, a Passaredo Linhas Aéreas vai acirrar, a partir de 22 de setembro, a concorrência na venda de passagens aéreas entre Juazeiro do Norte e Fortaleza. A notícia foi dada em primeira mão pelo vice-prefeito de Juazeiro, Roberto Celestino, à diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), durante reunião realizada na sede do SENAI/CE, no Cariri.

Conforme Celestino, a iniciativa partiu do próprio município, que buscou parcerias com várias companhias aéreas em São Paulo para incrementar o fluxo de voos ao Cariri. "Nossa intenção é ter várias linhas ligando Juazeiro diretamente a São Paulo, pois nossa economia tem demanda para isso", afirma.

Segundo ele, a partir do dia 22 de setembro, a companhia disponibilizará diariamente três horários de voos entre Juazeiro e a Capital cearense, nos horários de 6h, 17h e 23h. "A tarifa de lançamento é extremamente competitiva. A passagem custará R$ 119,00. Espero que incomode as demais companhias", frisou o vice prefeito, que também pleiteia voos para São Paulo com as empresas Avianca e a Azul Linhas Aéreas.”  Diário do Nordeste
diariodonordeste.globo.com


Ao meu ver, falta vontade política e compromisso com o desenvolvimento da Parnaíba e de sua grande  região de interação  sócio-econômica e cultural.

Por: José Luiz de Carvalho
- jornalista -

7 comentários:

  1. Sou universitário do curso de Turismo na UFPI e todos nós sabemos o quanto o aeroporto é importante pra nós. É através dele que Parnaíba pode se desenvolver. E os governantes nada fazem. É triste, é uma vergonha, é um descaso até com o próprio universitário que tanto estuda para lutar pelo turismo em Parnaíba e os políticos num tão nem aí pra nada.
    Triste, lamentável.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil deve dar atenção especial a esta área, pois cidades turísticas estão perdendo milhões por ter aeroporto, mas não ter voos. Isso mostra como as cia aéreas estão preocupadas única e exclusivamente com lucro.
    Nos EUA, por exemplo, vc pode ir pra qualquer cidade do país que tenha aeroporto de uma maneira rápida e eficiente. Não é à toa que são quem são. O Brasil precisa aprender com eles, aprender com quem está ganhando...
    A propósito, o texto contem alguns erros de concordância e uma linguagem confusa.

    ResponderExcluir
  3. SABEM AQUELE VELHO DITADO DE FUTEBOL QUE DIZ "QUEM NAO FAZ,LEVA"?E ISSO QUE ESTA ACONTECENDO COM O AEROPORTO DE PARNAIBA; FOI MODERNIZADO E NUNCA USADO.RESULTADO;ESTA SENDO DEIXADO DE LADO E SENDO SUPLANTADO POR SEUS VIZINHOS DO LADO E SABEM DE QUEM E A CULPA? DO POLITICO SAFADO!!! E NOS E QUE ESTAMOS LASCADOS!!! JESUS LIMA

    ResponderExcluir
  4. Materia bem feita, gostei, mas tudo isso pelo descaso dos nossos governantes ja sabem falar na imprensa e mentire, ja falaram tanto desse aeroporto inclusivel que vinham mais de 50 voos provinente da Italia, infelismente nossos governantes so sabem mentir na midia, tou achando que esse aeroporto é igual a ZPE e o porto de luiz correia , qaundo chega perto das eleições o negocio começa a pegar fogo nos falamos agora tudo vai pra frente mas tudo é falácia mentira.

    ResponderExcluir
  5. Sem industrialização em Parnaíba; sem serviços modernos como bancos, produção turística; polo de saúde; educação de qualidade - do jardim de infância à universidade, ninguém desembarcará nessas terras. Aeroporto é sim porta de entrada, é vetor de atração de pessoas. Mas sem investimento urbano e logística, o referido terminal continuará às moscas.

    ResponderExcluir
  6. Caro sr. Jose Luiz,

    note que atirar pedra é facil. Porque nao comentou na materia aquilo que o sr fez quando era responsavel pelo aeroporto, se é que algum dia foi? Alias , o que era mesmo que o sr. fazia lá?
    Ou sera que o sr esta com dor de cotovelo porque perdeu as eleiçoes?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns José Luiz de Carvalho, isso sim é jornalismo. O aeroporto daqui só serve para o governador e deputados falarem em seus discursos que está sendo melhorado. É para que??
    Falta marketing competente...se faz o aeroporto, tem que criar condições favoráveis para o funcionamento do mesmo, porque pegar dinheiro do governo federal e fazer reformas...qualquer um faz!!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...